O que significam os números que batizam os carros da BMW?

O padrão atual do batismo dos carros da BMW foi estabelecido nos anos 1970, embora tenha sofrido pequenas alterações com a evolução dos carros da marca

lanterna do bmw 330i azul
A escolha dos números têm uma lógica bem estabelecida (Fotos: BMW | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 16/11/2021 às 11h37
Atualizado em 17/11/2021 às 15h39

Os carros da BMW são facilmente reconhecíveis pelas suas características próprias, especialmente a grade de duplo rim. Mas outro fator marcante sobre os carros da marca alemã é que eles são batizados com uma combinação alfanumérica: 320i, um 530d, um 745e, um X5, um Z4 e até um iX. Não são escolhas aleatórias. Mas você sabe o que os números da BMW significam?

A tradição é antiga. Todos os modelos BMW anteriores à guerra receberam a nomenclatura 300 – a designação 100 era atribuída aos motores de aeronaves e os 200 referentes às motocicletas. Mas, nos anos 60, as coisas ficaram muito confusas com carros como o 3200 CS, o 507, 2002 e até mesmo o Isetta.

VEJA TAMBÉM:

A nova estrutura de números da BMW foi estabelecida nos anos 70. O primeiro modelo foi o 520i: ‘5’ indicava que este era um Série 5, o ’20’ significava um motor de 2.0 litros e o ‘i’ significava injeção de gasolina.

Um sistema semelhante é realizado hoje, com o primeiro número indicando o segmento e a série do modelo. Os números pares normalmente significam veículos esportivos e cupês, embora haja exceções como o 2 Series Active Tourer, que foi chamado assim para passar a sensação de pertencer a uma categoria superior.

Como a BMW passou a adotar motores de menor deslocamento com turbo, os números seguintes à classe perderam a função de indicar a capacidade cúbica do motor. Hoje, eles indicam o desempenho do motor em quilowatts (kW), ou seu “deslocamento virtual”. Um veículo com o número 45, como o 745e, tem um desempenho entre 300 e 350 kW.

A BMW lançou um podcast (em inglês) onde conta essa história:

A última parte do nome do modelo inclui uma letra minúscula que representa a tecnologia da unidade. Os carros movidos a gasolina (veículos de injeção) têm um i, e os motores a diesel têm um d. Um “e” no nome do modelo significa que é um híbrido plug-in.

Os veículos com tração nas quatro rodas têm xDrive em seu nome. sDrive significa tração dianteira ou traseira, mas só é referido nos modelos X e Z.

Carros elétricos da BMW

A submarca BMW i (“i” de inovação) está sendo constantemente expandida com modelos totalmente elétricos. Além do BMW i3, o BMW i8 e o BMW iX3, o BMW iX e o BMW i4 agora completam a linha . As designações de série e conceito não serão diferentes dos modelos BMW mencionados acima. O BMW i4 também pode ser rapidamente identificado como um modelo de médio porte esportivo e voltado para o design.

Logicamente, a designação para o tipo de motor foi removida dos veículos movidos a baterias e foi substituída pelo título de submarca i. Eles seguem o sistema de nomenclatura do modelo X e Z. Mas é claro que as regras sempre têm suas exceções: o BMW iX é o carro-chefe dos veículos elétricos produzidos pela BMW, e é por isso que não traz nenhuma designação de série em seu nome.

Esportivos BMW M

Os carros BMW M são os esportivos da marca. As três cores do logotipo têm um significado (contamos essa história aqui). Os veículos de série, mas com um desempenho apimentado tem a letra colocada antes da nomenclatura tradicional, como o M340i.

Nos modelos X e Z, o M vem antes do nome do modelo e depois do nome do veículo, como o X5 M50i.

Os veículos de alto desempenho BMW M, como o BMW M2 ou o BMW X5 M, também são diferentes em termos de nomenclatura. Esses modelos não têm o nome do modelo ou informações sobre desempenho, tecnologia de acionamento ou variações de acionamento. O foco desses carros é o M.

Para os veículos X e Z, o M vem após o nome. Para outros modelos, a submarca e o segmento formam o nome, como BMW X4 M ou BMW M4.

O ABC e o 123 dos nomes dos carros BMW

Aqui está uma visão geral de outros códigos que a BMW usa para nomear seus modelos ou que foram usados ​​no passado:

  • Ci (antigo) – na época em que ainda não existia distinção entre sedans e coupés usando números pares e ímpares, o BMW 323 Ci (1999/2000), por exemplo, poderia se referir tanto ao coupé quanto à variante conversível do BMW 3 séries.
  • Compacto (antigo) – designação para a geração menor de três portas do BMW Série 3.
  • Competição (atual) – Os modelos BMW M com designs ainda mais esportivos têm “competição” adicionada ao seu nome.
  • CS (atual) – em algum momento significava Coupé Sport, mas evoluiu com o tempo para Competition Sport, que são as versões ultradesportivas de um modelo BMW M.
  • CSL (atual) – baseado no código CS, significa “Coupé Sport Leichtbau” (Leichtbau = Leve), apresentando tecnologia leve otimizada.
  • e (antigo) – na década de 1980, a BMW lançou o 325e / 525e. O e significava a letra grega eta e representava uma versão otimizada para torque e RPM (➜ Leia mais: Torque em carros ). A BMW agora usa e para seus PHEVs.
  • GT (atual) – abreviação de Gran Turismo. GT indica um modelo hatchback, por exemplo, o BMW Série 6 Gran Turismo.
  • L (atual) – os carros com L têm uma distância entre eixos mais longa, o que significa um passeio mais suave na parte de trás.
  • ti / tii (atual) – esta combinação de letras foi adicionada ao BMW 02. O ti significa Turismo Internazionale, enquanto tii é Turismo Internationale Iniezione, que literalmente traduzido do italiano significa Touring International Injection. A versão mais recente é o BMW 128ti.

BMW 330i 2020 M SPORT | Esqueça os SUVs e se divirta com o sedã alemão

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
dayz 31 de janeiro de 2024

isso nao esta no dayz

Avatar
André Felipe Senz Moraes 8 de outubro de 2022

O que significa o “a” nas bmw ? Por exemplo 320ia ??

Avatar
Eduardo Miura 13 de abril de 2022

Muito interessante esta matéria. Pode esclarecer o que querem dizer as versões de carros, como por exemplo o Honda City LX, EX, EXL?

Avatar
oto furlan 16 de novembro de 2021

e no caso da nomenclatura IS em modelos como por exemplo 325is? significa sport?

Avatar
Juca Bala 20 de novembro de 2021

No caso o S significa stupido…

Avatar
Hh 20 de novembro de 2021

Gay

Avatar
Sir.Alves 29 de março de 2022

Amigo pelo que sei, ”IS” é era uma versão especial da ”I” para somente Portugal e Itália, sob pretexto de tributação de acordo com a cilindrada do motor.

Avatar
Deixe um comentário