O que significam os números que batizam os carros da BMW?

O padrão atual do batismo dos carros da BMW foi estabelecido nos anos 1970, embora tenha sofrido pequenas alterações com a evolução dos carros da marca

lanterna do bmw 330i azul
A escolha dos números têm uma lógica bem estabelecida (Fotos: BMW | Divulgação)
Por AutoPapo
16 de novembro de 2021 11:37

Os carros da BMW são facilmente reconhecíveis pelas suas características próprias, especialmente a grade de duplo rim. Mas outro fator marcante sobre os carros da marca alemã é que eles são batizados com uma combinação alfanumérica: 320i, um 530d, um 745e, um X5, um Z4 e até um iX. Não são escolhas aleatórias. Mas você sabe o que os números da BMW significam?

A tradição é antiga. Todos os modelos BMW anteriores à guerra receberam a nomenclatura 300 – a designação 100 era atribuída aos motores de aeronaves e os 200 referentes às motocicletas. Mas, nos anos 60, as coisas ficaram muito confusas com carros como o 3200 CS, o 507, 2002 e até mesmo o Isetta.

VEJA TAMBÉM:

A nova estrutura de números da BMW foi estabelecida nos anos 70. O primeiro modelo foi o 520i: ‘5’ indicava que este era um Série 5, o ’20’ significava um motor de 2.0 litros e o ‘i’ significava injeção de gasolina.

Um sistema semelhante é realizado hoje, com o primeiro número indicando o segmento e a série do modelo. Os números pares normalmente significam veículos esportivos e cupês, embora haja exceções como o 2 Series Active Tourer, que foi chamado assim para passar a sensação de pertencer a uma categoria superior.

Como a BMW passou a adotar motores de menor deslocamento com turbo, os números seguintes à classe perderam a função de indicar a capacidade cúbica do motor. Hoje, eles indicam o desempenho do motor em quilowatts (kW), ou seu “deslocamento virtual”. Um veículo com o número 45, como o 745e, tem um desempenho entre 300 e 350 kW.

A BMW lançou um podcast (em inglês) onde conta essa história:

A última parte do nome do modelo inclui uma letra minúscula que representa a tecnologia da unidade. Os carros movidos a gasolina (veículos de injeção) têm um i, e os motores a diesel têm um d. Um “e” no nome do modelo significa que é um híbrido plug-in.

Os veículos com tração nas quatro rodas têm xDrive em seu nome. sDrive significa tração dianteira ou traseira, mas só é referido nos modelos X e Z.

Carros elétricos da BMW

A submarca BMW i (“i” de inovação) está sendo constantemente expandida com modelos totalmente elétricos. Além do BMW i3, o BMW i8 e o BMW iX3, o BMW iX e o BMW i4 agora completam a linha . As designações de série e conceito não serão diferentes dos modelos BMW mencionados acima. O BMW i4 também pode ser rapidamente identificado como um modelo de médio porte esportivo e voltado para o design.

Logicamente, a designação para o tipo de motor foi removida dos veículos movidos a baterias e foi substituída pelo título de submarca i. Eles seguem o sistema de nomenclatura do modelo X e Z. Mas é claro que as regras sempre têm suas exceções: o BMW iX é o carro-chefe dos veículos elétricos produzidos pela BMW, e é por isso que não traz nenhuma designação de série em seu nome.

Esportivos BMW M

Os carros BMW M são os esportivos da marca. As três cores do logotipo têm um significado (contamos essa história aqui). Os veículos de série, mas com um desempenho apimentado tem a letra colocada antes da nomenclatura tradicional, como o M340i.

Nos modelos X e Z, o M vem antes do nome do modelo e depois do nome do veículo, como o X5 M50i.

Os veículos de alto desempenho BMW M, como o BMW M2 ou o BMW X5 M, também são diferentes em termos de nomenclatura. Esses modelos não têm o nome do modelo ou informações sobre desempenho, tecnologia de acionamento ou variações de acionamento. O foco desses carros é o M.

Para os veículos X e Z, o M vem após o nome. Para outros modelos, a submarca e o segmento formam o nome, como BMW X4 M ou BMW M4.

O ABC e o 123 dos nomes dos carros BMW

Aqui está uma visão geral de outros códigos que a BMW usa para nomear seus modelos ou que foram usados ​​no passado:

  • Ci (antigo) – na época em que ainda não existia distinção entre sedans e coupés usando números pares e ímpares, o BMW 323 Ci (1999/2000), por exemplo, poderia se referir tanto ao coupé quanto à variante conversível do BMW 3 séries.
  • Compacto (antigo) – designação para a geração menor de três portas do BMW Série 3.
  • Competição (atual) – Os modelos BMW M com designs ainda mais esportivos têm “competição” adicionada ao seu nome.
  • CS (atual) – em algum momento significava Coupé Sport, mas evoluiu com o tempo para Competition Sport, que são as versões ultradesportivas de um modelo BMW M.
  • CSL (atual) – baseado no código CS, significa “Coupé Sport Leichtbau” (Leichtbau = Leve), apresentando tecnologia leve otimizada.
  • e (antigo) – na década de 1980, a BMW lançou o 325e / 525e. O e significava a letra grega eta e representava uma versão otimizada para torque e RPM (➜ Leia mais: Torque em carros ). A BMW agora usa e para seus PHEVs.
  • GT (atual) – abreviação de Gran Turismo. GT indica um modelo hatchback, por exemplo, o BMW Série 6 Gran Turismo.
  • L (atual) – os carros com L têm uma distância entre eixos mais longa, o que significa um passeio mais suave na parte de trás.
  • ti / tii (atual) – esta combinação de letras foi adicionada ao BMW 02. O ti significa Turismo Internazionale, enquanto tii é Turismo Internationale Iniezione, que literalmente traduzido do italiano significa Touring International Injection. A versão mais recente é o BMW 128ti.

BMW 330i 2020 M SPORT | Esqueça os SUVs e se divirta com o sedã alemão

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
oto furlan 16 de novembro de 2021

e no caso da nomenclatura IS em modelos como por exemplo 325is? significa sport?

Avatar
Juca Bala 20 de novembro de 2021

No caso o S significa stupido…

Avatar
Hh 20 de novembro de 2021

Gay

Avatar
Deixe um comentário