Marcas de carros alteram seus símbolos em prevenção ao Covid19

Para frear a pandemia, vale tudo: até as montadoras estão fazendo a parte delas, usando logotipos para destacar a importância do isolamento social

Por AutoPapo 01/04/20 às 17h00

A pandemia causada pelo coronavírus está causando efeitos impensáveis no mundo. Um deles está se manifestando na indústria automobilística: marcas de carros estão alterando seus símbolos como medida de conscientização. A ideia é utilizar o logotipo para destacar a importância do isolamento social e reduzir o contágio. Até o momento, cinco fabricantes já adotaram essa medida. Confira no listão quais foram elas!

VEJA TAMBÉM:

1. Volkswagen distanciou suas iniciais

simbolos de marcas de carros covid19 vw

Recentemente, a Volkswagen havia feito uma sutil alteração em seu logotipo: a letra W passou a não encostar mais no círculo, com o objetivo de aumentar a legibilidade. Porém, o fabricante já voltou atrás e, pelo menos por enquanto, afastou ao máximo suas duas iniciais, fazendo com que ambas toquem novamente o círculo.

Assista ao vídeo da campanha da Volkswagen de prevenção à pandemia:

O que chama a atenção nessas mudanças em tão pouco tempo é que a Volkswagen é uma das marcas de carros que menos alteraram seus símbolos ao longo da história. Pelo menos no caso da última alteração, trata-se de uma medida mais do que válida, em nome do bem-estar coletivo.

2. Audi separou as argolas de seu logotipo

simbolos de marcas de carros covid19 audi

Eis um emblema que está intimamente ligado à história da indústria automobilística alemã. As argolas entrelaçadas foram adotadas em 1932, quando quatro fabricantes do país, Horch, Wanderer, DKW e a própria Audi se uniram, formando a Auto Union. Cada uma delas, contudo, continuou com uma linha própria de veículos.

Porém, após várias reviravoltas no mercado, começando pela Segunda Guerra Mundial, a Auto Union acabou sendo vendida para o Grupo Volkswagen em 1964. Este, por sua vez, acabou mantendo apenas a marca Audi. E neste, ano, afastou cada uma das argolas do logotipo, também em referência ao isolamento social. Ou seja, os símbolos das duas principais marcas de carro da multinacional estão sendo usadas para prevenir a pandemia.

3. Mercedes-Benz isolou sua estrela dentro do círculo

simbolos de marcas de carros covid19 mercedes

Mais uma das marcas de carros alemãs a utilizar seus símbolos em prol da prevenção ao Covid19 é a Mercedes-Benz. A tradicional estrela de três pontas simboliza o domínio sobre a terra, a água e o ar. É que, no início do século XX, a empresa fabricava motores para aviões e navios, além de veículos automotores.

Tradicionalmente, as pontas da estrela encostam em um anel externo. Agora, isso não mais acontece: o astro de três extremidades ficou isolado dentro do círculo. Desse modo, além da expertise da empresa na produção de motores, o emblema também destaca a importância de não manter contato enquanto durar a pandemia.

4. Hyundai não mostra mais aperto de mãos

simbolos de marcas de carros covid19 hyundai

Talvez você não saiba, mas o símbolo da Hyundai é mais do que apenas uma letra H estilizada. Além disso, ela representa duas pessoas de perfil cumprimentando-se com um aperto de mãos. Nada mais sugestivo para um negócio de compra de automóvel, certo?

Pois a Hyundai foi radical na mudança de seu logotipo: como o aperto de mãos é um dos vetores de transmissão mais perigosos para o coronavírus, toda a parte central do emblema foi tampada. Sobrou apenas o aro oval externo preenchido com um paralelogramo. Essa peça foi mostrada no instagram da empresa. Pode até ter dificultado a identificação da maior entre as marcas coreanas de carros, mas certamente destacou a importância do combate ao Covid19, para a qual é útil até o uso de símbolos industriais.

5. Chevrons do símbolo da Citroën foram afastados

simbolos de marcas de carros covid19 citroen

O logotipo da marca francesa é uma referência a uma invenção engenhosa: um tipo de engrenagem criada pelo fundador, André Citroën. Bi-helicoidais, elas permitiam que moedores industriais de farinha trabalhassem com menor esforço axial. O emblema, chamado de duplo Chevron, é composto justamente pela estilização dos dentes desse mecanismo.

Na campanha de uma concessionária, pelo instagram, os dois Chevrons da Citroën foram afastados, como forma de destacar o papel do isolamento social na luta contra o coronavírus. Um exemplo simples, mas bem claro de como os símbolos das marcas de carros podem ganhar sentido além do comercial.

Imagens: Divulgação

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário