Lexus RX 450h e NX 300h apresentam novidades na linha 2021

Confira preços e o que muda nos utilitários esportivos da marca; promessa é de mais tecnologia e dispositivos de segurança

lexus rx 450h 2021 visto de lado
SUVs da Lexus partem de R$ 299.990 (Foto: Lexus | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 25/01/2021 às 16h19

A Lexus do Brasil anuncia a chegada da linha 2021 de seus SUVs RX 450h e NX 300h. Os veículos já estão disponíveis em toda a rede de concessionárias da fabricante.

A marca traz novidades em segurança e tecnologia, sendo comum o Lane Trace Assist (LTA), que auxilia o motorista caso o veículo avance sem seta para outra faixa, e o alerta sonoro e visual para uso dos cintos traseiros.

LEIA MAIS

O RX 450h 2021 também contará com o sensor de pressão dos pneus. O NX 300h, por sua vez, será equipado com o Assistente de Estacionamento Ativo da marca (ICS).

Preços dos SUVs da Lexus 2021

Modelo Versão Valor
RX 450h F-Sport R$ 454.990
RX 450h Luxury R$ 445.990
NX 300h F-Sport R$ 354.990
NX 300h Luxury R$ 320.990
NX 300h Dynamic R$ 299.990

Lexus RX 450h

Disponível em duas versões, Luxury, com 7 lugares, e F-Sport, o RX 450h 2021 conta com o sistema Lexus Hybrid Drive, que combina um motor a gasolina de ciclo Atkinson com outros dois elétricos.

A configuração utilizada é um motor seis cilindros em V, de 3.5L com potência de 262cv a 6.000 rpm e torque de 34,2 kgfm a 4.200 giros, e dois elétricos – um dianteiro de 167cv e torque de 33,5 kgfm, e outro traseiro de 68cv e 14,2 kgfm de torque -, que, combinados ao propulsor a combustão, rendem 313cv de potência total e oferecem economia de combustível, desempenho na medida e baixo nível de emissões para um veículo desse porte.

Já a dirigibilidade do SUV conta com uma central de controle do sistema híbrido. A bateria de níquel-hidreto metálico está estrategicamente instalada embaixo do assento traseiro, o que garante mais espaço no porta-malas.

O RX 450h conta com transmissão Hybrid Transaxle. Esse tipo de transmissão proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.

traseira do rx 450h 2021
RX 450h possui câmera de ré na versão F-Sport e câmera 360º na configuração Luxury

O RX 450h ainda vem equipado com o sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno.

Interior

Na parte interna do Lexus RX 450h na versão Luxury, os bancos do motorista e do passageiro dispõem de regulagem elétrica para 14 posições e memória para até três perfis. Já na versão F-Sport, ambos os bancos contam com 10 posições de ajustes e memória para também até três perfis apenas para o motorista.

No computador de bordo, com tela TFT colorida de 4,2”, o motorista conta com informações de consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, informações de áudio, entre outras.

Composto por sete alto-falantes, quatro tweeters e um subwoofer, o sistema multimídia da Lexus é compatível com CD, DVD player, Bluetooth, TV digital, espelhamento de celulares com Android Auto, Apple CarPlay, isso reunido numa tela LCD sensível ao toque de 12,3” polegadas.

Segurança

No quesito segurança, o RX 450h conta com:

  • 10 airbags;
  • controle de tração e estabilidade;
  • assistente de partida em rampas;
  • sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
  • sistema ISOFIX para fixação de assento infantil;
  • dispositivo de alerta em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo; e
  • câmera de ré para o RX 450h versão F-Sport e câmera 360º para a versão Luxury.

Lexus NX 300h

Disponível nas versões Dynamic, Luxury e F-Sport, o NX 300h 2021 da Lexus chega com assistente de estacionamento ativo (ICS), Sistema de Saída de Faixa (LTA) e alertas sonoro e visual para o uso dos cintos traseiros.

Além disso, o NX 300h combina dois motores – um a gasolina de 2.5L de quatro cilindros 16V e um elétrico síncrono de ímã permanente que propicia melhor relação peso/potência e maior eficiência. O motor a combustão tem potência de 155cv a 5.700 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4.400 giros. O elétrico gera, isoladamente, 143cv de potência e torque de 27,53 kgfm. Juntos, os dois motores resultam em potência combinada de 200cv.

O utilitário dispõe de sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno.

Todas as versões contam também com os modos de condução Normal; Eco, para priorizar a economia de combustível; Sport, para uma condução mais esportiva e ágil; e EV, sem consumo de combustível e sem emissão de poluentes. Na versão F-Sport, o modelo acrescenta o modo SPORT+, com configuração que transmite maior sensação de dirigibilidade esportiva.

grade do lexus nx 300h 2021

Interior

O NX 300h possui tela de LCD para o sistema multimídia com 10,3’’ para as versões Luxury e F-Sport e 8’’ para a Dynamic. O sistema multimídia é compatível com TV digital (nas versões Luxury e F-Sport), rádio AM/FM, DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA, sistema Bluetooth® com microfone e amplificador, além de Android Auto e Apple CarPlay.

A câmera de ré com linhas guias segue na versão Luxury enquanto a F-Sport tem câmera 360°.

As três versões ainda contemplam sistema de ar-condicionado dual zone digital, Smart Entry System e acionamento do motor por meio do Start Button. Nas versões Luxury e F-Sport, o motorista conta ainda com a tecnologia hands free para abertura do porta-malas, que funciona por meio de sensores que detectam o movimento das mãos.

Desde a versão Dynamic, o retrovisor interno é eletrocrômico e os espelhos externos contam com regulagem elétrica, rebatimento automático, sistema de aquecimento e indicadores de direção. As funções antiofuscante e tilt down estão disponíveis nas versões Luxury e F-Sport.

O banco do motorista dispõe de regulagem elétrica para 10 posições e oito para o passageiro da frente. Na segurança, o NX 300h conta com oito airbags, controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampas. Completam o pacote os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema ISOFIX para fixação de assento infantil, além de câmera de ré que pode variar de configuração conforme o modelo.

lexus nx 300h 2021
Nas versões Luxury e F-Sport do NX 300h, o motorista conta ainda com a tecnologia hands free para abertura do porta-malas

Os dois SUVs da Lexus oferecem os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Segurança nos SUVs da Lexus

O RX 450h e o NX 300h possuem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores. São elas:

  • Sistema de Saída de Faixa (LTA): novidade na linha 2021, o sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.
  • Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).
  • Farol Alto Automático (AHB): sistema composto por uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente, alternando entre alto e baixo para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária.
  • Blind Spot Monitor: monitor de ponto cego que identifica veículos que estão fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.
  • Rear Cross Traffic Alert: dispositivo que emite aviso sonoro, informando o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo.
  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): utiliza laser, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h) de acordo com o tráfego.

Cores

As cores externas disponíveis para o RX 450h são: Cinza Titânio, Cinza Mercúrio, Preto Grafite, Vermelho Coral e Azul Royal. As cores exclusivas da versão F-Sport são: Branco Super Nova e Azul Olímpio, enquanto a Luxury tem as cores exclusivas Branco Sônico e Marrom Âmbar.

Internamente, as opções de cores para a versão F-Sport são: Preto F-Sport; Preto com Branco F-Sport e Granada F-Sport. Para a versão Luxury: Preto, Caramelo e Bege.

Para o NX 300h as cores externas são: Branco Sônico, Preto Grafite, Cinza Mercúrio, Cinza Titânio, Prata Platinum, Vermelho Coral, Marrom Âmbar e Azul Meteoro. As cores Azul Olímpio e Laranja Lava são exclusivas para a versão F-Sport.

Nas partes internas as cores são: preta (Dynamic), bege, preta e caramelo (Luxury) e branca com preto, preta ou granada com preto (na versão F-Sport).

Foto: Lexus | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário