Toyota Etios saiu de linha: vendas seguem só até abril

Modelo já está fora de linha em outros países: Toyota utilizará estrutura da fábrica de Sorocaba (SP) para produzir o Corolla Cross

Por AutoPapo 02/03/21 às 18h41
toyota etios 2019 6
Morte do modelo foi mais que anunciada (foto: Toyota | Divulgação)

Atualmente, está em alta o chamado negacionismo: são pessoas que, mesmo sem qualquer embasamento técnico, refutam dados científicos, vacinas e até o formato esférico do planeta Terra. No mundo automotivo, essa turma também existe. Alguns proprietários, por exemplo, duvidam que os próprios veículos serão descontinuados. Se você é um deles, prepare-se para levar um choque, pois a Toyota acaba de confirmar que o Etios praticamente saiu de linha.

VEJA TAMBÉM: 

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, o Toyota Etios seguirá à venda somente até o mês de abril de 2021: assim, tecnicamente, o modelo ainda não saiu de linha, mas está com os dias contados. Isso vale tanto para a configuração hatch quanto para o Sedan.

Até lá, o modelo seguirá, inclusive, sendo exportado para outros países da América do Sul, como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. A Toyota informa que manterá os serviços de garantia para toda a gama Etios, como as revisões periódicas, o que é de praxe nesse tipo de situação.

No comunicado, a Toyota afirma que tal “decisão foi tomada em função da introdução de um novo modelo, que será comercializado em breve no mercado nacional, o que fará com que seja necessário um ajuste no volume de produção da fábrica de Sorocaba (SP).”

toyota etios 2021 prata em fundo branco
Hatch e  Sedan estão com os dias contados

Embora a Toyota não especifique qual será esse novo modelo, trata-se do Corolla Cross: é um SUV médio que chegará ao mercado neste ano para concorrer com o Jeep Compass. Cabe esclarecer ainda que o Corolla sedã seguirá em produção e conviverá com o “irmão mais novo”.

Toyota Etios já saiu de linha em outros países

O AutoPapo vem advertindo há meses que o compacto da marca japonesa estava na “tábua da beirada”. Sempre que o assunto vinha à tona, porém, aparecia algum comentarista para duvidar da informação. Mas o caso é que o destino do Etios estava traçado há meses. Vale lembrar que o modelo já saiu de linha em outros países e a Toyota descartou, em nível global, o desenvolvimento de uma nova geração.

Desse modo, de agora em diante, o veículo mais acessível da Toyota no Brasil passará a ser o Yaris. Desde 2012, a Toyota já produziu cerca de 620 mil unidades do Etios no Brasil, nas configurações hatch e Sedan. Do total, cerca de 180 mil destinaram-se à exportação.

Nós avisamos: Toyota Etios não emplaca 2022. Assista ao vídeo!

SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Comentarista 1 de abril de 2021

⚠️
Por mim pode sair de linha todos os carros.
Carro só dá trabalho e preocupação. Melhor viajar só de Uber.

Avatar
Alex de França 4 de março de 2021

Qualidade tem, porém, também tem que ter um desenho bonito e nisso a Toyota vacilou muito ! Penso até que foi proposital !

Avatar
LEUSVAL JACINTO DA SILVA FILHO 2 de março de 2021

Tenho um etios sedan 2016, excelente carro em todos quesitos, inclusive preço, é uma pena parar a fabricação, dei esse carro para meu filho e fui comprar outro, aí, não existe etios, parti para o yaris sedan, caríssimo, desisti, não sei o que comprar

Avatar
OpalaSemCaneco 2 de março de 2021

Até hj eu n entendi o pq de falarem q o etios é feio

Avatar
Rodrigo 3 de março de 2021

Claro que gosto é algo pessoal e subjetivo, mas já vai (muito) tarde !!! O sedan e a finada geração do Versa foram os automóveis com o pior design nas últimas décadas na produção nacional. Vários veículos dos anos 80 e 90 (estamos falando em 30-40 anos atrás) tem desenhos mais atraentes…
O Etios sedan me lembra um Fiat Prêmio, um Lada Laika, um Corcel 4 ptas, até mesmo uma VW “Zé do caixão/saboneteira) … É feio de doer!!!
Infelizmente, para mim (lembro que gosto é pessoal), nem a boa mecânica ameniza o estrago que a Toyota fez por esse carro em termos da falta absoluta design…

Avatar
Eugênio 2 de março de 2021

É uma pena! Carro excelente, boa mecânico e com um preço razoável. Agora, vai ficar mais dificil ter um Toyota.

Avatar
Deixe um comentário