Toyota Etios saiu de linha: vendas seguem só até abril

Modelo já está fora de linha em outros países: Toyota utilizará estrutura da fábrica de Sorocaba (SP) para produzir o Corolla Cross

toyota etios 2019 6
Morte do modelo foi mais que anunciada (foto: Toyota | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 02/03/2021 às 18h41
Atualizado em 03/03/2021 às 20h29

Atualmente, está em alta o chamado negacionismo: são pessoas que, mesmo sem qualquer embasamento técnico, refutam dados científicos, vacinas e até o formato esférico do planeta Terra. No mundo automotivo, essa turma também existe. Alguns proprietários, por exemplo, duvidam que os próprios veículos serão descontinuados. Se você é um deles, prepare-se para levar um choque, pois a Toyota acaba de confirmar que o Etios praticamente saiu de linha.

VEJA TAMBÉM: 

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, o Toyota Etios seguirá à venda somente até o mês de abril de 2021: assim, tecnicamente, o modelo ainda não saiu de linha, mas está com os dias contados. Isso vale tanto para a configuração hatch quanto para o Sedan.

Até lá, o modelo seguirá, inclusive, sendo exportado para outros países da América do Sul, como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. A Toyota informa que manterá os serviços de garantia para toda a gama Etios, como as revisões periódicas, o que é de praxe nesse tipo de situação.

No comunicado, a Toyota afirma que tal “decisão foi tomada em função da introdução de um novo modelo, que será comercializado em breve no mercado nacional, o que fará com que seja necessário um ajuste no volume de produção da fábrica de Sorocaba (SP).”

toyota etios 2021 prata em fundo branco
Hatch e  Sedan estão com os dias contados

Embora a Toyota não especifique qual será esse novo modelo, trata-se do Corolla Cross: é um SUV médio que chegará ao mercado neste ano para concorrer com o Jeep Compass. Cabe esclarecer ainda que o Corolla sedã seguirá em produção e conviverá com o “irmão mais novo”.

Toyota Etios já saiu de linha em outros países

O AutoPapo vem advertindo há meses que o compacto da marca japonesa estava na “tábua da beirada”. Sempre que o assunto vinha à tona, porém, aparecia algum comentarista para duvidar da informação. Mas o caso é que o destino do Etios estava traçado há meses. Vale lembrar que o modelo já saiu de linha em outros países e a Toyota descartou, em nível global, o desenvolvimento de uma nova geração.

Desse modo, de agora em diante, o veículo mais acessível da Toyota no Brasil passará a ser o Yaris. Desde 2012, a Toyota já produziu cerca de 620 mil unidades do Etios no Brasil, nas configurações hatch e Sedan. Do total, cerca de 180 mil destinaram-se à exportação.

Nós avisamos: Toyota Etios não emplaca 2022. Assista ao vídeo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo 13 de julho de 2021

Piada. Conseguiram meter discursinho de militante de esquerda “dono da ciência” em matéria sobre carros. É muita doença mental mesmo desses jornalistas.

Avatar
Comentarista 1 de abril de 2021

⚠️
Por mim pode sair de linha todos os carros.
Carro só dá trabalho e preocupação. Melhor viajar só de Uber.

Avatar
Fernando 3 de junho de 2021

E o Uber é o que, amigo? Você pede um Uber e chega uma nave interplanetária?

Avatar
Paulo 13 de julho de 2021

Ele tá falando dos custos e do trabalho de ter um que não vão ser dele no caso do Uber. Ele só usará o serviço. Ele não ta falando que não é carro.

Avatar
sua mae 2 de julho de 2022

sua mae seu cabeça de pitomba

Avatar
Alex de França 4 de março de 2021

Qualidade tem, porém, também tem que ter um desenho bonito e nisso a Toyota vacilou muito ! Penso até que foi proposital !

Avatar
LEUSVAL JACINTO DA SILVA FILHO 2 de março de 2021

Tenho um etios sedan 2016, excelente carro em todos quesitos, inclusive preço, é uma pena parar a fabricação, dei esse carro para meu filho e fui comprar outro, aí, não existe etios, parti para o yaris sedan, caríssimo, desisti, não sei o que comprar

Avatar
OpalaSemCaneco 2 de março de 2021

Até hj eu n entendi o pq de falarem q o etios é feio

Avatar
Rodrigo 3 de março de 2021

Claro que gosto é algo pessoal e subjetivo, mas já vai (muito) tarde !!! O sedan e a finada geração do Versa foram os automóveis com o pior design nas últimas décadas na produção nacional. Vários veículos dos anos 80 e 90 (estamos falando em 30-40 anos atrás) tem desenhos mais atraentes…
O Etios sedan me lembra um Fiat Prêmio, um Lada Laika, um Corcel 4 ptas, até mesmo uma VW “Zé do caixão/saboneteira) … É feio de doer!!!
Infelizmente, para mim (lembro que gosto é pessoal), nem a boa mecânica ameniza o estrago que a Toyota fez por esse carro em termos da falta absoluta design…

Avatar
Paulo 13 de julho de 2021

Onix era mais feio.

Avatar
Eugênio 2 de março de 2021

É uma pena! Carro excelente, boa mecânico e com um preço razoável. Agora, vai ficar mais dificil ter um Toyota.

Avatar
Alex 19 de agosto de 2021

Preço razoável kkkkkkkkkkkk…. só rindo né!!! Esse patinho feio tem preços que partem na casa dos R$ 60.000,00 e vão alem dos R$ 70.000,00 , tem que ser muito loco para pagar uma quantia dessas em carro desses ainda mais saindo de linha KKKKKKKKKK.

Avatar
Deixe um comentário