Como trocar o pneu do carro em 7 passos (com vídeo)

Explicamos e ilustramos o passo a passo daquilo que você pensa ter nascido sabendo, mas que pode não ser bem assim

istock 509706487
Trocar pneu (Foto Shutterstock)
Por AutoPapo
09 de outubro de 2018 12:55
Atualizada em 14/05/2020 às 14h05

Imagine que você esteja numa boa, dirigindo o seu carango sem medo de feliz. Subitamente, sem sobreaviso, “bum!”, um buraco no asfalto (algo usual nas vias brasileiras) detona o pneu do seu carro. Para não ficar na mão, preparamos algumas dicas que certamente o ajudarão a trocar o pneu.

Veja o vídeo e leia, abaixo, o 10 passos para trocar o pneu furado as dicas:

VEJA TAMBÉM

1. Estacione em local plano

Assim que notar o problema, acione o alerta e procure área plana e com menos tráfego para estacionar o veículo.

2. Faça a sinalização de emergência

Utilize o triângulo para sinalizar que seu automóvel está sob reparos. A distância mínima entre ele e o carro deve ser de 30 metros.

3. Puxe o freio de mão; engrene o carro e afrouxe os parafusos

Para efetuar a troca, é imprescindível que o freio de mão esteja puxado e a primeira marcha engatada (se o seu carro tem transmissão automática deixe-a na posição P). Com o veículo no chão, gire a chave de roda no sentido anti-horário para apenas afrouxar as porcas.

Nesta etapa é necessário o uso de força. Se suas tentativas forem frustradas, jogue o peso do seu corpo contra a chave de roda.

Como trocar pneu: 3 primeiros passos (Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo)
Como trocar pneu: 3 primeiros passos (Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo)

4. Posicione o macaco corretamente

Posicione o macaco sob a lataria do carro e evite o contato com a parte plástica para não causar danos ao automóvel – geralmente, no manual do veículo, a fabricante indica o local correto. Em modelos mais novos, há um indicador mostrando onde posicioná-lo; é só procurar o marcador.

Acione-o, sempre certificando que esteja bem estabilizado e perpendicular ao chão. Caso contrário, volte com ele para o chão e repita o processo de posicionamento.

5. Levante o carro a altura razoável

Tem que levantar o carro para trocar o pneu a uma altura razoável, no qual seja possível encaixar o estepe no eixo. Quando a roda estiver fora do chão por completo, remova os parafusos e tire o pneu. É prudente deixá-lo sob o veículo ao trocar o pneu, pois caso o macaco não dê conta e ceda ele irá evitar um baita prejuízo.

6. Coloque o estepe e aperte os parafusos

Agora coloque o estepe e aperte ao máximo as porcas (no começo use as mãos e depois a chave de roda, num padrão de cruz ou estrela), de modo que segurem o pneu.

7. Guarde o pneu furado e as ferramentas

Depois de descer o veículo, retire o macaco e guarde-o, bem como a chave de roda (você ainda pode usá-la novamente, caso queira apertar um pouco mais os parafusos).

O pneu danificado será posto no local do estepe, e não se esqueça de levá-lo a um borracheiro para uma reparação ou reposição do componente.

Como trocar pneu: 4 últimos passos (Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo)
Como trocar pneu: 4 últimos passos (Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo)

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Claudia 20 de janeiro de 2022

Mas não esquecer de folgar os parafusos antes de colocar o macaco.obrigada

Avatar
Deixe um comentário