Uso de celular ao volante dá multa até mesmo em sinal vermelho

Detran SP explica que, além de aumentar o risco de acidentes, o comportamento pode custar R$ 293,47 e sete pontos na CNH

Por AutoPapo 21/11/20 às 09h28
celular ao volante
Radares que detectam - e multam - motoristas ao celular já existem (Foto: Shutterstock)

Nem todos os motoristas sabem, mas o uso de celular ao volante dá multa até mesmo se o veículo estiver parado no semáforo. A informação é do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detan SP), que alerta que a infração pode causar acidentes e render sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

LEIA MAIS

A recomendação do órgão para o condutor que precisa fazer ou atender uma ligação importante é simples: estacione o veículo em local permitido e faça uso do celular. Dessa forma, não há infração ou risco para a segurança do próprio motorista e de terceiros.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Art. 252. Dirigir o veículo:

V – com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

Infração – média;

Penalidade – multa.

Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular.

A multa gravíssima custa R$ 293,47.

radar que detecta uso de celular nsw transport department
Radares que detectam – e multam – motoristas ao celular já existem (Foto: NSW Transport Department)

Radares que flagram uso de celular já existem

Atualmente, no Brasil, apenas guardas são capazes de inspecionar o uso de celular ao volante. Mas, fique atento, já existem radares capazes de fazê-lo.

Alguns dispositivos do tipo foram instalados no estado de Nova Gales do Sul, onde está a cidade mais populosa da Austrália, Sydney. Para serem capazes de detectar o uso de celular ao volante, os radares possuem tecnologia de Inteligência Artificial e 45 câmeras de alta definição.

De acordo com o NSW Transport Departament, departamento de trânsito local, a tecnologia pode ser instalada tanto em radares fixos quanto móveis.

Ainda segundo o governo australiano, as imagens são capaz de detectar o uso de celular inclusive em dias de tempestade.

2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edmilson Pedro Duarte De Oliveira 22 de novembro de 2020

Se falar ao celular dá multa e o que dizer o motorista dirigir é cobrar ao mesmo tempo. O que diz o código de trânsito

Avatar
William Martiniuc 22 de novembro de 2020

A lei tem q ser respeitada , eis pq o uso de celular por parte de um condutor bloqueia totalmente a atenção q deve ser dada ao trânsito do veículo e principalmente a terceiros

Avatar
Deixe um comentário