Carros franceses são valorizados no Brasil? Estudo aponta que sim

Mobiauto promove raio-x dos carros franceses no Brasil: Renault tem maior valorização na média; Peugeot tem o 208; já a Citroën...

duster 2022 frente 45
Dos SUV de marcas francesas, o Renault Duster foi o que mais valorizou (Foto: Renault | Divulgação)
Por AutoPapo
Com Mobiauto
Publicado em 27/04/2022 às 10h41

Inédito: é a primeira vez que uma pesquisa fornece um raio-x detalhado do atual comportamento dos carros franceses no mercado brasileiro, sob o ponto de vista do “negócio”. Realizado pela equipe da Mobiauto, o levantamento apurou os preços dos principais carros e comerciais leves zero km de Renault, Peugeot e Citroën de janeiro a março de 2021 e repetiu a verificação de preços desses mesmos modelos um ano depois, no 1º trimestre de 2022.

Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2021 e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto, recém-incorporada ao menu do banco PAN, selecionou 11 modelos (35 versões) das marcas francesas mais procurados pelos consumidores. Mergulhados nessa imensa base de dados, os analistas trouxeram um levantamento interessantíssimo, que coroou o predomínio da Renault, a marca que possui o line-up mais amplo e volumes de vendas mais expressivos, com uma menção especial ao Peugeot 208. Destaque da Citroën? O único destaque… é negativo: o único modelo aferido pela pesquisa (C4 Cactus) apontou depreciação no decorrer do ano.

VEJA TAMBÉM:

Dos dez veículos mais valorizados – sim, houve valorização no período –, a Renault conseguiu a espantosa condição de incluir nove veículos. Curiosamente, o único modelo que não era da Renault… foi justamente o campeão de valorização de todo o levantamento: o Peugeot 208 Active 1.6. Ele era vendido zero km em março de 2021 por R$ 71.530. Hoje, esse mesmo modelo, já seminovo, vale R$ 86.184, o que resulta em uma valorização de 20,49%, o maior índice de toda a pesquisa.

foto 04 renault master
Renault Master alavanca bons números no mercado (Foto: Renault | Divulgação)

“Pouco tempo atrás, a equipe de Estatísticas da Mobiauto realizou esse mesmo levantamento com os modelos da Fiat: carros zero km vendidos em 2021 e suas respectivas cotações um ano depois. Na média, os modelos da Fiat ganharam 13,3%. Ou seja, a performance do Peugeot 208 Active foi muito boa, visto que esse percentual acima de 20% só foi visto em modelos como Strada e Mobi, os campeões da Fiat”, avalia Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

A Renault foi a melhor marca francesa, com índice de 5,65% e a vantagem de tê-lo obtido de forma homogênea, ou seja, numa média ponderada de 8 modelos (Master, Kwid, Duster, Oroch, Sandero, Logan, Captur e Stepway). A Peugeot obteve 3,15% (só com dois modelos, 208 e 2008) e a Citroën, -2,51% (C4 Cactus). Confira a performance de cada um desses 11 veículos na tabela abaixo.

tabela valorizacao carros franceses

Embora a versão Active do 208 tenha sido a campeã geral da pesquisa (confira na tabela em anexo), ele ficou só na quarta posição na média de modelos, pois os outros 208 pesquisados, ou seja, nas versões Griffe, Active Pack e Like, não tiveram índices tão positivos.

“Não há como negar o descolamento de imagem da Renault de suas duas compatriotas. Composto por uma linha plural, que vai desde o hatch de entrada até o furgão de carga, passando por hatches, sedãs, SUV´s e picape, o line-up da marca foi estabelecida para brigar com as maiores montadoras do país. Por isso acaba havendo essa homogeneidade nos índices, em que somente um modelo, o Stepway, acaba ficando bem abaixo dos demais”, opina o consultor da Mobiauto. “Peugeot e Citroën são marcas de nicho atualmente, com um ou dois produtos cada uma”.

O levantamento da Mobiauto expressa percentuais que podem ajudar consumidores a se orientar antes de efetuar a compra de um seminovo ou mesmo de um zero km, visto que as diferenças de valorização podem ser bem significativas. “O comprador de um SUV francês pode optar livremente por Renault Captur, que depreciou 0,41% em um ano, Peugeot 2008, com 1,85%, ou Citroën C4 Cactus, com 2,51% de queda. Todos estão muito próximos. Mas, neste cenário, é bom que ele saiba que o Renault Duster valorizou mais de 9% no mesmo período”, adverte Castro Jr.

Renault tem maior valorização porque seus modelos foram mais procurados

Citroen C4 Cactus Fotos Alexandre Carneiro
C4 Cactus foi a única surpresa negativa (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)

Ter boa performance no mercado de seminovos, conforme fica demonstrado nesse levantamento exclusivo da Mobiauto em favor da Renault, é algo que está diretamente relacionado ao desejo de compra dos consumidores, isto é, do interesse demonstrado pelos futuros clientes nos modelos – e nos anúncios – das marcas. Não é nenhuma surpresa: a Renault vence com facilidade novamente.

De um universo de centenas de milhares de cliques nos anúncios dos modelos das três marcas, atestando o efetivo interesse de eventuais compradores, os modelos Renault também lideraram a pesquisa, com 91,63% de todos os cliques em anúncios das marcas francesas. A Peugeot suscita somente 6,24% do interesse de possíveis compradores. Já a Citroën… 2,13%. Veja abaixo.

tabela procura por carros franceses
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário