[Vídeo] Carro com câmbio automático pega no tranco?

"Não adianta nem empurrar, nem descer ladeira, porque o carro automático não pega no tranco. Mas por que não?"

nova tracker 2021 cambio automatico
Em um carro automático, o que se fazer se a bateria ficar descarregada? (foto: Chevrolet | Divulgação )
Por Boris Feldman
Publicado em 17/10/2021 às 15h06

Você tem um automóvel com câmbio manual; vamos  supor que a bateria deu uma arreada, por qualquer motivo, e não tem jeito de ligar o motor. E aí você tem duas soluções: ou pedir alguém para  empurrar o carro, ou soltá-lo ladeira abaixo. E  aí? Aí você faz o pegar no tranco. Como é que faz?

Quando o carro tiver embalado você, com a  embreagem pressionada, chave ligada, a alavanca  engatada em segunda ou terceira, aí você solta  a embreagem, que as rodas vão virar a caixa,  a caixa vai virar o motor, e o motor pega.  Ou empurrado, ou descendo uma ladeira. Mas, se você tiver um carro como esse automático, como é que você faz se arriar a bateria? Assista ao vídeo!

VEJA TAMBÉM:

Não adianta nem empurrar, nem descer ladeira, porque o carro automático não pega no tranco. Mas por que não?Aliás, tem aí uns engenheiros, colegas meus, dizendo que: “não, você embala o carro,  tira do neutro, passa para o drive”.  Não pega, por um motivo muito simples:  o carro automático, entre a caixa e o motor, ao invés de ter uma embreagem, tem um conversor de torque. Ele é que liga a caixa ao motor.

Acontece que esse conversor de torque só funciona com o motor ligado. Se o motor estiver desligado, o conversor de toque  está desativado. Não adianta jogar marcha nenhuma que ele está paradinho, e as rodas não vão fazer o motor funcionar. Então quais são as soluções nesse caso?

Já que carro automático não pega no tranco, o que fazer?

Ah, é por isso que tanta gente leva aqui, no porta-malas, ou os cabos para fazer a famosa chupeta, que vem a ser o seguinte: você pega esses dois cabos, liga na bateria de um carro que esteja  por perto. E os  outros dois terminais, você liga na sua  bateria: positivo no vermelho, preto no negativo. Pronto, a bateria do outro carro fazer o seu motor funcionar.

Quer uma maneira ainda mais prática? Ao invés desses cabos todos, tem isso aqui, que é uma bateria de  emergência. Tem os mesmos dois tipos de jacarezinhos na ponta: vermelho, que é o positivo, o preto, que é negativo. Vai com isso aqui que ele faz a bateria sua funcionar o carro. E, olha, ele não dá para uma vez  só não: às vezes dá para fazer os carros pegarem até 10 vezes.

Muito mais prático, ele te deixa independente de ter outro carro ou não por perto. Porque se não tiver, por perto, você vai fazer chupeta aonde? Já esse pequena bateria  de emergência, ela te deixa independente. Deu um problema, pifou a bateria, você  vai lá e chucha ele na sua, que o carro  vai funcionar.

Entendeu por que que é  importante quem tem carro automático manter no porta-malas um desses dois  dispositivos de emergência? É isso aí, presta atenção se você tiver um carro automático, tá legal?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gabriel 20 de outubro de 2021

Na verdade, não funciona porque as embreagens que engatam as marchas dos cambios automaticos são acionadas usando a pressão que é gerada por uma bomba que fica conectada ao eixo de entrada, só funcionando quando o motor está girando.
Inclusive, rebocar um carro automático com as rodas motrizes no chão pode danificar o cambio, justamente porque a bomba não lubrifica os componentes internos.

Avatar
Horácio 21 de outubro de 2021

Acho que o Sr. está correto (em parte) e o Boris comeu mosca (RS). O problema não é que o Conversor de Torque não funcione no tranco, já que em condições normais ao reduzir a marcha, as rodas motrizes usam o motor como freio motor (Estão transferindo energia ao motor). O lance é que para as engrenagens no cambio serem selecionadas, solenoides controladas eletricamente por uma CPU que também precisa de eletricidade não podem operar. E, como o Sr. disse, sem o motor girando, a bomba de óleo do cambio não gera pressão no sistema hidráulico de controle interno do cambio. Mas pode ser que exista uma caixa de cambio que possua um modo de segurança, que sem alimentação elétrica ou hidráulica de controle, mantenha uma marcha engatada, mas isso é apenas uma suposição minha….

Avatar
Gabriel 21 de outubro de 2021

A posição Park serve exatamente para isso. Ela ativa uma trava que “morde” a engrenagem do diferencial, travando as rodas dianteiras.

Avatar
Valter 19 de outubro de 2021

Que bateria é essa

Avatar
Gabriel 20 de outubro de 2021

É uma bateria especial de lítio que consegue dar partida no seu carro quando a bateria normal se descarrega. O problema é que essa bateria é extremamente cara se for de boa qualidade.

Avatar
Deixe um comentário