[Vídeo] Carro com câmbio automático: primeiro o “P” ou o freio?

"A maneira correta é segurar o carro no freio de estacionamento (...) Depois que o carro está freado, aí sim: pegue a alavanca e a coloque em 'P'"

fiat strada ranch interior detalhe alavanca do cambio cvt
Utilizar o câmbio da maneira correta assegura maior durabilidade (Foto: Fiat | Divulgação )
Por Boris Feldman
Publicado em 20/02/2022 às 15h16

O brasileiro finalmente aderiu ao carro automático: já há uma legião de motoristas que rodam, que compraram, que dirigem o carro com esse tipo de câmbio. Mas muitos ainda ficam perdidos em várias situações, em vários detalhes, do uso desse câmbio.

E uma delas é quando se estaciona o carro em uma ladeira, em uma subida, ou em uma descida. Como é que se faz? Assista ao vídeo e entenda!

VEJA TAMBÉM:

Primeiro, devo colocar a alavanca do câmbio no ‘P’, de parking, e  depois acionar o freio de estacionamento, ou é primeiro freio de estacionamento e, depois,  um parking?

A maneira correta é segurar o carro no freio de estacionamento, que pode ser por meio de uma alavanca, pode ser um o botão elétrico, ou nesse carro, que é  mais antigo, pode ser um pedal para o pé esquerdo. Depois que o carro está freado, aí  sim: pegue a alavanca e a coloque em ‘P’, de parking.

Essa é a maneira  correta: primeiro freio, depois alavanca. Mas, e para sair com o carro parado em uma subida ou em uma descida? É o contrário. Primeiro, ligue o carro, tire a alavanca do câmbio automático do ‘P’  e, depois, solte o freio. Deu para entender?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jorge Luiz anunciacao 27 de fevereiro de 2022

Eu gostei muinto do 5xtigo

Avatar
Edson Oliveira 23 de fevereiro de 2022

A maneira correta é pisar no freio, colocar alavanca no N, acionar freio de estacionamento, soltar o pé do freio, para o carro ficar livre da caixa automática, depois pisar de novo no freio para então colocar no P, é meio sistemático, mas acostuma e é o correto.

Avatar
Romero 22 de fevereiro de 2022

Primeiramente ponho o carro no N com pé no freio. Com o carro N, puxo o freio de mão, em seguida o pé do freio para o carro ficar seguro(preso) pelo freio de mão. Após estes procedimentos coloca a lavancade câmbio para o P e desli

Avatar
Waslon 22 de fevereiro de 2022

Faço o mesmo. Isso evita o tranco que o carro quando, ao liga-lo, movimento o câmbio de P para D.

Avatar
Deixe um comentário