[Vídeo] Cor do carro interfere no consumo de combustível?

"Quanto mais clara a cor da pintura, mais ela reflete os raios solares. Quanto mais escuro o carro, mais a pintura, a carroceria, absorve os raios solares"

carro prata estacionado sob sol
Cores claras refletem mais os raios solares (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/05/2022 às 18h02

Se eu te disser que a cor com que o carro é pintado influi no consumo de combustível, você acredita? Ou você acha que esse Boris anda tomando aí uns alucinógenos e está vendo tudo colorido na frente dele. Que coisa é essa?

VEJA TAMBÉM:

Mas essa coisa é fato! Quanto mais clara a cor da pintura do carro, mais ela reflete os raios solares. Quanto mais escuro o carro, mais a pintura, a carroceria, absorve os raios solares.

Isso significa que o carro pintado de branco esquenta muito menos internamente do que o carro pintado de preto. E aí? E aí que o ar-condicionado do carro branco vai trabalhar muito menos e vai consumir menos combustível.

Por isso a diferença de cor influi no consumo de combustível, por causa do ar condicionado. E se você não acredita, vai no estacionamento que tenha carros brancos e pretos encostados sob a luz do sol, põe a mão no branco, depois põe a mão no preto. Cuidado para não queimar!

Carro de cor clara exige menos do ar-condicionado

Para você ter ideia, a temperatura interna, a diferença delas de um carro branco para um preto exposto ao sol por algumas horas, chega a 8º C. É muita diferença de aquecimento interno. Por isso, a diferença de consumo do carro branco para o carro preto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrigo MARTINIANO 5 de maio de 2022

Caro colega,
A cor do carro influencia sim no consumo do mesmo, mas é “por tabela”, nunca diretamente.
Entre meus carros consta um Chevrolet Celta preto, sem ar-condicionado, aliás, bastante intolerável sob a soalheira.
Contudo, se o referido Celta fosse branco – já que não tem ar-condicionado – a cor nada teria a ver com o consumo.

Avatar
Sinval 5 de maio de 2022

E nos países nórdicos? Seria o contrário?

Avatar
Joaquim Roberto 5 de maio de 2022

Da mesma forma que pode-se afirmar que o sistema do ar condicionado é mais exigido num carro escuro,
Pode-se afirmar que cores escuras também podem afetar na durabilidade dos plásticos do painel e material dos estofamentos se ficarem todos os dias expostos ao sol (estacionamentos sem cobertura).

Avatar
HAF 5 de maio de 2022

0.o Caramba! faz sentido.

Avatar
LUIZ GUILHERME BARROS SANTOS 4 de maio de 2022

Boris: Tenho que discordar de vc! Apesar de que cores escuras absorvem mais calor, ha vários fatores que devem ser considerados: Pimeiro, e talvez o mais importante é que o calor absorvido pelo teto e pelas portas é dissipado para o exterior quando o veículo está em movimento ( bastam 20 km/h para dissipar a maior parte desse calor). Também deve-se considerar que revestimento do teto inclui uma manta antitérmica que reduz a transmissão do calor para o interior do veículo em cerca de 70% . E , o mais importante é que a maior parte do calor que chega no interior da cabine é devido as áreas envidraçadas ( os vidros esverdeados são melhores que os totalmente brancos – reduzem o calor em cerca de 15 a 20%; mas os vidros com película – ao contrário do que se pensa – aumentam a transferência de calor , sendo proporcionalmente maior quanto mais escura for a película ) ; Os veículos de alto luxo utilizam vidros térmicos especiais ( redução de até 68% no calor transmitido ) mas são muito mais caros. Diante das condições apresentadas, posso afirmar que a cor do veículo não influi significativamente no consumo de combustível. Mas é claro que se voce deixar o carro estacionado no sol durante algumas horas, o interior ficará mais quente quanto mais escura for sua cor. Porém, basta abrir a porta , baixar os vidros e deixar o ventilador de renovação de ar ligado, que em menos de 15 minutos o sistema consegue reduzir a temperatura para tornar o ambiente bem mais agradável !Aí, vc fecha os vidros e liga a refrigeração ! Boa Viagem !

Avatar
HAF 6 de maio de 2022

Olá Luiz, lí um teste prático e podes achar facil no ‘oráculo’, acha facil, em que veiculos de modelos e versões iguais, diferentes apenas na cor, uma era na cor bem escuro e outro veiculo na cor clara(não lembro detalhes), o teste consistia em apenas deixar os veiculos estacionados ao sol por alguma horas, e termometro aferiu a temperatura de ambos… Resultado: Havia uma diferença para maior em 30% na temperatura no interior do veiculo com pintura escura. #Fato, o ar condicionado vai trabalhar por mais tempo e desligar o compressor em intervalos menores nos veiculos de pintura mais escura, aumentado o consumo, a não ser que o veiculo disponha de motor muito potente em que nestes casos a diferença de resistencia de peso ao ligar o compressor do ar-condcionado é nula ou quase nula. Abraço.

Avatar
Bob Carnu 8 de maio de 2022

Sugiro dar polimento todo dia pra diminuir o atrito com o ar.

Avatar
Deixe um comentário