[Vídeo] Por que a direção hidráulica é coisa do passado?

"De uns 20 ou 10 anos para cá, o sistema mudou: em vez de ser hidráulica, a direção, agora, é elétrica. É uma das vantagens da eletrônica"

volante dirigindo shutterstock 139151150
Direção hidráulica ainda equipa alguns carros novos, com projetos mais antigos (foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/04/2021 às 18h20

Durante dezenas e dezenas de anos, o que poupava esforço do motorista para virar o volante, principalmente na hora de estacionar o carro, era a direção hidráulica. De uns 20 ou 10 anos para cá, o sistema mudou: em vez de ser hidráulica, a direção, agora, é elétrica. É uma das vantagens da eletrônica, não é?

Mas alguns carros até hoje ainda têm o sistema de direção hidráulica, projetos mais antigos. E se você tiver  dúvida, não tenha: a direção elétrica só tem vantagens em relação à hidráulica. Por que? Assista ao vídeo!

VEJA TAMBÉM:

Para  começo de conversa, a direção hidráulica, ela é movimentada por um trambolho lá na frente; um trambolho que é uma bomba hidráulica, que é movimentada pelo motor, que vai fazer uma pressão hidráulica sobre a direção.

Então, um reservatório de fluido, a bomba, as mangueiras, isso aí às vezes vaza, às vezes tem um desgaste… E mais: o sistema está sempre pedindo potência para o motor,  está sempre consumindo combustível.

Direção elétrica é mais eficiente que a hidráulica

Em vez dessa traquitana toda, a direção elétrica, hoje, é como se fosse um  motorzinho acoplado ali à coluna; não é muito mais do que isso mesmo não. Que trabalha suavemente, sem fazer barulho, sem polia, sem fluido, sem depósito, sem ter que fazer revisão,  nada. Ela não exige manutenção nenhuma, zero!

E com uma outra vantagem: se você está andando  em linha reta e ela não está fazendo esforço nenhum, ela não está puxando sequer corrente da  bateria. Ao contrário da hidráulica, que está  sempre funcionando.

Então, a direção elétrica foi realmente um desses avanços ninguém pode sequer argumentar: “ah, mas a direção hidráulica”…  Nada disso: a direção elétrica só tem vantagens!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
51 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adriano 30 de abril de 2021

Nós reparadores adoramos a direção elétrica,ao contrário do que diz o especialista aí,da sim muita manutenção,até mais do que a hidráulica,sem sujeira sem óleo pingando,um sucesso, mão de obra e peças são bem mais caras, é necessário equipamentos e conhecimento,nesse mar nadamos de braçada viva a direção elétrica e seus problemas intermináveis,o Bóris fala de mais

Avatar
Gilson Lima da silva 30 de abril de 2021

Discordo totalmente!
A direção hidráulica te dá muito mais domínio do carro.
A elétrica e muito leve e diminui o domínio do veículo!

Avatar
Bell de Cristo 30 de abril de 2021

Essa elétrica é igual ás vaCHINAs da Fraudemia ?
Quer morrer? VaCHINA ?

Avatar
Vilmar Emanoel Justino da Silva 30 de abril de 2021

A direção elétrica do new fiesta cabe no fiesta 2007?

Avatar
Marcio 29 de abril de 2021

A do fusion só deu problema

Avatar
Edson 30 de abril de 2021

Bom oq que não dá problemas em um fusion????
É uma bomba em relação a tudo esse carro

Avatar
Cleber 29 de abril de 2021

boa noite, tem como trocar hidráulica por elétrica ?

Avatar
Dorival Carriel 30 de abril de 2021

Bom dia…gostaria de saber isso também…se você obteve a resposta , poderia me informar por favor, obrigado.
Carriel
11 99855-6155

Avatar
Roque da silva 29 de abril de 2021

Porcaria. Se terminar a bateria por problemas do alternadores você fica sem luz e direcao. Morre o carro. Ja a hidráulica fica dura. Mas você não fica na estrada. Não sei quem é você. Mas deve ser dono de alguma elétrica. Ou algum funileiro.

Avatar
Tiago 29 de abril de 2021

De onde você tirou que o carro fica sem direção em caso de pane elétrica??? A direção elétrica, assim como a hidráulica, são sistemas de “assistência ao motorista”, assim como o servo freio hidráulico. Eles reduzem o esforço, mas ainda é possível ter controle da direção e dos freios, mesmo em caso de pane dos sistemas de assistência, apenas tendo que aplicar mais força.

Avatar
Maria Lucia 30 de abril de 2021

Exatamente o que pensei,só Deus é 100%

Avatar
Paulo babos filho 29 de abril de 2021

2001 ja usava nos csrros de corrida

Avatar
Carlito Gomes De Sá 29 de abril de 2021

Boris
Vc esqueceu se tiver problema no motorzinho o que acontece?
Corremos alguns riscos ou apenas vai ficar mais dura

Avatar
Conconco 29 de abril de 2021

Tô aqui Tio

Avatar
Airton Vieira 29 de abril de 2021

Tecnologias de hj,não são tão confiáveis,o que dizer dos pedais de acertador sem cabo,por duas vezes o sinal sumiu e fiquei sem acelerador,na estrada,a sorte que estava na direita e estava vazia a estrada,imagina travar a direção elétrica do nada numa subida de serra,

Avatar
Rudolf da Costa Molcan 29 de abril de 2021

Isso acontece uma em um milhão. Tendência é essa o avanço tecnológico

Avatar
Luiz 29 de abril de 2021

Tem como substituir a hidráulica por elétrica?

Avatar
HERNANI CAVEDO 29 de abril de 2021

Se você desmontar uma direção elétrica, verá que ela é hidráulica. Apenas tem um motor elétrico para torna-la mais leve. Vá a uma oficina antes de fazer e ou divulgar.

Avatar
Tiago 29 de abril de 2021

Existe a direção elétrica, de que o autor está falando e que não tem nada hidráulico nela, apenas um motor elétrico conectado à coluna de direção, e existe a direção eletro-hidráulica, como a que equipa meu Focus 2011, onde é um sistema hidráulico comum, mas com a bomba de fluído sendo movida por um motor elétrico, e não pelo motor do carro.

Avatar
Dorival Carriel 30 de abril de 2021

Bom dia…se você obteve a resposta, envia pra mim por favor
Obrigado
Carriel
11 99855-6155

Avatar
Fa 29 de abril de 2021

Mas na direção hidráulica em uma emergência com carro desligado pode movimentar o volante. Direção elétrica só o carro funcionando

Avatar
Anderson 29 de abril de 2021

Movimenta também, porém do mesmo jeito q a direção hidráulica desligada, funciona pesada.

Avatar
Boris 29 de abril de 2021

Ô xará para de forçar a barra, vc está velho demais pra isso, direção elétrica só é boa pra citycar e pras fabricas, não existe veiculo pesado com direção elétrica, muito menos superesportivos, hidráulica se der pane você fica mais forte, elétrica você chama o reboque, se não morrer antes.

Avatar
Raimundo npcosta 29 de abril de 2021

Com certeza amiga se não morre antes

Avatar
Itarres 30 de abril de 2021

A minha eh no braço mesmo e tô satisfeito.. nao trava..nao da manutenção.. kkkk

Avatar
Jose agnalso 29 de abril de 2021

A direcao hidráulicanao e cousa do passado e sim deu lugar a eletrica pous o custo para fabricacao e consumo de conbustivel cai mas o esforco e o mesmo entrw elas leve

Avatar
Leonardo 29 de abril de 2021

Direção elétrica tem um custo muito menor de fabricação, quase 1/3 do sistema hidráulico. Os fabricantes querem empurrar esse sistema de qualquer jeito, mas ele não é tão seguro e eficiente como o sistema hidráulico, por isso é mais usado em carros leves de passeio. Mesmo assim, alguns fabricantes estão revendo a sua aplicação.

Avatar
Reginaldo Soares de Lima 29 de abril de 2021

Um amigo meu quase sofreu um acidente grave com a direção elétrica da sua S10, que ficou bastante danificada quando o sistema apresentou uma mudança na direção repentina. Na concessionária da chevrolet disseram pra ele que esse sistema não era seguro, e que inúmeros casos de acidentes vinham sendo registrados. Não confio nesse sistema, pelo menos não no seu atual estágio de desenvolvimento. Precisa ser melhor estudado.

Avatar
Edson 29 de abril de 2021

Isso não é totalmente verdade. Há uma grande discussão sobre isso no mundo inteiro hoje.
A direção elétrica em caso de falha se mostra muito mais perigosa do que a hidráulica, pois pode tirar totalmente o controle do veículo ou mesmo provocar súbita alteração de direção, como inúmeros casos já relatados no mundo. Além disso, ela elimina o retorno do comportamento táctil do veículo. Por essa razão Toyota, Nissan, Mitsubishi e VW não adotam essa tecnologia em suas caminhonetes aqui no Brasil, e inúmeras reclamações da S10 sobre problemas no sistema já foram publicadas.
Em caso de uma pane hidráulica você consegue ainda controlar o veículo usando mais força, no caso da elétrica o veículo fica totalmente fora de controle, o que pode resultar até em um acidente fatal. O conforto deve substituir a segurança? É isso que está em discussão hoje no mundo.

Avatar
Ricardo José Soares 29 de abril de 2021

Por aí da não vi a direção elétrica em caminhão.

Avatar
Adilson 29 de abril de 2021

Estava a 80km/h quando a direção elétrica ligou. Não tem como controlar o carro. O carro saiu para esquerda e capotei o carro. Direção elétrica nunca mais. Não tem sistema de segurança se ocorrer falha. Se ela ligar o carro perde a dirigibilidade. Entendo que e insegura e põe a vida do condutor em risco

Avatar
Julio cezar pinheiro 29 de abril de 2021

E COM CERTEZA A DIRECAO IDRAULICA E BEM MAS SEGURA ESPERO QUE OS ENGENHEIROS CONSIGAM FAZER UM SISTEMA BASTANTE SEGURO E QUE NAO PONHAM EM RISCO UMA FAMILHA ENTEIRA NO CASO DE UMA PANE NA ELETRIA QUE NAO E O CASO DA IDRAULICA MAS O RUMO E ESSE TEM DA MUDAR PARA UM SISTEMA MAIS COMPLEXO MAS CORIGINDO TODOS OS RISCOS.

Avatar
Lucy Rabelo 29 de abril de 2021

As duas são boas. Cada uma com sua força e seu ponto fraco.

Mas a hidráulica tem uma vantagem que mesmo se a bomba de óleo não funcionar ou vazar todo óleo do sistema a direção continua funcionando.

Avatar
Ivon 29 de abril de 2021

Kkkkkkknem em sonho

Avatar
Reinaldo 29 de abril de 2021

Hahahahah muito boa, a piada!

Avatar
Lucy Rabelo 29 de abril de 2021

É muito bom mesmo rsrsrs pode continuar com ele, um veiculo desse o casamento é eterno. Rsrsrsrs

Avatar
Maria Lucia 30 de abril de 2021

Concordooo e sou adepta da tecnologia avançada,já guiei uma silverado com a direção quebrada não fiquei empenhada

Avatar
Jorge Nicolau 29 de abril de 2021

Aqui no brazucomenistão a tomboyota ainda usa direção hidráulica apesar de cobrar por seus veículos muito mais do que eles valem.

Avatar
Edson 29 de abril de 2021

Engano seu. Trata-se de filosofia de projeto. Hilux, Frontier, L200 e Amarok não usam a direção elétrica. A direção hidráulica é considerada mais segura e oferece melhor retorno do comportamento do veículo, o que é bastante desejado em veículos pesados.

Avatar
Edson 29 de abril de 2021

Isso não é totalmente verdade. Há uma grande discussão sobre isso no mundo inteiro hoje.
A direção elétrica em caso de falha se mostra muito mais perigosa do que a hidráulica, pois pode tirar totalmente o controle do veículo ou mesmo provocar súbita alteração de direção, como inúmeros casos já relatados no mundo. Além disso, ela elimina o retorno do comportamento táctil do veículo. Por essa razão Toyota, Nissan, Mitsubishi e VW não adotam essa tecnologia em suas caminhonetes aqui no Brasil, e inúmeras reclamações da S10 sobre problemas no sistema já foram publicadas.
Em caso de uma pane hidráulica você consegue ainda controlar o veículo usando mais força, no caso da elétrica o veículo fica totalmente fora de controle, o que pode resultar até em um acidente fatal. O conforto deve substituir a segurança? É isso que está em discussão hoje no mundo.

Avatar
Alves Filho 28 de abril de 2021

Só tem um detalhe, a direção hidráulica quando falha, em regra não oferece risco eminente ao condutor, passageiros e veículos, já a elétrica como foi meu caso, apresentou uma falha ainda dentro da garantia e na ocasião girou completamente a direção para a esquerda, e não permitia nenhum controle. Como estava na cidade, tudo se resumiu a uma subida na ilha, pergunto…e se estivesse em uma rodovia ? É preciso acrescentar esse grande “se” na avaliação da assistência eletrônica de direção.

Avatar
Adão Tomé 29 de abril de 2021

Bom dia mesmo, por favor senhor engenheiro, Boris e senhor geremy, nos abasteça com mais informações, pois tenho um tcroz e gostaria de saber se tenho garantia em carregar minha família no veículo obrigado

Avatar
Conconco 29 de abril de 2021

Tio Adão Tonzé após a pandemia pode dar a volta ao mundo sem problemas

Avatar
Fernando B 28 de abril de 2021

Tenho veículo com direção hidráulica, tirado zero em 2013. Nunca precisei fazer nenhuma manutenção nela. Inclusive o manual não pede nenhuma manutenção, apenas verificar o fluido com os próprios olhos semanalmente. Não vejo diferença Alguma em força de elétrica para hidráulica. E digo mais, se ambas quebrarem, a elétrica provavelmente será mais cara de consertar

Avatar
Eduardo 28 de abril de 2021

Se a direção elétrica quebrar (quase impossível) o máximo que terá que trocar é o motorzinho… O sistema hidráulico é muito mais complexo. Sem contar que se quebrar vai vazar óleo pra todo lado, tem engrenagens e polias envolvidas, pode arregaçar o motor do carro todo

Avatar
Rafael 28 de abril de 2021

Ta bem por fora, a direçao eletrica é ainda mais leve que a hidraulica, e ficar conferindo nivel de fluido é coisa do passado.

Avatar
Conconco 29 de abril de 2021

Concordo Tio Rafa

Avatar
Wellington 29 de abril de 2021

E mais tu tiver correndo na BR deus me livre der um pane na elétrica e sair pro lado vc vai ver que não é assim ,comigo aconteceu da bem q eu estava com 40 só.

Avatar
Elvis 28 de abril de 2021

Gostei

Avatar
Leandro 29 de abril de 2021

Tão pagando bem pelas mensagens? Quero entrar no esquema rs

Avatar
Fernando B 29 de abril de 2021

Concoro, vc sumiu do UOL carros kkk

Avatar
Deixe um comentário