[Vídeo] Onde colocar dois pneus novos: na dianteira ou na traseira?

"Há quem defenda colocá-los atrás. (...) Mas há também quem defenda a ideia de colocar os dois bons na frente"

analisando pneu shutterstock 626286638
Existem bons argumentos para colocar os novos pneus tanto na frente quanto atrás (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/03/2021 às 18h01

Vamos tratar de um assunto polêmico? Se você tem dois pneus razoavelmente bons no seu carro,  mas vai comprar dois novos, aonde colocá-los?  Ah, pode ser atrás, pode ser na frente.

Assista ao vídeo e entenda!

Há quem defenda colocá-los atrás. Por que? Porque o pneu que não está tão novo assim pode dar um problema: se estiver na frente e acontecer alguma coisa – ele  murchar, estourar, sei lá -, você tem o volante, a direção, para segurar o carro, para controlá-lo.

VEJA TAMBÉM:

E aí, se o pneu estoura atrás, você fica completamente à mercê da sorte, dos deuses. Se o carro está ‘rabeando’ porque estourou um pneu atrás, você não tem o que fazer com a direção: o carro é que vai decidir, você fica refém das decisões mecânicas e de outras, sabe-se lá quais. Bom, isso  é o argumento para se colocar o pneu atrás.

Mas há também quem defenda a ideia de colocar os dois bons na frente. Por que? Ah, porque os carros, quase todos, têm motores na frente, aonde está o maior peso. E mais: quando você freia um carro, o centro de gravidade se desloca para frente,  por isso que os freios dianteiros, por exemplo, têm que ser melhores que os traseiros.

E o pessoal  diz: “os pneus também têm que segurar melhor que os traseiros”. Então, você tem bons argumentos para que os novos pneus estejam na frente.

Aí,  quando eu digo isso, tem gente que me fala: “eu  sei que você é mineiro, mas deixa de ser mineiro e  ficar em cima do muro: onde você colocar  dois pneus novos?” Eu, particularmente, coloco no eixo traseiro!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
58 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Robson valentim 11 de julho de 2021

Pessoal, bom dia, eu recomendo que todos os pneus estejam e situação de segurança, tendo em vista isso, oriento, se vai colocar apenas dois pneus, que seja na frente, seguindo o próprio manual do veículo, que diz, faça o rodízio a cada 10.000 km, você vai pegar pneus com maiores desgastes, que rodaram na frente com a tração do motor, logicamente gastaram mais e colocar na traseira e colocar pneus com menos desgaste, que estavam atrás, para rodar na frente, então seguindo essa linha de raciocínio, indico colocar pneus novos na frente, até mesmo, porque você vai alinhar seu carro e se caso seus pneus usados estiverem com algum desgaste irregular, você não vai saber se o serviço ficou bom ou não, abraço pessoal, essa é minha orientação

Avatar
Carlos 11 de março de 2021

Pneus novos devem ser colocados na traseira, pq em uma freiada brusca o veículo não sai de traseira, dentre outras vantagens, por exemplo: em uma curva mesmo chovendo é mais estável.

Avatar
José Alves Rodrigues 11 de março de 2021

Eu tbm achava q devia ser na frente, mas várias vezes que fui trocar 2 pneus a maioria das lojas especializadas e borracheiros sempre me orientou que o melhor é na traseira

Avatar
Ramiro 11 de março de 2021

Considerando que aquaplanagem se dá sempre na dianteira ( os pneus dianteiros retiram a água para passagem dos traseiros) colocaria os melhores no eixo da frente.

Avatar
Carlos 11 de março de 2021

Esse Shampoo é uma farsa não serve prá nada, eu comprei essa porcaria e joguei fora, pois é uma fraude, não escurece os cabelos de ninguém.

Avatar
Antonio moreira 11 de março de 2021

Eu gosto de colocar sempre atras

Avatar
Roberto Matheus da ilva 11 de março de 2021

Eu colocaria em q q lugar pq na atual situação eu so trocaria se estivesse no final de sua vida agora estando meia voada quem trocaria , rsrrss obs ele se encaixaria tanto na frente como na traseira pq vcs tem q pensar que o novo nao vai prejudicar em bada os velhos ainda estando meia vida !!!!

Avatar
Osmir Porath 11 de março de 2021

Então a minha opinião sobre colocar dois pneus novos, e sim na frente, e atraz no mínimo com meia vida, porque: meu auto tem segurança trazao trazeira, e segunda sempre rodo dentro do limite de velocida, então em qualquer situação de emergência o motorista consegue controlar o veículo.

Avatar
Flávio 11 de março de 2021

Eu coloco um novo na traseira é um na dianteira aí resolvo todos os problemas pelo meio

Avatar
Luiz Vieira Leite 11 de março de 2021

Eu coloco os pneus novos na dianteira,porque se estourar um pneu na dianteira a 100 km/h fica muito difícil de controlar o carro. Outra o peso está todo na frente. Outra ando devagar não tem problema se estourar um pneu traseiro. agora se eu fosse utilizar o carro pra atingir grandes velocidades daí colocaria os novos na traseira.

Avatar
D. Matson 11 de março de 2021

Eu não coloco em lugar nenhum porque só ando com pneu careca mesmo, q é bom pras estradas lisas daqui e só tem buracos e pedregulhos. O estepe também é pelado, quando tenho esse pneu reserva. Bom, como consigo andar c/ pneu careca em estrada lisa? Nem me pergunte porque não sei, mas, vou e volto.???

Avatar
Arquimedes 10 de março de 2021

Eu coloco os pneus novos no eixo traseiro pro carro ter estabilidade.

Avatar
Amarildo 9 de março de 2021

Aprendi logo cedo com um fabricante de pneus. Os novos sempre vão atrás. Simplesmente, a traseira precisa de mais borracha numa frenagem. O peso do carro Vai tudo pra frente, levantando a traseira.

Avatar
Edson Santos Almeida 8 de março de 2021

Boa noite a todos, vamos lá. Pneus novos sempre na traseira independente se ele estiver meia vida ou mais ou menos.
O correto em uma troca de pneus é sempre os quatros. Porém sabemos que no Brasil não funciona. Daí vc faz o rodízio dos pneus a cada 5 mil km rodados já cidade e 10 mil km pra quem roda nas rodovias.
Se você tem dois pneus lisos nós eixo traseiro em uma pitas molhadas você nao entra em já curva a 80 ou 100 por hora. De vc tem pneus novos você consegue sim entra nessa mesma velocidade. Independente se tem tração ou não. Você não pode olha pro pneus como assessorio e sim como item de segurança. E segurança vem em primeiro lugar.
Dou vários motivos aqui provando que pneus novos sempre no eixo traseiro
Sua frente tá o controle. Mas a traseira vc não controla.

Avatar
Adriano e soares 8 de março de 2021

Eu como mecho com pneu reformado eu coloco os reformados atras e o novo na frente, por causa da durabilidade o reformado dura bem mais atras, a reforma e top mais de 60 anos no mercado so pneu de 1 reforma e 2016 pra cima que faz

Avatar
Antônio graciano 11 de março de 2021

Boa tarde !! Concordo c vc amigo .eu faço isso com automóveis e caminhão..novos na frente, reformado atrás. Vlw amigo !!

Avatar
José Luiz 8 de março de 2021

O certo quando vc tem dois pneus meia vida é outro dois mais ruins um pouco, não titubeia troca logo os quatro pra sua garantia e segurança, se não puder deixe o carro em casa e vai trabalhar de magrela, ônibus ou mesmo a pé.

Avatar
Lavonda Bartl 6 de março de 2021

Confira nossa seleção de cupons de desconto das principais lojas da internet. Para que encontre apenas códigos válidos, nossa equipe verifica cada cupom.

Avatar
Rafael Assis de Oliveira 5 de março de 2021

Boris, bom dia!

Eu uso como argumento que os pneus novos devem ser colocados onde fica a tração do carro.
Se tração traseira, novos na traseira e se tração dianteira, novos na dianteira

Avatar
RuyJr 5 de março de 2021

Bom dia, Bóris, bom dia demais companheiros !

Moramos (e somos) num país de “achólogos” ! Acredito que já vi testes formais da Pirelli, em seu campo de provas, provando “por A + B” qual eixo deve ser privilegiado com pneus novos.

Assim, Bóris, sem nem sonhar em questionar teus vastos cpnhecimentos automobilísticos, que tal dar embasamento técnico à questão, conversando e trazendo a orientação desse pessoal ?

Um abraço a todos !

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 5 de março de 2021

Concordo – em tese – que ao substituir apenas dois pneus o melhor é ‘fazê-lo atrás’ (soou mal !) , mas ocorre que 99% dos motoristas ignora por completo como tirar seu carro de uma situação crítica: “a maior parte dos motoristas só entra no carro porque a porta abre…”.
Também é indispensável citar onde estamos, i.e., num país latino-americano subdesenvolvido, no qual comprar pneus é duro, duro de tributações as mais variadas: graças-a-deus nossos carros não têm ‘rendinha’ por dentro do para-brisa, nem imagem de santo no quebra-sol, conforme se vê da Argentina ao México, algumas – diríamos sendo condescendentes – até perigosas, não a parafernália em si, OS LOCAIS ESCOLHIDOS PARA AS PENDURAR SIM.
O carro de um meu amigo, vendedor de caldo-de-cana, é um VW TL 1972, que quase como todo os bons VW (há os ruins também, e os péssimos!) vai rodando indefinidamente; sobre os pneus do TL (ou da TL, conforme dizem aqui / de fato, “a”, é a VARIANT, e “o” o TL) eles estavam no cordonel emborrachado !!!
Ninguém se preocupe, eu doei ao amigo pneus seminovos.
De que maneira explicar ao referido qual pneu é mais seguro andar na frente? Se na frente é justo, atrás é apertado, embora derrape !!!
Grato pela atenção,
Rodrigo.
. . . . .

Avatar
Luiz 14 de maio de 2021

Caramba, vc escreve muito bem! haahah

Avatar
leonardo de souza silva 4 de março de 2021

Os argumentos mais convincentes, comprovam que os melhores pneus devem rodar no eixo traseiro. Se houver problemas nos pneus da frente (furo/estouro, etc), você pode controlar o carro. Mas se o mesmo ocorrer no eixo traseiro, é contar com a sorte.

Avatar
Danilo 7 de março de 2021

Concordo

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 4 de março de 2021

Uso sempre os novos na dianteira!
Os argumentos de aderência sob chuva e falha catastrófica em um pneu traseiro, na minha opinião, não se sobrepõe à eventual necessidade de manobra brusca de mudança de direção e ao maior conforto ao dirigir. Além disso, nos carros modernos com ESC, ABS e EBD, acho que essa discussão se tornou inútil e sem sentido.

Avatar
Mauro 5 de março de 2021

Sempre coloquei pneus novos na frente e no eixo traseiro deixo os pneus melhores, os quais sempre estão bons. Então não preciso ficar na dúvida. Os 4 pneus sempre estão corretos.

Avatar
Isaias 8 de março de 2021

Ivan,só passando pela situação de ter um veículo na curva saindo a traseira em uma pista molhada pra saber, minha opinião tenta manter os 4 em bom estado.

Avatar
Luiz Eduardo Canheti 4 de março de 2021

Nenhum pneu abaixo do indicador de segurança deveria estar rodando no carro, no entanto até chegar no indicador que geralmente é 1,4mm esse pneu pode estar em qq eixo. Portanto estando acima do incicador, eu prefiro os novos na dianteira por questão de conforto pra dirigir.

Avatar
Leitor 4 de março de 2021

Pneus têm que comprar os quatro de uma vez e todos iguais. Não adianta comprar só dois novos, fica horrível parecendo gambiarra. Parece coisa de picareta que vende carro . ?

Avatar
Deoclecio Vieira 4 de março de 2021

Se o carro é reação tras. Coloco os novos na tras. Se a tracao na diant. Coloco novos na diat .

Avatar
Marcos 4 de março de 2021

Se vc fosse inteligente, faria o rodízio dos pneus, assim todos gastaria de forma igula e na hora de trocar , trocaria os quatro e não dois , estaria sempre em boas condições de rodagem. Tanto na traseira quanto na dianteira.

Avatar
Gledston Anderson 4 de março de 2021

Traseiro !! Sem sombras de dúvidas !

Avatar
Leitor 4 de março de 2021

Pneus têm que comprar os quatro de uma vez e todos iguais. Não adianta comprar só dois novos, fica horrível parecendo gambiarra. Parece coisa de picareta. ?

Avatar
Kaique 4 de março de 2021

Concordo dá um jeitinho de comprar os quatros novos resolve todo o problema

Avatar
Célio Alves Simões 4 de março de 2021

Trazeiro com certeza.

Avatar
Henry Reic 4 de março de 2021

Boris bom dia.
Gostaria de saber se os aditivos existentes fazem bem pro carro.
Obrigado.

Avatar
Wisnei 4 de março de 2021

Henry bom dia, concerteza faz bem, até porque sai de fábrica com aditivo e no manual indica qual aditivo usar, lembrando que tem várias marcas de aditivos no mercado, mas nem todos são eficientes, temos a tendência de ir para o mais baratos sendo que o prejuízo pode ser grande…

Avatar
Henry Reic 4 de março de 2021

Parabéns Boris.
Não perco um vídeo seu

Avatar
Iron Ross 3 de março de 2021

Quando especialistas indicam pneu novo na traseira, mostram até testes em pistas molhadas. Numa condição de chuva pesada, concordo.
Porém, duas três questões contrárias a pneu novo na traseira:
1) Na maioria das vezes, você estará dirigindo em tempo seco;
2) Em condução na chuva, você obviamente deve estar em velocidade reduzida;
3) O pneu usado, que não foi trocado, aí da deve estar dentro do limite de segurança, ou seja, ainda em condições de uso.

Considerando isso e que, para frenagem de emergência, pneu novo na dianteira é mais eficiente.
Considerando que na maioria dos casos a maior quilometragem é feita em trecho urbano (mais sucetivel a freadas bruscas)
Considerando a maior tração de penu novo na dianteira.

Sempre uso na dianteira.
Ponto.

Avatar
jack 3 de março de 2021

sou profissional mecânico em alinhamento e balanceamento de rodas a 20 anos formado no Senai mg. pneus e os 4 novos e pronto…www.borrachariadojack.com.br

Avatar
Lucas Melillo 3 de março de 2021

Isso. Pleno acordo. Choveu, vai devagar. Se uma criança atravessar na minha frente, juro que prefiro estar com os pneus melhores no eixo dianteiro
.

Avatar
Anderson 7 de março de 2021

Concordo plenamente em todas análises de segurança vc estar 100 :/: certo

Avatar
Rodolfo 3 de março de 2021

Segundo recomendação do Manual do Proprietário dos carros, em especial do meu Onix 1.4-L, o correto é fazer o rodizio dos pneus a cada 10.000 km, e assim todos os quatro pneus vão acabar na mesma hora.

Avatar
agner alves pereira 3 de março de 2021

Desculpem-me pessoal, mais já esta comprovado que os pneus novos (trocar sempre o par) devem ser colocados no eixo traseiro. A aderência do veiculo encontra-se na parte traseira da carroceria e nao na parte frontal como muita gente pensa. Qual incidente que ocorrer na parte dianteira do veiculo o motorista tem o volante para controlar, na parte traseira, ele nao tem poder algum sobre o veiculo.

Avatar
Marcus 7 de março de 2021

A pergunta é,,,,,, penus novos na dianteira ou traseira? Não se vc compra ,tudo novo ,etc

Avatar
Carlos 3 de março de 2021

Tem que largar de ser Jaquirana é trocar os 4 pneus.
Faz a prestação, mas troca os 4

Avatar
Fernando B 3 de março de 2021

Pneu novo vai no eixo DIANTEIRO. Lá que vc precisa do freio, da tração.

Avatar
Marco Barreto 3 de março de 2021

Concordo , e principalmente o controle do veículo, porque um piloto de drift faz as manobras com o carro saindo de traseira e a dianteira segura nas mãos.

Avatar
manoel brasil 3 de março de 2021

Pneus novos atrás! O eixo traseiro é responsável por dar dinâmica e estabilidade no carro,com relação ao piloto de drift isso acontece porque nós carros de drift a tração é traseira e na dianteiro os carros de drift tem os ângulos de geometria alterados aumentado assim a estabilidade do carro,porém existe o maior desgaste de pneu e de peças da suspensão o que não é apropriado para carros utilizados no dia a dia !

Avatar
Esfolado 4 de março de 2021

Concordo, 70 % dos esforços são no eixo dianteiro. Os Pneus melhores devem estar lá.

Avatar
Maurício Oliveira dos Santos 3 de março de 2021

Pois eu concordo que os pneus traseiro tem que ser novos, apenas por um motivo evitar,aquaplagem

Avatar
Marco Barreto 3 de março de 2021

Mas a aquaplanagem e mais acentuada quando seus pneus dianteiros estão em pior estado, todo o controle do veículo está em suas mãos ou seja nas rodas dianteiras.

Avatar
Ale 3 de março de 2021

Quem abre o sulco na água da chuva é o pneu dianteiro, o traseiro segue o rastro, também coloco novos na frente

Avatar
Jeovã 4 de março de 2021

Acho que deve ser na dianteira aí acaba os quatro juntos.

Avatar
Zuba 8 de março de 2021

To contigo. Quem anda na estrada conhece a encrenca de passar no barro.

Avatar
Edson 8 de março de 2021

Tá enganado meu querido. Se vc tem pneus novos na frente e atrás o pneus tá liso sofre um acidente pois faz uma aquaplanagem, e seu pneu vira um jet-skee e daí já era.
A frente vc tem controle e atrás é eixo fixo.

Avatar
Roberto Matheus da ilva 11 de março de 2021

Maie ai no caso os pneus em questao eatao bons ainda rsrrsrs

Avatar
Deixe um comentário