Luz da bateria indica problema em outros componentes: entenda!

"Quando a luz da bateria está acesa, então, o problema é na bateria? Não, o problema  deve ser no alternador, problema no circuito elétrico"

painel carro luz bateria acesa
Luz da bateria acesa é sinal de problema no circuito elétrico (Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 29/11/2020 às 15h03

As luzes de alerta que se acendem no  painel pra lembrar o motorista que há alguma coisa atrapalhada: elas procuram  ser as mais óbvias possíveis. Então, você tem uma luzinha que acende com a bomba  do posto, é que tá precisando de combustível; tem outra que acende mostrando o tambor do  freio, as lonas, e assim por diante. Mas, talvez a mais óbvia de todas, esteja passando a informação errada pro motorista. Qual é?

Assista ao vídeo!

É a luz da bateria, porque, quando acesa, ela mostra uma bateriazinha, com os dois polos, mais e menos. Mas é que não tem problema nenhum na própria bateria, até porque, cá pra nós, né, se a bateria acabou, pifou, não tem mais carga, como é que vai acender alguma luz no painel? Quando acende a luz da bateria, o problema é no circuito elétrico, não nela.

VEJA TAMBÉM:

Ela vai acabar descarregando: por quê? Porque o alternador, o gerador de corrente, não está  recarregando a bateria. E por que que o alternador não estaria recarregando a bateria? Ou é porque ele deu um defeito, porque ele parou de funcionar por um problema interno, ou porque a correia que o movimenta, que vem lá do eixo virabrequim,  ela arrebentou.

Quando a luz da bateria está acesa, então, o problema é na bateria? Não, o problema  deve ser no alternador, problema no circuito elétrico. Dá pra você rodar até oficina, ou até a auto-elétrica, mas não dá pra você rodar  muito, não. Por quê? Na maioria dos automóveis, a correia que vira o alternador, vira também,  digamos, o ar-condicionado – você pode, talvez, ficar sem ele – mas faz funcionar uma coisa  muito mais importante: a bomba d’água.

Então, por incrível que pareça, quando acende luz da  bateria, você poderá ter um problema grave de superaquecimento do motor, porque a correia deixou de fazer a bomba d’água funcionar, aí a água não vai circular, o a água vai ferver e o motor pode até fundir. Então, muita atenção: luz da bateria acesa não é aquilo que você imagina. Não tem nada a ver com a bateria propriamente dita.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Celso Pinheiro 3 de dezembro de 2020

Borros Feldman Eu tenho um Focus powershift automático qual o melhor de andar dentro cidade na posição D ou S sabe me dizer pra economizar

Avatar
Deixe um comentário