[Vídeo] Piloto Automático Adaptativo é demonstrado em 1 minuto

Um experimento comparou carros com e sem o ACC e comprovou que ele contribui para a redução de congestionamentos fantasma

congestionamentosfantasma1 1
Por AutoPapo
Publicado em 30/07/2018 às 19h30

Um vídeo de um minuto produzido pela Ford demonstra a eficiência do Piloto Automático Adaptativo (ACC) na prevenção de congestionamentos fantasma. A tecnologia está presente em diversos modelos mais equipados e acompanha o carro à frente automaticamente. Com um aumento na frota de veículos equipados, o que é uma possibilidade para o futuro, poderemos ter uma atenuação dos engarrafamentos.

Um congestionamento fantasma ocorre quando não há razão para o fluxo de trânsito ser interrompido, mas um motorista freia. Com isso, o veículo que segue atrás dele também terá que frear, e essa diminuição de velocidade é transmitida aos outros que seguem na fila, gerando uma reação em cadeia.

piloto automático adaptativo controle de cruzeiro adaptativo acc carro
(Ford | Divulgação)

Esse tipo de lentidão pode acontecer de diversas formas, como um carro que entra na via sem sinalizar ou quando um motorista uma reação atrasada.

Nestes casos, carros equipados com o ACC poderão reduzir o impacto das frenagens desnecessárias, como demonstra o vídeo. As imagens fazem parte de um estudo conduzido pela Ford em parceria com a universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Veja:

O experimento foi feito com 36 motoristas em uma pista de testes da montadora. Os participantes simularam um fluxo de trânsito normal na via, primeiro fazendo uso do Piloto Automático Adaptativo, e depois com o recurso desativado. No segundo caso, os condutores fizeram a frenagem dos veículos, como ocorreria em um cenário real.

Os pesquisadores concluíram que a tecnologia reduz o impacto de uma frenagem sobre o fluxo de trânsito, mesmo se apenas um terço dos carros contar com o dispositivo.

Piloto Automático Adaptativo é a mesma coisa que Controle de Cruzeiro Adaptativo, também conhecidos pela sigla ACC, do inglês Adaptative Cruise Control. A tecnologia detecta a distância e velocidade de veículos à frente e conduz o carro automaticamente, acelerando e freando de acordo com o fluxo, e se mantendo dentro de uma velocidade selecionada pelo motorista.

O equipamento está intimamente relacionado com recursos de condução autônoma, dos quais é parte fundamental.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário