[Vídeo] Não adianta Proconve L7 se o motorista põe tudo a perder

"Há um cânister, que é um filtro de carvão, colocado no carro para filtrar, para reduzir a nocividade desses gases tóxicos"

carros flex tanque combustivel gasolina alcool shutterstock 1086464912
Encher o tanque "até a boca" é uma prática danosa (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/02/2022 às 15h46

Essa transição de 2021 para 2022 foi um pouco  complexa para indústria automobilística, porque entrou em vigor, em janeiro, a nova fase L7 do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores). Ela é mais exigente em termos de emissões no escapamento do veículo e muito mais exigente  em termos de emissões evaporativas, que são aqueles gases tóxicos que saem do tanque de combustível.

Assista ao vídeo e entenda o caso!

VEJA TAMBÉM:

Há um cânister, que é um filtro de carvão, colocado no carro para filtrar, para reduzir a nocividade desses gases tóxicos. Mas havia um limite para a evaporação do combustível, previsto na fase anterior, de 1,5 g por duas horas. Agora, a partir de janeiro, nada de 1,5 g a cada duas horas: é 0,5 g o dia inteiro, 24 horas, segundo a fase L7 do Proconve.

Isso obrigou as fábricas a fazerem modificações no tanque de combustível, no cânister,  nos dutos, nas mangueiras e assim por diante, para ajudar na limpeza do ar que nós respiramos.

Quando o Proconve L7 vai para o beleléu?

Pois é, mas apesar disso, tudo vai por água abaixo sabe como? Quando você para  o carro no posto, para abastecer, vem frentista e você explica “pode encher o tanque até boca”. Ele fala “até a boca doutor?” “É sim, até a boca,”  porque você quer o máximo de combustível possível  para ter maior autonomia, e demorar a ter que parar  de novo no posto paro próximo abastecimento.

Quando você diz esse “até a  boca,” você acabou com aquele  espaço que os vapores do combustível tinham para  ir para o cânister. Você encheu ali de líquido,  esse líquido vai para o cânister que, por sua vez, vai para o beleléu.

E, junto com o cânister, vão todas as preocupações da humanidade e do Proconve L6 e L7  para tentar limpar a nossa atmosfera.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário