Volkswagen Polo 200 TSI: opinião do dono sobre o hatch com motor turbo

Descubra quais são os prós e contras da versão Highline do hatch compacto sob o ponto de vista do proprietário

volkswagen polo highline 200 tsi cinza de frente
Proprietário avalia Polo Highline 200 TSI (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Andre Willis
*Estagiário sob supervisão
Publicado em 17/04/2021 às 15h06
Atualizado em 17/04/2021 às 18h50

Em 2017, depois de um hiato de três anos, o Volkswagen Polo regressou ao mercado brasileiro: muito mais moderno que o similar da geração anterior, fabricada no Brasil de 2002 a 2014, o hatch passou a utilizar a plataforma MQB e adotou novas motorizações 1.0 (aspirada e turbo) e 1.6. Mais recentemente, em 2020, a gama ganhou também o motor 1.4 TSI, na versão esportiva que reviveu a icônica sigla GTS.

VEJA TAMBÉM:

São justamente as versões com motores turboalimentados, 1.0 e 1.4, que causam mais curiosidade e dúvidas naqueles motoristas que não têm familiaridade com essa tecnologia. O AutoPapo entrevistou o dono de um Volkswagen Polo Highline 200 TSI, que fez sua própria avaliação do modelo. Confira a opinião do proprietário:

Proprietário:

  • Nome: Jose Luis Tenuto
  • Versão do veículo: Volkswagen Polo Highline 200 TSI
  •  Motorização: 1.0 Turbo (200 TSI)
  • Ano/modelo: 2017/2018
  • Há quanto tempo é proprietário do veículo: 2 anos e 8 meses (no momento da entrevista)

Avaliação

Notas, de 0 a 5, nos seguintes quesitos:

Característica Nota
Desempenho 5 ★★★★★
Consumo 5 ★★★★★
Espaço interno 5 ★★★★★
Porta malas 5 ★★★★★
Estabilidade 5 ★★★★★
Freios 5 ★★★★★
Acabamento 4 ★★★★☆
Itens de segurança 5 ★★★★★
Equipamentos 5 ★★★★★
Ergonomia 5 ★★★★★
Estilo 5 ★★★★★
Custo (aquisição e manutenção) Não respondeu

Experiência com o Volkswagen Polo

Quais são os principais pontos positivos do veículo? 

“Tecnologia, motorização, segurança, beleza e economia de combustível. O torque em baixa rotação é tudo nesse carro: não precisa pisar muito para desenvolver e, caso precise, ele responde. Sendo assim, tenho um carro que me dá prazer de dirigir e é econômico. ”

E os principais pontos negativos? 

“Acabamento tem muito plástico duro, atraso do acelerador e trancos nas trocas de marchas, que já melhoraram muito após uma atualização do software.”

Como tem sido a assistência técnica? Está satisfeito ou não? 

“Muito boa. Adquiri o veículo na Recreio Veículos (Maracanã-RJ) e, sempre que precisei, fui muito bem atendido, apesar de só ter ido (à concessionária) para fazer as duas revisões e recall. ”

Por que escolheu o Volkswagen Polo? 

“Não pensava em trocar de carro, mas fui com a minha mãe para fazer um test-drive no up! para ela, e o vendedor me perguntou se eu queria fazer um test-drive no Polo, que havia sido lançado em setembro 2017. Era dezembro, eu não estava fazendo nada, e aceitei.

Mas quando saímos da concessionária, não vinha nenhum carro, e aí o vendedor falou: ‘atola o pé’. Fiz isso: minha cabeça bateu no encosto e meu corpo colou no banco. Então, em menos de 30 dias, eu já estava com o Polo na garagem.”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
59 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leo Mendonça 24 de janeiro de 2023

Fuja. Suspensao de papel.
Meu carro tem 2,5 anos de uso e apenas 29.000 km e ja deu problema na susoensao dianteria 2x. Trocaram tudo la debaixo…

Agora está com um calo na direcao em manobras na garagem.

Fuja de VW… se carro fosse somente motor nao vendiam bancos volante rodas….

Avatar
Jo 18 de julho de 2021

Eu teria um 1.6. Quanto ao turbo ainda sou cético quanto a custos exorbitantes de manutenção, que pra mim não valeria a pena.

Avatar
Sir.Alves 17 de junho de 2021

O motor vw 1litro turbo anda bem no polo pq eh hatch compacto, bem leve, casou bem, mas quanto ao acabamento muita gente reclamava dos rangisdos de acabamento interno, sera que ja resolveram?

Avatar
Marcelo 6 de maio de 2021

Uma pergunta para os donos de VW 1.0 TSI: vocês acham um bom negócio comprar um modelo desses usado? Esse motores turbo da linha Polo dão muita manutenção? Algum defeito crônico?

Avatar
Magda 17 de junho de 2021

O meu tem 50k . Excelente! Só revisão normal. Troquei as pastilhas dianteiras agora. Pneus ótimos ainda. Roda no mínimo mais uns 20 k . Top. Com a atualização do software do motor, não dá mais o tranco no arranque.

Avatar
MARCIO ELIAS DE SOUZA 25 de abril de 2021

É um bom carro. Cuidado com o uso frequente de álcool combustível.
Tive problemas sérios com o meu Polo TSI 18/18.
Foi necessário trocar os injetores pois um deles simplesmente “detonou” com cerca de 30.000km. Usei álcool desde que sai da concessionária até esse problema. Depois disso só gasolina. Injeção direta não combina com álcool combustível.

Avatar
Alexandre 25 de abril de 2021

Essa sensação de força nas baixas rotações, graças ao turbo, é o que traz maior satisfação ao dirigir. O consumo também acaba privilegiado, o que também alegra. O Polo me parece ser um ótimo carro, mas encontramos a mesma sensação em outros veículos como Onix Turbo por exemplo. Alguém vai dizer… o Onix anda menos… isso é até verdade, mas traz a mesma sensação…torque em baixa e consumo baixo…então, viva o motor turbo?

Avatar
Geremiss de M Pereira 25 de abril de 2021

Tive um 2020, Comprei zero, um carro excelente, o problema que e a suspensão dura, bate muito. Nos primeiros meses houve ruídos indesejáveis, aqueles grilinhos devevido parte de plástico do carro. Consumo:
Gasolibia 22k/l.
Álcool 18k/l.
Velocidade de 80km/h.
Vendi e vou comprar outro por esses dias.

Avatar
Lucas Destefani 23 de abril de 2021

Tenho um polo mpi 2018, está fazendo 212.000km nunca fiz nada no carro, carro fantástico esse motor aqui na minha cidade andando de noite na boa chega a fazer 17km/l, na estrada faz 20km/l fácil, na cidade com ar ficar na faixa de 14km/l. estabilidade top, dirigibilidade excelente, não tenho do que reclamar

Avatar
LUIZ FC 20 de abril de 2021

Tenho Virtus CFT 200 TSI com Tech3 2020 até agora com 13k km estou satisfeito com exceção do barulho de vento que vem da janela após 110 km/h. Não eh muito econômico 14 km/l na estrada média de 120 km/h. Na cidade 11 km/l na gasolina. Geral nota 7,5.

Avatar
Marcelo Flores 20 de abril de 2021

Boa tarde!!! Possuo um a 3 anos 18/19 confotiline pack 3, estou muito satisfeito,não tive nenhum tipo de problema com o carro até agora,consome um pouco no álcool porém é bem justo na gasolina….. Enfim perante a concorrência realmente é o melhor. Recomendo

Avatar
Paulo Henrique 19 de abril de 2021

Tenho um virtus higiene 2020 um excelente carro o único desconforto em pista irregular a suspensão pular um pouco não sei se é devido ao aro 17 mais poderia ter um ajuste melhor da suspensão traseira.

Avatar
Valnei Carvalho Oliveira Carvalho 19 de abril de 2021

Tenho um polo confortline 200 tsi, antes de compra lo tive cruze e Jetta, fiz testes em argo, fiesta,e outros, sua tecnologia é muito boa, único no segmento com freio a disco nas 4 rodas, injeção direta que permite essa arrancada que impressiona, sua dirigibilidade também impressiona, mas o preço de verdade é alto o carros Volkswagem são altos em relação a outras montadoras

Avatar
Jean Meleck 18 de abril de 2021

Tenho o Msi, econômico e ergonômico, pisando na estrada faz 14,5km/l,no modo tiozão,de boa faz 16km/l. Na cidade acho ele gastao faz 9,9km/l contra os 12kml/l que diz manual de fabrica.
O famoso ruido no porta malas é bem pequeno,aparece nas torções da carroceria em terrenos mais ruins, não me incomoda,mas existe.
Não comprei o tsi,pq achei muito elevado o valor, sendo que lá fora,a diferença entre os modelos, é bem pequena.

Avatar
Sérgio Moacir Job Lima 18 de abril de 2021

Tenho meu segundo Polo 200 TSI. Não consigo ter outro. Nenhum chega a beleza e o desempenho que ele tem. Tenho prazer em dirigir pra qualquer lugar só para estar com ele. Meu 2017 tinha um troço bem legar no porta-malas em que eu separava as imundícies que sempre ficam atrás, além da redezinha para manter seguro alguma coisa solta. Na versão 2021 não tem mais. Senti falta. Enquanto não chega o elétrico este é o meu carro.

Avatar
Fernando Peixoto 18 de abril de 2021

Incrível elogiarem a ergonometria. Para dirigir nota 10. Para quem vai atrás nota ZERO. Não tem o PQP, por que? Pessoas de mais idade para entrar e sair é uma M. A VW precisa lembrar que não faz carro só para garotões. Muito plástico com péssimo acabamento. E a mania de colocar pneu de perfil 55 como se nossas estradas fossem autobhans. Antes dos 10 mil já estourou um pneu por isso.

Avatar
José Luiz Mazzilli 18 de abril de 2021

Tenho um Polo highline 200 TSI 2019.
Nada a reclamar, o ponto mais importante é o torque, deixa qualquer 1.6 e 1.8 aspirado para trás.
Acho somente que o preço é um pouco salgado.

Avatar
José Silvanio Bicalho 18 de abril de 2021

Tenho um virtus highline 1.0 TSI não tenho nada pra reclamar um excelente carro desenvolvimento incrível único ponto fraco acabamento muito plástico

Avatar
Ricardo Salles Netto 18 de abril de 2021

Carro excelente!
Tenho um Polo confortline 2018 TSI, a digiribilidade é incrível, o desempenho é ótimo, tem muito plástico mesmo, mas não me incomoda, sempre dou preferência ao prazer de dirigir…

Avatar
Thomas H. 18 de abril de 2021

Polo MSI é um golzão, carro de bobinho. Quando vejo um na rua, só rio da cara do motorista..kkk

Avatar
Jose 18 de abril de 2021

Boa tarde, o michupa qual carro vc tem

Avatar
Thomas H. 18 de abril de 2021

Michupa? kkkk pede pra sua mãe. Tenho um turbo que não é 1.0, nem chinês. Mas não tenho que te dar muita satisfação não.

Avatar
Santa Prayer 24 de abril de 2021

Os fanboys de plantão são assim mesmo meu amigo deixa quieto esse povo não sabe ter crítica sobre as coisas aí é só a gente fazer uma sátira porque realmente é uma piada colocar o carro nesse valor com motor 1.6 aspirado que é a cara do golzinho sim, com acabamento mais porco do que a bunda de qualquer um depois de dar aquela cagada aí ficam aí doidinhos vão se f****

Avatar
Dpego 25 de abril de 2021

Dois comentários idiotas,o primeiro nem carro deve ter o segundo a mesma coisa,já tive gol bola, quadrado e nem tem comparação, são parecidos também não, opinião não se discute aceita ou não, porém o Polo e Polo simplesmente a 40 anos em produção,Gol a 35 ou mais,Golf bem mais, então o Thomas respeito o Polo pois é bom

Avatar
Adriano 18 de abril de 2021

Bobinho é vc achar que o polo é um golzão. Aí é a gente que tem que rir da sua cara.

Avatar
Gustavo 21 de abril de 2021

O michupa anda de Mercedes turbodiesel com 50 lugares sentados e 70 em pé.

Avatar
Thomas H. 24 de abril de 2021

KKKK iludido, coitado…

Avatar
R Rojas 22 de abril de 2021

Bem bobao seu comentário

Avatar
MiroRS 30 de julho de 2021

E quando a turbina e bomba d alta der pau ele é quem vai rir d vc kkk

Avatar
Lafayette Magalhaes 18 de abril de 2021

Tenho um Comfortline 200 TSI, com 15000km, não tenho nada a reclamar referente a dirigibilidade que é excelente, meu único ponto contra o Polo é o sistema da abertura do porta malas!

Avatar
Eduardo 20 de abril de 2021

Realmente, é uma gambiarra a abertura do porta malas

Avatar
Fernando 18 de abril de 2021

Tenho um UP Tsi. Gosto muito. Existe um comentário sobre pensando em trocar por motivo de peças caras em manutenção do motor turbo. Tbm pensei nisso . Motor 1.5 Toyota. Ou 1.6 vw. Não pensei na Honda. Por motivo de regular válvula. Toyota são carros caros demais.

Avatar
Marcelo Goya 6 de maio de 2021

Se não quer ter problemas mecânicos, vai de Toyota ou Honda. Sobre a regulagem de válvulas nos Honda, te digo que é um serviço simples e barato e que pode ser executado em qualquer oficina mecânica, não precisa recorrer às concessionárias.

Avatar
Eddie 18 de abril de 2021

VW Polo é tudo de bom. Há um ano e meio com o msi mt e sem problemas. O acabamento poderia ser melhor, mas compensado pela excelente ergonomia, posição de guiar e conforto dos bancos; o resto não preciso comentar, é só nota 10.

Avatar
Francisco José de Borja Santos 17 de abril de 2021

Temos um Polo 200TSI 18/19, show, nivel máximo de satisfação, desempenho, beleza, segurança.

Avatar
Carlos 17 de abril de 2021

Sou fã do motor Tsi. Economia com desempenho. Tive um Up TSi por 5 anos e há 3 meses migrei para um Polo (20/21). Estou muito satisfeito. Não é esperto como o Up, mas compensa com o conforto do câmbio automático. Muito econômico e não percebi trancos nas mudanças de marcha. Na estrada, sem pisar fundo,deu 17 km/l na gasolina.

Avatar
Rodrigo 30 de agosto de 2021

UP é tudo de bom

Avatar
Luiz 17 de abril de 2021

Tenho um virtus highline 18/19, e comigo, aconteceu uma situação semelhante. Fiz um teste-drive e tb me apaixonei pelo desempenho, conforto e espaço interno.

Avatar
Leonardo Riva 17 de abril de 2021

Até o mpi é valente

Avatar
Jose garcia valerio dos santos 18 de abril de 2021

Fiquei muito triste tenho up mpi muito bom econômico. Quando ia comprar um up tsi sai de linha no Brasil.nao entendo o povo brasileiro um carro desse jamais deveria sair linha

Avatar
Rodrigo Amorim 18 de abril de 2021

Questão de custos no nosso mercado , a fábrica diz que o custo real inviabiliza, seriaais caro que o Polo msi hj !

Avatar
Eddie 25 de abril de 2021

Passe pro Polo, vc não terá saudades do Up. Tive dos Up mpi excelente carro, mas o Polo é evolução.

Avatar
José Roberto Venâncio 17 de abril de 2021

Tbm o carro é lindo não tive condicoes de comprar um desse mais comprei o polo msi 1.6 2020 preto ninja meu este carro é top lindo demais sem fala q ele tem um tipo pit Bull adorei o meu agora imagina este completao parabens show

Avatar
ANDERSON DE LIMA PESSANHA 17 de abril de 2021

Eu amo esses carros 1.0 turbo tenho 2 Tsi aki na minha oficina com turbina kebrada por que a garantia não cobre. Estão aki fazendo minha alegria e dono chorando por que a turbina é baratinha!!!! Só que não

Avatar
Marcos 17 de abril de 2021

E verdd a turbina ta dando problema e o concerto não é nada barato.

Avatar
ANDERSON DE LIMA PESSANHA 17 de abril de 2021

Na verdade o problema é o proprietário que não segue a risca a manutenção do fabricante. O turbo é frágil sim mais c manter a manutenção em dia ela dura mt

Avatar
Sir.Alves 17 de abril de 2021

Mangote do turbo soltando, queimado? ou turbina fundida pela falta de oleo x manutenção mesmo?

Avatar
ANDERSON DE LIMA PESSANHA 17 de abril de 2021

Não o 1° foi filtro de ar do motor sujo mt sujo deixando passar mt coisa e acabou dando folga no eixo raspando o rotor na carcaça.
O 2° o dono não colokou o óleo original 5w40 colocou 15w40 não teve lubrificação e quebrou o eixo da turbina.
Enfim nos 2 casos o mais trabalhoso foi scanear o motor e calibrar a pressão do turbo de forma original para não danificar o motor.

Avatar
Alexandre Lacerda 17 de abril de 2021

Tenho um Up TSI Extreme. Gosto bastante do carro apesar dos acabamentos. Econômico, anda bem (motor fantástico) e seguro.

Avatar
Guilherme, 18 de abril de 2021

O carro é bom, mas o dono é sem noção, dar nota 5 pra um porta mala de míseros 300 litros e falar que o espaço interno dele é nota 5 ? só se for pra uma família de anões. Esse carro é mais apertado que o Golf 4 que já era um aperto que só.

Avatar
Alberto 18 de abril de 2021

São pontos visíveis na hora da compra,e certamente atendeu às necessidades dele,caso contrário,tem o Virtus como opção.
Agora comprar e reclamar do porta malas,pra mim ,é inadmissível……
Comprou ciente ,tá vendo.

Avatar
Eddie 25 de abril de 2021

Tenho Polo MSI, excelente espaço interno e porta-malas. Se pra vc é pequeno e nao atende vc comprou o carro errado, um TCross é o carro pra ti. Primeira pergunta antes de comprar um 0km – pra que eu quero este carro e onde vou rodar e quantas pessoas vou levar comigo em viagens. Polo é carro pra 4 pessoas no máximo, um casal e uma criança é ideal.

Avatar
Rodrigo 30 de agosto de 2021

Reclamação de porta malas pequeno não deveria existir, quem compra o carro já está ciente do tamanho do mesmo.
Pra mim o porta malas do up da e sobra. Para meu uso, raramente tem alguma coisa lá.

Avatar
GUSTAVO GUEDES DA FONSECA 17 de abril de 2021

Bem fraco esse relato, parece post de twitter

Avatar
ROBERTO WAIDMANN 17 de abril de 2021

Concordo, apesar de não ter o que reclamar do meu Comfortline 19/19 acredito que a manutenção desse carro vai ser bem cara no futuro. Tenho pensando bastante em trocar por um carro de motor aspirado.

Avatar
Gilberto 17 de abril de 2021

O carro 1.0 turbo é bom, mas muito acabamento em plástico e nada econômico, pois gasta mais que meu Jetta 1.4 no geral. A caixa de cambio automática não é suave e confortável. Não compraria outro nesses moldes.

Avatar
Joao Paulo 17 de abril de 2021

Olá boa noite tenho um polo tis 200 estou muito satisfeito com o carro e top dos top
Economia muito ma minha mão faz 21km por litro muito econômico e show de bola um forte abraço a todos

Avatar
Ronaldo Abreu 17 de abril de 2021

Tenho polo 200tsi 2018 2019 e estou muito satisfeito nunca deu probrema é nem barulho interno que muita gente reclama, eu aprovo , um forte abraço a todos !

Avatar
Eduardo Gusmão de Castro 17 de abril de 2021

Fantástico. Motor com torque bacana. Manutenção barata mas o meu só gastei com trocas de óleo e filtros. Diante disto recomendo em sombras de dúvidas.

Avatar
Deixe um comentário