Volkswagen Taos aposta em espaço e segurança para enfrentar o Compass

SUV médio chega ao mercado no segundo trimestre: ele promete ser o principal lançamento da marca alemã em 2021

volkswagen taos 2022 brasil
Modelo é o quarto de uma leva de novos SUVs desenvolvidos pela Volkswagen (foto: Volkswagen | Divulgação)
Por AutoPapo
26 de janeiro de 2021 19:55

O Volkswagen Taos já tem período certo para chegar ao mercado brasileiro: será lançado no segundo trimestre deste ano. O modelo, que tem porte médio e foi desenvolvido com a finalidade de concorrer com o Jeep Compass, é a maior novidade da marca alemã para 2021.

VEJA TAMBÉM:

A Volkswagen promete que o Taos será um dos SUVs mais espaçosos do segmento. O porta-malas tem498 litros e, embora o fabricante não tenha revelado as medidas internas, promete acomodações folgadas para cinco ocupantes.

A julgar pelas dimensões externas, o Taos deve sim, ser espaçoso. O modelo tem 2,680 m de entre-eixos, 1,841 m de largura e 4.461 m de comprimento, além de 1,626 m de altura. Todas as medidas são superiores às do Jeep Compass, especialmente o volume do porta-malas: no concorrente, são 410 l. Já a capacidade do tanque de combustível é de 51 litros.

traseira do vw taos estacionado em frente a garagem

Não deverá existir opção de tração integral, o que restringirá uso off-road: ainda assim, a Volkswagen afirma que o Taos está apto a algumas aventuras. O vão livre do solo chega a 246 mm, com ângulo de entrada de 19°, ângulo de saída 26,3° e ângulo de rampa de 20,1°. Isso faz com que o modelo seja classificado como SUV pelo Inmetro. O conjunto de rodas de 18 polegadas com pneus 215/55 R18, porém, parece mais apto ao asfalto mesmo.

Preços do Volkswagen Taos

O Taos é o quarto integrande de uma ofensiva de SUVs que a Volkswagen preparou ára o mercado brasileiro. Ele será posicionado entre o T-Cross e Tiguan Allspace tanto em porte quanto em preço. Abaixo de todos esses modelos, há ainda o Nivus.

Os preços do Taos ainda não foram divulgados pela Volkswagen, tampouco o leque de versões. Porém, seguindo essa premissa de posicionamento entre T-Cross e Tiguan Allspace, nosso palpite é que os valores ficarão entre R$ 130 e R$ 150 mil.

Design e interior

O design é típico do fabricante alemão, com linhas discretas e funcionais. O maior destaque, nesse sentido, é a grade dianteira com um filete luminoso, como nos veículos elétricos da linha ID. A julgar pelos comentários dos leitores do AutoPapo em outras matérias sobre o SUV, esse elemento deve dividir opiniões.

interior do suv volkswagen taos

Por dentro, o atrativo do Volkswagen Taos deve ser a conectividade. No painel, há a conformação que o fabricante passou a chamar de ‘ilha digital’, com duas telas de 10 polegadas cada. Uma delas mostra os instrumentos do painel, que são configuráveis; do lado, há a central multimídia VW Play, com direito a loja de aplicativos e HD interno de 10 GB.

Motor 1.4 turbo e suspensão multilink

Na parte mecânica, o maior diferencial do Volkswagen Taos fica por conta da suspensão traseira independente, com arquitetura multilinlk. O conjunto dianteiro, como de praxe, é do tipo McPherson.

No mais, o SUV traz motor e câmbio já bastante conhecidos: sob o capô, há a tradicional unidade 1.4 turbo que o fabricante chama de 250 TSI, capaz de gerar 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Associado a ela, há uma caixa automática de seis marchas, com borboletas para trocas sequenciais no volante.

Essa mecânica vai equipar todas as versões, ao menos inicialmente. A Volkswagen afirma que o Taos é leve para seu porte, com apenas 1.420 kg: assim os números seriam suficientes para acelerar de zero a 100 km/h em 9,3 segundos e para atingir a velocidade máxima de 194 km/h. Porém, vale lembrar que, também em 2021, o Jeep Compass deverá ganhar um inédito motor 1.3 turbo com potência na casa dos 170 cv.

Equipamentos do Volkswagen Taos

O pacote de segurança será um dos pontos altos do Volkswagen Taos. O SUV será equipado com Controlador Adaptativo de velocidade de Cruzeiro, capaz até de imobilizar totalmente o veículo autônomo e de arrancar novamente dentro de 3 segundos, automaticamente, de modo a acompanhar o tráfego à frente. O pacote de tecnologias semiautônimas inclui sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres.

O modelo também virá equipado com câmera de ré com detector de tráfego traseiro e retrovisores com detector de ponto cego. Há ainda detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem pós-colisão, além de controle eletrônico de estabilidade.

Entre os equipamentos confirmados, está também o ar-condicionado com duas zonas de temperatura e saída para o banco traseiro. No Brasil o Taos será o primeiro Volkswagen equipado com um novo volante multifuncional, herdado do Golf de oitava geração. Há ainda iluminação ambiente personalizável, com 10 opções de cores. Não faltam sistema de chave presencial e teto solar panorâmico.

SUV será produzido na Argentina

O Taos será produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O projeto foi um desenvolvimento conjuntamente por equipes na América do Sul e na América do Norte. O modelo já está sendo produzido também em Puebla, no México, para abastecer o mercado local, além de Estados Unidos e Canadá.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marco 27 de janeiro de 2021

Um carro chega para ser opção ao Compass com preço superior, o que esperar? Porque não será fabricado no Brasil? Pra 2 pontos “negativos que não me convence a compra-lo, vou seguir com os da linha Honda ou Jeep…

Avatar
Deixe um comentário