Volkswagen pode tirar o Passat de linha na Europa

Além dele, modelo Arteon também tem futuro nebuloso: queda na demanda por sedãs e investimentos em elétricos são fatores decisivos

Por AutoPapo 01/12/20 às 09h00
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No Brasil, a Volkswagen já deixou de comercializar o Passat (Volkswagen | Divulgação)

O Passat, automóvel mais tradicional da gama Volkswagen, pode sair de linha na Europa. O modelo, que está no mercado desde 1973 e teve seis gerações completamente novas desde então, tem sofrido quedas nas vendas nos últimos anos. Outro modelo da marca que pode estar com os dias contados é o Arteon, que não emplacou desde que foi lançado, em 2017.

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De acordo com o site português Observador, a queda nas vendas vem atingindo não somente os modelos da Volkswagen, mas todo o segmento de sedãs. Esse tipo de carroceria, que, no mercado europeu, vem perdendo espaço há décadas para as peruas e os hatches, tem sofrido recentemente com a concorrência também dos SUVs.

Além da baixa demanda por sedãs, outra razão que pode fazer com que Passat e Arteon sejam descontinuados é o planejamento da Volkswagen em eletrificar toda a gama de produtos. A fábrica de onde saem os dois modelos, em Emden, na Alemanha, deve deixar de produzir veículos a combustão.

Porém, a publicação portuguesa pondera que as peruas das gamas Passat e Arteon ainda têm bons volumes de vendas. Por isso, existe a possibilidade de a Volkswagen manter pelo menos um dos dois modelos apenas na configuração station wagon.

Caso isso ocorra, a produção deve ser transferida para a fábrica do Grupo Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia. O Arteon Shooting Brake não deverá ser renovado quando chegar ao fim do ciclo comercial, mas o Passat pode até ganhar uma nova geração (só que sem a configuração sedã).

História do Passat inclui o Brasil

Ao longo de quase 50 anos, o Passat acumula mais de 30 milhões de unidades produzidas. Vale lembrar que o modelo foi fabricado no Brasil entre 1974 e 1988. O Santana, que é a configuração sedã da segunda geração, também foi nacionalizada e esteve presente no mercado nacional de 1984 até 2006.

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