Um comercial do Volkswagen Polo está despertando a ira de conservadores e religiosos: tudo porque a peça, desenvolvida para o Instagram, mostra um casal homossexual junto ao hatch. Originalmente, o vídeo foi veiculado em 2021, mas nesta semana acabou viralizando em grupos de WhatsApp e nas redes sociais. Muitos comentaristas criticaram a ação com declarações homofóbicas.
VEJA TAMBÉM:
Enquanto no exterior as peças publicitárias com referências ao público LGBTQIA+ são comuns – na década de 1990, a Subaru foi pioneira nas propagandas com foco nesse público -, no Brasil esse tipo de campanha ainda é pouco usual.
Mas o caso é que o comercial do Volkswagen Polo não é o primeira ação a tratar do tema do preconceito: outros fabricantes já abordaram a discriminação anteriormente, inclusive contra outros grupos minoritários.
Assista ao comercial do Volkswagen Polo:
O AutoPapo relembra 5 fabricantes de veículos que já fizeram ações de marketing polêmicas no Brasil e acabaram causando a ira do público conservador. Confira o listão!
Entre as fabricantes de veículos estabelecidas no Brasil, a Fiat é, certamente, a que fez mais ações provocativas de marketing. A última polêmica envolvendo a marca ocorreu no ano passado, quando o jogador de vôlei Maurício Souza, então do Minas Tênis Clube, postou publicações de cunho homofóbico no Twitter: o estopim do caso foi a releitura do desenho do Super-Homem, que retratou o filho herói como bissexual.
A Fiat, que patrocinava o clube, pressionou para que o jogador se retratasse. Ele, então, postou um vídeo pedindo desculpas “a quem se sentiu ofendido”, mas dizendo que continuaria “defendendo o que acredita”. Logo em seguida, o Minas Tênis Clube rescindiu o contrato do atleta.
A ação causou uma onda de críticas nas redes sociais: algumas pessoas chegaram a propor um boicote aos veículos Fiat. Pelo visto não deu certo, já que, no ano passado, a marca liderou o mercado brasileiro.
Antes disso, porém, a Fiat já havia criado polêmica em outras ocasiões. Uma delas foi o comercial de lançamento do Brava, que relacionava o hatch médio aos 7 pecados capitais, como inveja, orgulho e avareza… A peça recebeu críticas de consumidores religiosos, mas ganhou até uma continuação, quando o fabricante lançou a versão esportiva HGT. Nela, o fabricante anunciava o surgimento de um novo pecado: a pressa!
Assista ao comercial do Fiat Brava:
Outra série de propagandas polêmicas falava sobre “mudança de conceitos”. A mais lembrada abordava o tema do racismo: mostrava um casal em um Fiat Palio, quando o marido, negro, sofria um ato de preconceito. Porém, ao contrário do que aconteceu com o comercial do Volkswagen Polo, essa peça teve boa recepção do público.
Muito antes da Volkswagen retratar um casal homossexual no comercial do Polo, a Chevrolet já havia insinuado um beijo gay em uma propaganda do Vectra GT. A diferença é que o casal em questão era formado por duas mulheres. Entretanto, o vídeo da marca foi bem mais discreto, até porque a cena durava poucos segundos.
Outra que já incentivou a diversidade e acabou causando a ira dos consumidores mais conservadores foi a Nissan. E olha que a ação foi muito mais discreta que o comercial da Volkswagen com o Polo: a empresa simplesmente pintou uma faixa de pedestres com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIA+. Outro detalhe é que a intervenção nem foi realizada em via pública, e sim dentro da própria fábrica da empresa.
O simples nome de uma cor disponibilizada para veículos Citroën foi capaz de despertar polêmica. Era um tom de vermelho que se chamava Rouge Lucifer e compôs a paleta do fabricante há cerca de 20 anos. Consumidores religiosos pressionaram a marca, que acabou rebatizando a opção de Rouge Luc.
Um comercial da Mercedes-Benz mostrou que o preconceito pode ir muito além de questões raciais ou de gênero: a classe social, pura e simples, já basta para despertar intolerância. Tudo porque a empresa colocou o a música “Passinho do Volante” – para quem não reconheceu, é aquela cujo refrão diz “ahhhh, lelek, lek, lek” -, de MC Federado e os Leleks, em um comercial do Classe A.
Foi o suficiente para despertar uma onda de críticas do público conservador. A alegação era que o funk, gênero musical que se surgiu em comunidades e acabou se popularizando, não combinava com a tradição aristocrática dos veículos da marca. O caso é que o comercial causou enorme repercussão: provavelmente, era exatamente isso que a Mercedes-Benz pretendia.
Assista ao comercial do Mercedes Classe A:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Só acho que a VW deveria vender carro e não tentar fazer essa bizarrice, Polo carro de puto, já era não tem mais volta.
Creio que deveriam fazer um comercial mais imparcial referente ao produto, como outras marcas fazem, até porque eles estão especificando o produto para somente um determinado público, e economicamente se tratando de vender o carro quando necessário, isso está se tornando um transtorno, pois tive o cancelamento da venda do meu carro, por conta desse merchandising que na minha opinião desnecessário, pois creio que todas as classes de opção sexual ou algo parecido, possas comprar o carro que quiser, porém acho que faltou um pouco de respeito com os heteros, creio que o respeito de que tanto se pede do outro lado , deveria ser o mesmo com nós heteros, pois expressão de posicionamento hoje , se tornou-se homofobia, agora temos que amargar prejuízos por conta dessa Ação, não tenho nada contra as orientações sexuais de ninguém, mas acho que estão esquecendo de respeitar também o outro lado.
Sou conservador com muito orgulho. Quem não é conservador é progressista e progressiat é favor do aborto. Pena que a mãe desse não tenha sido a favor do aborto quando estava grávida.
Esse novo VW POLO vem com chassis duro, rosca queimada, escapamento alargado e já vem com cabos pra fazer chupeta. E novo câmbio Dick.
GOSTO DO AUTOPAPO POR FUGIR DO COMUM OU OBVIO E AGORA FICAR COM ESSE PAPINHO NÃO TEM NADA A VER COM CARRO…. FALEM DE CARRO VCS SAO BONS NISSO NAO TENTEM DITAR REGRAS E COSTUMES SOCIAIS.
belo comentario parabens
Muito Mi Mi Mi
Exposição desnecessária do público LGBTQ+
Infelizmente o objetivo foi alcançado, comentários dlnas redes sociais.
E não se trata de conservadorismo se trata de exposição a qualquer preço. Assim como Boticário com a Tamy nos dias dos Pais, este da Volks é outros que virão….como vagas para pessoas pretas do Magazine Luiza
Bando de hipócritas, vasculhem p banco de dados de currículos de vocês e verão o tanto de pessoas pretas que pediu serviço a muito tempo e vcs ignoraram. Bando de palhacos.
Acho que a Volks não deveria expor nem héteros ou homos, deveria falar do carro, mas como a marca esta em decadência com qualidade e desenvolvimento precisa chamar a atenção de uma outra forma, instigando a homofobia e prejudicando quem tem o carro e não tem nada a ver coma historia, será que eles vão indenizar todos os donos que estão sendo alvo de chacotas?
Não causou ira coisa nenhuma, causou foi muita piada, afinal brasileiro perde tudo, só não perde o bom humor. Rir não é pecado e muito menos proibido.
Falta de criatividade se chama isso, comercial sem um pingo de criatividade. Anos 80 e 90 anos de ouro, agora só existe idiota querendo impor alguma ideologia, se fosse diretor de uma empresa dessas mandaria todos do marketing embora, carro não foi feito pra determinado sexo, e muito menos minorias das quais nem compram carro!
Kkkk rindo até 2030 com meus amigos que tem polo tudo puto da vida 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
pessoal mt bobo
Desde quando ser homossexual é evolução? Sentir prazer esfolando seu órgão excretor ou beijar alguém do mesmo sexo é evolução ? Tô na dúvida!!!
Era exatamente isso que eu ia comentar…
Mas tem quem acredita. E do ponto de vista puramente comercial, ainda é propaganda para a minoria.
Ainda acho que os carros emperiquetados são 208, Ka, C3, Uno, Onix. Os carros da minha amada VW na qual sou fã boy “não assumido” são carros héteros, transpiram testosterona, por isso amei o comercial do Polo LgbTSIqia200+, esse carro é simplesmente estupendo.
Interessante , que todos esses carros citados , nenhum deles seu certo , produziu pouco e pouco se vendeu , ficaram pouco tempo no mercado kkkkk . Será que que foi por causa disso ?. Agora o Polo ! Vai ser limado também kkkkkk
Pior que é verdade,…KKKKKkkkkk… tem adolescente indo de onibus pa escola por que não quer mais andar no carro do pai!…. KKKKK Sem contar os itens de série que contam por aí que esse novo polo vem… vibrador nos bancos… cambio com 6 marchas rés que engatam com facilidade… KKKKKK…. eu já rí litros aqui…
Ataque aos héteros hahahahahaha
O conservadorismo é uma piada mesmo, é uma campanha de internet dentro das redes sociais da empresa, semana que vem ninguém mais lembra. E a vida segue com cada vez mais pessoas LGBTQIA+ ocupando espaços. Engula o choro e siga em frente.
Interessante , que todos esses carros citados , nenhum deles seu certo , produziu pouco e pouco se vendeu , ficaram pouco tempo no mercado kkkkk . Será que que foi por causa disso ?. Agora o Polo ! Vai ser limado também kkkkkk
Sentar no colo do chefe pra ocupar espaços… não vale…KKKK, precisa-se de capacitação.
O idealizador do comercial acha que toda a população é homossexual, “novas experiencias” “novas escolhas” e coloca dois homens se agarrando e beijando. Agora aguenta quem é cliente da marca e do carro. Até cogitei ter um Polo, mas na propaganda ficou claro pra quem a VW produz o veiculo e não sou do publico alvo dela.
E se fosse um casal heterro um homossexual não poderia comprar porque não aparecia eles no comercial? Que pensamento mais infeliz, espero que todas as marcas façam isso para assim você não ter nenhum meio de transporte que possa andar
Se ao menos entendesse para que serve propaganda, não estaria destilando esse ódio e vontade de eu não ter opção de locomoção. Não serei eu a converter a sua baixa intelectualidade. Desejo sorte, abs.
Parabéns pelo comentário 👏🏽👏🏽👏🏽
Tu queima essa rosca! Kkkkkkkk
Coitado de quem tem Polo…kkkkkk
E segue o UOL deletando comentários.
🤣🤣🤣🤣🤮
Eu acho que a VW na busca de atingir a lacrosfera tem tudo pra dar com os burros n’água. Não posso dizer que se isso acontecer lamentarei. Vale lembrar que a propaganda que mostra o casal homossexual trata da homossexualidade como se tratasse de uma “evolução” (a intenção e a abordagem apontaram para lados opostos). Desnecessário é o mínimo que se pode dizer desta propaganda.
A evolução não é ser gay, a evolução é conviver em sociedade e RESPEITAR TODAS AS PESSOAS, independente de credo, sexo, cor ou opção sexual.
Mas pelo jeito você não entendeu nada…
Tudo isso por causa de um comercial? Se está se sentindo ameaçado por causa disso, acho que você tem dúvida sobre a sua opção sexual.
Tô preocupado e em pagar minhas contas .
gostava do autopapo no youtube.. mas vi que pertence a lacrosfera dentro do UOL…. considera toda crítica como homofobia..
Verdade, não podem ser criticados pq se é homofobia, é eles podem dizer tudo que pensam que não é nada, é apenas críticas!
O público (otário) da VW pode ser hetero,mas a direção os vários cargos ,e diretoria da VW são Super-fanáticos HOMO!!!
Na frota da minha empresa tem cerca de 150 polo mas já solicitei a substituição imediata de todos eles.
kkkkkkkkkkkkkkkk…..boa…..rindo muito…..adoro acompanhar estas polêmicas para rir muito kkkkkkkkk ou será que serei censurado ou bloqueado por rir ?
solicita outro cérebro amigo, empreendedor burro ao ponto de trocar a frota por isso …kkkkkkkkkkkk piada
Çey, eu já vi os 150… Nem polo é carro de frotista, tampouco um empresário desse porte está preocupado com Twitter ou comentário de site.
Acorda que jaja o mercedão passa no ponto com seu motorista e dos seus 40 colegas
De acordo com a ideologia de genero seus polo são Kombis. KKKKKKKKK, não precisa de vender.
Lacrou mais do que o comercial GAY da VW! kkkkkkkkk
Rouge Lucifer… A Pirelli tem a anos o pneu chamado Diablo Rosso e ninguém fala nada… Assim como tem o Angel tbm.
Quanta choradeira por parte dos “defensores da liberdade”.
Muito mimimi. A empresa tem o direito de fazer o comercial q quiser.
E os incomodados, felizmente, têm o direito de ficar nessa choradeira sem fim
Todos tem direitos, inclusive a maioria dos 90% de heterossexuais e a maioria dos conservadores do Brasil e do mundo…..rs……e os incomodados com a choradeira dos conservadores também tem o direito de sentirem incomodados com tanta choradeira e tanto mimimi …..kkkkkkkk…… liberdade para reclamar e chorar e reclamar do choro também fazem parte da democracia……kkkkkk……adoro acompanhar estas polêmicas só para rir muito de todos…..kkkkk
Amigo, você tem um polo ?
Se você tiver então está tudo bem , você sabe o que nós proprietário de um polo estamos passando.
Pois estamos recebendo mensagens de chacota constante por causa desse comercial.
Já pensou em ter uma personalidade e não se preocupar com a opinião alheia ? É extremamente libertador
Não tenho um polo, entretanto se o carro te serve bem, é bom carro, e vc é bem definido na sua orientação sexual, que se dane a opinião alheia meu caro!!! Toque sua vida e boa!!!
Um carro não define sua pessoa.
Esse ainda não saiu do armário com certeza rsrsrs. Tá preocupado em mostrar pra sociedade o quão macho é…
Manhêêêêê tão me chamando de bicha!!!!!! kkkkkkkk
E você só tem essa ocupação na vida? rsrsrsrsrs… .
Tenho coisas mais importantes pra me preocupar. Esse assunto já saturou. Pessoal se apavora por pouco.
Acho isso uma perda de tempo. Não dou bola pra isso.
Não tem tempo e não liga mas fica aqui perdendo tempo comentando. rsrsr
Não entendeste o comentário. Sou leitor assíduo deste canal. Não tenho tempo pra se preocupar com besteirol. Gosto de matéria técnica sobre veículos.
Ainda acho que os carros emperiquetados são 208, Ka, C3, Uno, Onix. Os carros da minha amada VW na qual sou fã boy “não assumido” são carros héteros, transpiram testosterona, por isso amei o comercial do Polo LgbTSIqia200+, esse carro é simplesmente estupendo.
Se não concordar é “homofobia” pra mim isso é um ATAQUE AOS HÉTEROS que por sinal são a grande maioria do público Volkswagem…
Exclui enquanto é tempo, que vergonha kkkkkkk adoro os conservadores que conservam a vida dos outros mas normalmente dentro de casa são aqueles que traem e são pessimos filhos
Então os homossexuais não traem, são ótimos filhos e conservadores são péssimos filhos e traem? Acho que o respeito deve ser mútuo, ninguém é obrigado a gostar de outra pessoa independente de opção sexual, religião… Alguém é homossexual respeita mesmo que não concorde! Alguém não gosta de ver relação homoafetiva, respeita também! Acho que agressões não devem vir nem de lacradores nem de canceladores….
Pela sua ironia aos conservadores, podemos entender a sua aversão ao conservadorismo, conclui se que leva uma vida promíscua! Não querendo generalizar, mas definido com a sua generalização!