Balanceamento + alinhamento?

Você sabe quando deve fazer o alinhamento e o balanceamento do seu veículo? Cuidado, nem todas as manutenções devem ser feitas em conjunto

Por Boris Feldman 26/07/21 às 21h32
O alinhamento não deve ser feito, necessariamente, junto do balanceamento
O alinhamento não deve ser feito, necessariamente, junto do balanceamento (Foto: Shutterstock)

Tem alguns procedimentos casados que estão corretos, mas tem outros que são pura PI-CA-RE-TA-GEM. Por exemplo: recomenda-se mesmo trocar o filtro junto com o óleo do motor, mas criou-se uma lenda em torno de alinhamento e balanceamento, ambos necessários, mas não necessariamente simultâneos.

O carro pode estar com a geometria de direção fora dos padrões e tem que ser então alinhada, como pode também estar na hora de balancear as rodas, pois elas estão trepidando e essa trepidação se refletindo no volante.

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Mas balancear as rodas é uma coisa, alinhar a direção, é outra que não tem nada a ver. Não é correto anexar uma à outra.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
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Paulo Yagelovic 28 de julho de 2021

Vc pode até alinhar sem balancear e vice versa! Mas dizer q uma coisa não tem nada com outra é no mínimo exagero….o correto é fazer essas correções qdo identificadas ou a cada 10 ou 15 mil Km, junto com o rodízio. Seus pneus vão durar muito mais e seu conforto ao dirigir será muito maior. Além de nesses casos, o “mecânico de confiança ” verificar buchas e peças de suspensão q podem estar com necessidade de reparos. Cambagem, dispensável na maioria dos casos. A peça q “desempenam” não será na verdade desempenhada! O serviço vai corrigir falsamente a falha de uma peça fixa. Aprenda a verificar os limites de cambagem na leitura do relatório e na grande maioria estão dentro de tolerâncias q não causarão desgastes de pneus. O principal na geometria é paralelismo e cáster. Este último nem sempre é reparável com regulagens. Já vendi muitos equipamentos de alinhamento e balanceamento e treinei muitos profissionais. Procure um q lhe cobre um preço justiças q seja HONESTO!

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Eloi Carlos Bispo Filho 28 de julho de 2021

Existem empresas que, vendem pneus importados, mais baratos. Porém, colocam como serviços necessarios : CAMBAGEM (160,00 p/ roda), desempeno das rodas (80,00 cada), boletas e pivôs (mesmo estando bons), coxins , amortecedores e até as bandejas de suspensão. Se o proprietário do veículo não tiver conhecimento de mecânica, ele é lesado.

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Auto center COIMBRA 27 de julho de 2021

Então você toma banho e não troca a cueca e o mesmo que trocar o óleo e não troca o filtro

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Celso Silva de 29 de julho de 2021

eu concordo com você é a pura realidade

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Andre Rocha 27 de julho de 2021

Vou discordar da matéria. Deve-se SIM fazer o alinhamento junto com o balanceamento das rodas. Se você fez a substituição dos pneus, alinhamento neles também! Isto porque devido a algum desgaste irregular dos pneus, seja por má utilização do veículo, seja por má calibração, podem ocorrer sim o desalinhamento do conjunto. Então ao colocar pneus novos, deve-se SIM alinhar o conjunto paga garantir que o proprietário não necessite retornar ao estabelecimento para realizar um serviço que deveria ter sido realizado em conjunto.

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Luciano 28 de julho de 2021

Muito boa observação André Rocha!
Concordo plenamente!

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José Bomfim 27 de julho de 2021

Existe mesmo, essa tal de Cambagem, que os alinhador quer tanto fazer nos carros?
Compram uma fortuna!!!

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Mecânica Pedroso 27 de julho de 2021

Olá José Bonfim, existe sim, trata se da correção do empeno da torre do amortecedor, efetuado com expansor hidráulico, porém também existe picaretas querendo empurrar esse serviço pela goela mesmo quando a geometria está boa, como a maioria dos consumidores não entendem de medidas e tals, o correto é ter uma oficina de confiança, até mais.

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Celestino Paulo dos Santos Moreira 28 de julho de 2021

Camabagem é picaretagem sim, salvo nos casos que a viatura trás afinação de pontos de cambagem de origem, casos como alguns modelos Toyota,por exemplo! Hilux 4×4,assim como os modelos da Mercedes, principalmente os da série 190,200,220,por exemplo.Toda a cambagem oferecida com expansor de suspensão,sem a afinação própria de fábrica! É picaretagem,para estorquir dinheiro do cliente,e coloca em risco tanto a vida do condutor assim como dos demais.Tem vários vídeos no YouTube de técnicos que demonstram o quanto errado é fazer esse tipo de serviço.

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João Dói 27 de julho de 2021

Anderson,
Eles nunca respondem.
Eu também já questionei em outras ocasiões, mas nada de resposta.

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Anderson 27 de julho de 2021

Bom dia Boris você poderia me falar um pouco sobre a famosa cambagem, se é correto fazê-la ou também é picaretagem

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Marcello 27 de julho de 2021

Anderson, existe sim. Mas nem sempre é necessário fazer ajuste na cambagem. Já foi publicada uma matéria bem interessante, aqui no AutoPapo, veja o link abaixo: https://autopapo.uol.com.br/noticia/cambagem-o-que-e-para-que-serve-e-como-saber-se-precisa-ser-feita/.

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Pedroso 27 de julho de 2021

Olá Anderson, a cambagem é o empeno da torre do amortecedor os fabricantes desses produtos dizem que não existe tal “correção ” pois eles querem vender seus produtos lógico, porém existem muitos centros automotivos principalmente os de franquia ou rede que tem cotas de cambagem e isso se torna uma prática abusiva pois “podem” manipular o equipamento para te empurrar tal serviço, tenha uma oficina de confiança onde tenha equipamentos modernos e equipe honesta, Mecânica Pedroso.

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