Pneus e consumo do carro estão interligados: entenda como

Alterar largura e altura dos pneus podem influenciar positivamente e negativamente no consumo do carro. Entenda mais nesta matéria

Por Boris Feldman28/05/20 às 07h30

Sabia que os pneus também influem no consumo de combustível? Vamos começar pelo mais importante, que é calibragem. Se a fábrica diz 28 libras e seu carro está rodando com 26, 25 libras, pode anotar aí um consumo de cerca de 5% a mais.

Se você tem opção de colocar um pneu mais estreito ou mais largo, o mais largo dá um visual mais bonito para o carro e o torna mais estável. Em compensação, é maior o atrito do pneu com o piso, e quem tem que vencer esse atrito a mais é combustível a menos no tanque.

Finalmente, se o seu carro veio equipado com os pneus chamados ‘verdes’ – não porque tenham essa cor, mas pela ecologia. Porque eles são projetados para redução de consumo e de emissões. Eles custam um pouquinho mais caro, mas vale a pena o investimento.

Etiqueta do Inmetro nos pneus informando sobre sua durabilidade e influência no consumo do carro
Pneus ‘verdes’ são uma boa alternativa para evitar maior consumo e emissões do carro (Foto: Andre Willis | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Mário Gameiro 2 de junho de 2020

    Boris .. quando trocamos os pneus de um carro , p.ex. , de aro 175/70 13 para 175/70 14 …. aumenta muito o consumo do veículo ????

    • AutoPapo
      AutoPapo 2 de junho de 2020

      Olá, Gameiro.
      Neste caso, como a largura permaneceu inalterada e você aumentou o diâmetro total do conjunto roda/pneu (o que não é recomendado), há chances de o consumo diminuir, mesmo que minimamente, já que isso se reflete nas relações de marchas (alongadas, no caso). Outra consequência ao adotar essa medida é a piora (mesmo que pequena também) na aceleração do carro.
      Mas a redução do consumo ao trocar o pneu depende de outros fatores, como a classificação do pneu pelo inmetro. Clique aqui e entenda mais sobre essa questão.
      Obrigado e abraço.

  • Avatar
    Pablo 28 de maio de 2020

    Na vida real os pneus verdes diminuem o consumo mas aumentam a distância de frenagem e vários modelos demonstram redução da estabilidade em pisos lisos e molhados quando comparados a um pneu comum…

Avatar
Deixe um comentário