Fiat anuncia produção de novos SUVs e compactos elétricos até 2027

Medida parte do plano eletrificação da marca italiana, que pretende anular suas emissões de carbono na Europa até 2030.

prototipo fiat centoventi
Novo Panda deve ser baseado no Fiat Centoventi (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Bernardo Castro
04 de abril de 2022 15:50

A Fiat quer modernizar sua linha de veículos e já traçou o seu plano para os próximos cinco anos. Até 2027, a marca italiana vai focar nos veículos menores e, para isso, vai lançar um compacto e outros três SUVs com dimensões menores. As novidades partem do plano de eletrificação total da Fiat até 2030.

O primeiro que deve vir a público é o compacto do tamanho do Punto, que se classifica acima do 500 elétrico na gama europeia. Apesar das dimensões similares, o modelo não será um sucessor do Punto e seu nome oficial ainda não foi divulgado.

VEJA TAMBÉM:

O compacto vai ser construído sobre a plataforma CMP, a mesma utilizada em outros veículos da Stellantis, como o Peugeot 208 e o novo Citroën C3. Um dos benefícios dessa plataforma é que ela permite que o veículo receba propulsão elétrica ou a combustão.

De acordo com o CEO da Fiat, Olivier François, o 500 ganhará versões além da “padrão” , do 500x e do totalmente elétrico 500e. O executivo ainda comentou sobre uma repaginação para o Fiat Panda, que voltará à linha de montagem da marca italiana e vai ser uma reinterpretação com “abordagem essencial e minimalista” do modelo lançado em 1980. O novo Panda deve ser baseado no conceito “Centoventi”.

Nos próximos cinco anos, lançaremos um carro novo por ano, por região, e seremos capazes de criar carros comuns para o mundo inteiro, o que é algo que tivemos muita dificuldade no passado”

A Autocar afirma que a futura gama da Fiat será composta por 10 modelos, sendo 5 globais (500, Panda, o compacto próximo ao Punto, além de dois SUVs compactos), outros 4 comerciais e um último que será exclusivo para a América do Sul.

Na Europa, a Fiat está apostando nos carros elétricos e vai lançar modelos a bateria todos os anos até descontinuar os motores a combustão. Com isso, François quer baixar o preço da eletrificação e tornar a Fiat uma espécie de “Tesla do povo”.

A Fiat anunciou um outro SUV para o mercado brasileiro: o Fastback. Veja alguns de seus atributos.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário