Mercado brasileiro não tem mais nenhuma picape com cabine estendida

Todas as caminhonetes à venda no país, sejam elas compactas, médias ou grandes, são comercializadas apenas com cabine dupla ou simples

vw saveiro pepper 1
Volkswagen Saveiro Pepper Cabine Estendida (AutoPapo)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 29/09/2020 às 18h15
Atualizado em 29/09/2020 às 19h56

O mercado brasileiro não tem mais picapes com cabine estendida. As atuais gamas da Fiat Strada e da Volkswagen Saveiro não oferecem mais essa opção. Agora, tanto as caminhonetes compactas quanto as médias e grandes só oferecem dois tipos de carroceria: simples ou dupla.

VEJA TAMBÉM:

A Saveiro oferecia a cabine estendida apenas na versão Pepper. Porém, essa opção não está mais no mercado. Atualmente, o configurador do site comercial da Volkswagen mostra apenas quatro opções: Robust com cabines simples ou dupla, Trendline cabine simples e Cross cabine dupla.

vw saveiro pepper cabine estendida branca de frente
Versão Pepper foi a última da linha Saveiro a oferecer cabine estendida (foto: AutoPapo)

Consultada, a Volkswagen confirmou o enxugamento da gama da picape. “Desde abril de 2019, quando chegou às lojas a Saveiro 2020, a configuração com cabine estendida deixou de ser comercializada”, explicou o fabricante por meio da assessoria de comunicação.

Já Strada eliminou a carroceria com cabine estendida da gama mais recentemente, com o lançamento da nova geração. A configuração de cabine simples, que a Fiat passou a chamar de Plus, ganhou espaço interno otimizado: não chega a ser um bagageiro tão amplo, mas permite a acomodação de pequenos volumes atrás dos bancos, sem sacrificar a caçamba.

Além dela, a nova Strada disponibiliza somente a opção de cabine dupla. A antiga geração até segue em produção, porém unicamente na versão Hard Working com cabine simples. Vale lembrar que, no segmento de compactas, foi justamente a picape da Fiat que introduziu o conceito de habitáculo estendido, exatos 20 anos atrás.

fiat strada primeira geracao cabine estendida de frente
Fiat Strada foi a primeira picape compacta a oferecer essa opção de carroceria (foto: Fiat | Divulgação)

Cabine estendida já não era mais disponibilizada em picapes maiores

Outros modelos do segmento nunca tiveram essa opção de carroceria: a Chevrolet Montana é fabricada somente com cabine simples, e a Renault Duster Oroch, com cabine dupla.

Entre as picapes maiores, a cabine estendida está extinta há vários anos. Somente picapes fora de linha, como as antigas gerações de S10 e Ford Ranger, ou ainda a extinta Dodge Dakota, chegaram a oferecer tal opção.

Avaliamos a nova Fiat Strada: assista ao vídeo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alessandro 3 de abril de 2022

Melhor saveiro que lancaram foi o modelo cabine estendida, espero que voltem a relançar novamente.

Avatar
Jotanael 27 de janeiro de 2022

Pois é , Brasil vamos ficando com a nossa que vai valorizar cada dia +++.

Avatar
Breno Rodrigues Magalhães 26 de fevereiro de 2021

Agradeço as montadoras pela valorização da minha CROSS CE 2013 60MIL KM!!!

Avatar
Felipe 12 de novembro de 2020

Que bom ver que tem outros admiradores da CE… Na minha opinião, a melhor opção disparada, pois alia espaço na cabine com espaço na caçamba, sem contar o IPVA pela metade. Tenho uma Cross 2015, excelente carro, e não pretendo trocá-la tão cedo, dada a ausência de opções neste momento. Mas no futuro, se não retornarem com o modelo CE, acabarei partindo para uma opção de maior porte, o que de certa forma será bom para mim, pois há mais opções de montadoras. Mas gostaria de registrar que acho muito estranho que as duas montadoras tenham retirado essa gama das linhas de produção praticamente ao mesmo tempo.

Avatar
Paulo Machado 20 de outubro de 2020

Não consigo entender o brasileiro!!!! compra picape pequena cabine dupla???? para trabalho a melhor opção seria a cabine estendida. Mas estamos no Brasil aonde carro é artigo de luxo.

Avatar
Renan Gomes Pinheiro 30 de setembro de 2020

Ainda bem q eu estou com a minha 2012 na garagem .

Avatar
Marcelo savagin 30 de setembro de 2020

Que pena que acabou a CE, tenho uma Saveiro Cross 2014 CE e acho muito bom pra carregar ferramentas, etc. Estava pensando em trocar por outra Cross…vou ter que repensar…

Avatar
felipe 30 de setembro de 2020

tivemos 2 strada ce e 4 saveiro cross ce, agora ficamos sem opção de compra, uma pena , vamos passar a optar por uma picape maior agora ou se contentar com uma cabine simples mesmo.

Avatar
Hiroshi Ide 29 de setembro de 2020

Uma pena ter extinto as cabines estendidas. Fui pra trocar a minha strada cab.estendida por uma nova. más desisti pelo espaço muito limitado a nova strada plus. Fiquei chateado…….

Avatar
Wellington Brito de Menezes 30 de setembro de 2020

Foi o mesmo que aconteceu comigo fui lá para trocar que eu olhei a carroceria bem menor
que a minha estrada

Avatar
Clélem Bandeira 29 de setembro de 2020

Eu sempre achei útil a cabine estendida, pena não existir mais a opção, no Paraná era considerada utilitário, assim pagava 1% de IPVA e tinha lugar para carregar bagagem ou material de trabalho.
Sendo que as avaliações da cabine plus da Strada não foram boas em espaço.

Avatar
Fernando Garcia 29 de setembro de 2020

Só no Brasil existem essas jabuticabas, pick-up pequena cabine dupla, não tem capacidade de carga e também não é carro, ou seja corpo de cavalo e cabeça de elefante.

Avatar
JAITONY DE SOUSA 30 de setembro de 2020

Vc não trabalha com certos equipamentos que tem que leva peso e ter eles a mão, eu trabalho em campo, medições e recuperação ia troca de carro este ano já não vou por isso. Meu carro era Strada ce sem ela vou pra outro carro tô vendo foda é não ter muitos outros que possa atender

Avatar
Deixe um comentário