Pneu run flat: Continental não recomenda o seu uso no Brasil

O pneu run flat não é o tipo ideal para enfrentar as crateras asfálticas das ruas e estradas brasileiras. E a Continental concorda!

Por Boris Feldman 29/04/20 às 17h00

Eu já critiquei aqui no nosso AutoPapo esses pneus que rodam mesmo murchos, run flat, em inglês.  No Brasil teve uma fábrica, a Ford, que resolveu adotar esse esse tipo de pneu na versão Titanium do EcoSport  para poder tirar o estepe da tampa do porta-malas – o projeto do SUV não contempla espaço para o pneu reserva.

Nós criticamos e a Ford disse: “Não, a Michelin desenvolveu um run flat especial que não se rompe, que não corta mesmo nas nossas crateras asfálticas”.

Eu sempre duvidei disso e resolvi consultar a Continental, uma das mais respeitadas fabricantes de pneus do mundo, e perguntei: escuta, esse pneu run flat funciona ou não funciona no Brasil? Porque a Mercedes e a BMW não confiam. Se o carro vem com esse tipo de pneu da Alemanha, eles botam o estepe no porta-mala.

E não deu outra! O que me disse o engenheiro da Continental?

“Infelizmente, o reforço no run flat é nas bandas laterais para aguentar o pneu sem pressão, para rodar murcho. Mas, na banda de rodagem, aquela que sofre o impacto no buraco, é impossível de ser reforçado. De modo que nós, da Continental, não recomendamos run flat para os carros que rodam no Brasil”, explicou o engenheiro.

run flat tire
Interior do pneu run flat (Foto Mercedes-Benz | Divulgação)
SOBRE
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Sergio Menezes 11 de maio de 2020

    Se a Continental nao recomenda esses pneus no Brasil, porquê vende livremente aos seus consumidores?

    Reportagem sem evidencias, sequer o nome do engenheiro foi divulgado. Mais uma vez o Auto Papo reforçando sua falta de credibilidade.

  • Avatar
    Tomelli pinto 30 de abril de 2020

    No meu carrinho de mão rodei com um pneu ruimflat e é horrível ele não é recomendado pela associação dos pedreiros é mestre de obras

  • Avatar
    Robson Tavares 30 de abril de 2020

    Que matéria é essa? Quem da Continental disse? Engenheiro? Que engenheiro? O engenheiro de dados disse que o produto não é adequado? Falta muita informação e esse tópico parece só desinformar do que ajduar.
    E outra, como você diz que a BMW não confia? Diversos carros vendidos no Brasil dessa marca são run flat. Como uma empresa falaria mau do seu próprio produto?
    Tanto a BMW (carros) e Continental (pneus) são marcas Premium. Impossível duas grandes empresas mundiais que gastam milhõesem R&D falar uma besteira dessa. Por favor, se retrate, pois acredito que essas empresas irão pedir direito de resposta e, ainda mais por usar o nome delas erroneamente, poderão lhe processar.

    • Avatar
      Carlos André 1 de maio de 2020

      Exato! O véio tá querendo confete e tá usando o nome das empresas para apoiar seus próprios preconceitos.
      Já foi sério…. agora é só mais um procurando uma melancia pra colocar no pescoço.

    • AutoPapo
      Boris Feldman 4 de maio de 2020

      Prezados Robson e André,

      Agradeço vocês estarem acompanhando o nosso portal, mas agradeceria também se vocês não fossem tão levianos e deixassem de fazer acusações infundadas às nossa matérias.

      Vocês é que poderiam ser processados por calúnia. É duro um jornalista afrontar multinacionais poderosas e ainda ter que ouvir besteiras e grosserias desse teor. Vocês deveriam se ater a ler a grande imprensa que só faz puxar o saco delas todas!

      Não deveria perder meu precioso tempo para rebater comentários de baixo nível, e só o faço em respeito aos outros milhares de leitores nossos. Que, aliás, nos elogiam por nossa postura de combate e defesa do consumidor. Felizmente vocês dois pertencem a uma restrita minoria.

      Quanto à questão relativa à Continental, “quem foi o engenheiro da Continental?” :

      Foi Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus que explicou longamente as vantagens e desvantagnes do run flat. Pincei de seu texto o que mais nos interessa, ou seja, se o pneu foi projetado para enfrentar crateras típicas das nossas estradas:

      “…os pneus runflat não são projetados para apresentar uma resistência maior a danos causados por impactos quando comparados a pneus comuns.”

      Ilustro ainda com duas matérias que publicamos a respeito dos problemas que a Mercedes e a BMW enfrentam com o pneu run flat no Brasil.

      https://autopapo.uol.com.br/noticia/estepe-solto-porta-malas-mercedes/

      https://youtu.be/YY9IQPXOiqQ?t=316

      • Avatar
        CARLOS ANDRÉ 7 de maio de 2020

        Boris,

        Leviano é você. Você conseguiu “pinçar” da frase “…os pneus runflat não são projetados para apresentar uma resistência maior a danos causados por impactos quando comparados a pneus comuns.” que a Continental não recomenda seu uso no Brasil?! Onde está isso no texto? Que conclusão foi essa? Tem certeza que não há um viés do SEU entendimento aqui?

        Tá claro que afrontar multinacionais é o que você está fazendo, mas não com intuito de defesa do consumidor. Seja lá qual for o intuito do “jornalista”, está claro que ele não está gastando seu “precioso tempo” trazendo informa IMPARCIAIS para seus leitores. Está apenas buscando formas de justificar suas próprias opiniões.

        Extremamente lamentável e leviano.

        Quanto ao “processo” por calúnia… por favor. Deixe de ser ridículo. Cuidado para as três citadas não processarem você.

  • Avatar
    Marcello 29 de abril de 2020

    Usei Pirelli na minha X1 seminova por 3 anos e vendi com 47 mil km. Nenhum problema encontrado… pneu furado sim… mas resolvido com reparo.

  • Avatar
    Luiz 29 de abril de 2020

    Quando lançaram o pneu radial os adeptos do diagonal também falavam que radial não presta. Mesma coisa aconteceu quando chegaram os primeiros carros com injeção direta, turbo, downsizing etc… É a evolução, alguns aderem de início e outros ficam para trás.

  • Avatar
    Pedro Matheus 29 de abril de 2020

    No meu carro vem com o pirelli ja tive problemas qanto a isso troque um pneu traseiro e agora terei que trocar o dianteiro esse pneus não aguenta nd acredito q independentemente da marca o asfalto brasileiro acaba com a durabilidade desses pneus o 1 pneu.me deu problema com 4 mil km e 2 pneu com 5.5 mil km

  • Avatar
    Mark Ramon 29 de abril de 2020

    E eu acho que nenhum tipo de pneu da continental pode ser usado no Brasil.

    • Avatar
      Miranda 29 de abril de 2020

      Eu uso continental há 9 anos e é um excelente pneu! O pessoal gosta de falar que continental é duro, é isso, é aquilo. Mas a linha Eco é muito melhor que muito pneu por ai. Gosto é gosto!

    • Avatar
      Juan 1 de maio de 2020

      C*gou pela boca… parabéns!

  • Avatar
    Gustavo 29 de abril de 2020

    Ué, então é a opinião de uma empresa contra a outra… não entendi o subtítulo do artigo.

Avatar
Deixe um comentário