5 carros usados sensatos pelo preço de um Fiat Mobi Like

O carro mais barato do Brasil é 1.0 e apertado, pelo seu valor existem opções de carros usados sensatos para quem tem outros usos

honda fit 2015 prata frente em movimento rodovia simples
Por R$ 63.390 você pode escolher entre um carro novo apertado ou um usadinho espaçoso (Foto: Honda | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 16/07/2022 às 07h33
Atualizado em 22/08/2023 às 13h45

O carro mais barato do Brasil hoje é o Fiat Mobi Like, pelo preço de R$ 63.390. O subcompacto tem seu espaço no mercado para empresas, solteiros ou casais sem filhos que usam o carro majoritariamente na cidade. Quem precisa (ou prefere) algo maior e está com a grana curta acaba tendo que partir para carros usados sensatos.

Para ajudar quem se assustou com o preço do Mobi Like zero km, separamos algumas opções de usados que têm o preço do urbano. Dessa vez não vamos trazer restos de rico, apenas carros sensatos e que não vão sugar o dinheiro de seu bolso.

VEJA TAMBÉM:

1. Nissan Versa

novo nissan versa v drive 2020 seda sedan
O Versa V-Drive 1.0 pode ser encontrado a preço de Mobi, com garantia de fábrica e oferece muito espaço interno (Foto: Nissan | Divulgação)

O Nissan Versa é um carro com muitos atributos, porém a beleza não é um deles. Se você não se preocupa tanto com a aparência, poderá levar esse sedã compacto bastante espaçoso e confiável para a casa com o valor de um Fiat Mobi de entrada.

Se preferir um carro mais novo e ainda dentro da garantia, existe o Versa V-Drive 1.0 2020 e 2021 por esse valor. Essa versão de entrada da última safra já traz alarme, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, retrovisor com ajuste elétrico, computador de bordo e rádio.

O desempenho do Versa 1.0 é limitado, quem preferir o 1.6 encontrará unidades feitas entre 2016 e 2019 dependendo do modelo. O motor mais potente também oferece a opção de câmbio CVT. Só é preciso ficar atento ao histórico do carro, ele é muito procurado por motoristas de aplicativo pela robustez e espaço interno.

Outras opções de usados sensatos similares

Curtiu o Versa mas não gostou do estilo? O Renault Logan tem a mesma mecânica, porte similar e um visual mais agradável. Outro sedã compacto com proposta similar é o Toyota Etios, com motor 1.5 e opção de câmbio automático.

2. Honda Civic

honda civic lxs 2015
Todas versões da primeira fase da oitava geração estão com preço próximo do Mobi, tem até câmbio manual para quem prefere (Foto: Honda | Divulgação)

Há 15 anos o valor que é cobrado hoje pelo Fiat Mobi Like era o preço de um carro médio bem equipado. Para a turma que prefere um carro mais esmerado que um compacto, o Honda Civic de nona geração é uma boa pedida.

O sedã japonês é conhecido pela confiabilidade e por ser gostoso de dirigir. Entre R$ 60 e 64 mil é possível encontrar tanto as versões 1.8 quanto 2.0, sendo a primeira com opção de câmbio manual para quem preferir.

Essa geração trouxe algumas novidades ao sedã, como o teto solar e a central multimídia. Como é um carro com fama de durável e está com quase 10 anos nas costas, é preciso olhar com atenção no estado de conservação. Esse tipo de fama costuma atrair donos desleixados.

Outras opções de usados sensatos similares

O principal rival do Civic é o Toyota Corolla, que é um carro bastante valorizado no mercado de usados. Na faixa de preço da lista entra a décima geração do Corolla, já com a reestilização e o motor 1.8 Dual VVT-i. Ele é mais recomendado para quem prefere o conforto.

Outra alternativa de médio é o Nissan Sentra, que pende para o lado do conforto como o Corolla. Como sua desvalorização é mais forte, é possível achar carros mais novos. Com a mesma mecânica do Sentra tem o Renault Fluence.

3. Fiat Strada Adventure

fiat strada adventure cabine estendida verde frente em praia com coqueiros ao fundo
A Strada é robusta e sua versão topo de linha é bem equipada (Foto: Fiat | Divulgação)

A picapinha da Fiat lidera o segmento pela gama completa de versões e robustez. Com o valor de um Fiat Mobi existe uma miríade de opções da caminhonete disponível no mercado de usados. Selecionamos aqui a topo de linha Adventure, já com o motor 1.8 16v E.Torq e versões com cabine dupla ou estendida.

Sua altura de rodagem maior e o sistema Locker ajudam quem vai fazer uma trilha leve até uma cachoeira ou tem fazenda. Por ser a versão topo de linha, a Strada Adventure vem bem equipada: airbag duplo, freios ABS, computador de bordo, ar-condicionado e vidros elétricos são de série.

Outras opções de usados sensatos similares

A única rival da Strada Adventure é a Volkswagen Saveiro Cross. Apesar do estilo aventureiro, ela não é tão valente quanto a concorrente, mas compensa sendo melhor de dirigir no asfalto. O motor 1.6 16v proporciona desempenho similar ao do 1.8 16v da Strada e é aliado a um câmbio manual com engates precisos.

4. Renault Duster

renault duster dynamique 4x4: Listamos os SUVs sem controle de estabilidade que ainda são vendidos - o equipamento de segurança se tornará obrigatório em breve!
O Duster é o mais espaçoso dos SUVs compactos, mas peca no acabamento (Foto: Renault | Divulgação)

Os SUVs são a febre dos últimos anos e a tendência parece não querer sumir. O Renault Duster de primeira geração é uma forma de entrar na moda com sensatez. Ao contrário de outros SUVs compactos, ele atende bem como carro familiar sem sacrifícios, seu porta-malas é grande como o de uma perua e o espaço interno é amplo.

Os sacrifícios ficam por conta do acabamento, já que usa muito plástico duro de aparência simples. Na faixa de preço do Mobi Like é possível encontrar unidades com motor 1.6 16v ou 2.0 16v, sendo essa última com opção de câmbio automático de quatro marchas. Ambos propulsores são da Renault, o 1.6 SCE feito em conjunto com a Nissan parte de um valor maior.

Um fator que faz o Duster ser mais interessante que os rivais é ter uma posição de dirigir que lembra mais as picapes médias de SUVs feitos sobre chassi, enquanto alguns de seus rivais parecem mais próximos de hatches. E se você pretende se aventurar com seu SUV, tem a versão 4WD.

Outras opções de usados sensatos similares

Quer ir além da aparência de aventureiro e deseja algo para fazer trilhas sem gastar muito? Essa é a descrição do Suzuki Jimny, um jipe de verdade feito sobre chassi e com dois eixos rígidos. Seu tamanho diminuto faz dele ágil na cidade e capaz de embrenhar em trilhas difíceis. Mas ao contrário do Duster, o Jimny não tem espaço para a família.

5. Honda Fit

honda fit 2015 prata frente parado em frente a portao
Pequeno, espaçoso e fácil de dirigir, o Honda Fit é um carro versátil (Foto: Honda | Divulgação)

O que o Mobi tem de apertado, o Honda Fit tem de espaçoso. Graças ao estilo meio hatch meio minivan, o Fit traz espaço no banco traseiro de carro médio e um porta-malas de 363 litros. Tudo isso medindo menos de 4 metros de comprimento.

A terceira geração do Fit abandonou o motor 1.4 e o câmbio automático de cinco velocidades, voltando a ser equipado com caixa CVT como a primeira geração. Outra mudança importante foi a redução no peso, com isso ele ficou mais econômico e esperto.

O maior trunfo do Fit é a modularidade dos bancos: podem ser rebatidos formando uma plataforma de carga plana ou o assento pode ser levantado e permitir levar objetos altos. Quem gosta de câmbio manual precisa ficar atento, pois a versão DX com essa caixa não tem o sistema de bancos modulares, isso limita a busca apenas pelo LX.

Outras opções de usados sensatos similares

Se quiser seguir pelo lado hatch e não precisa de tanto espaço, uma alternativa é o Hyundai HB20. Nessa faixa de preços é possível encontrar modelos bem equipados dos últimos anos da primeira geração, ainda na garantida de cinco anos da marca. Uma alternativa convencional mais espaçosa que o HB20 é o Volkswagen Polo 1.6 MSI.

Já se você quer muito espaço e pende para o lado minivan, a única opção é a Chevrolet Spin. Essa minivan tem versões de sete lugares e as de cinco oferecem um porta-malas gigante com 710 litros. O motor 1.8 é apenas suficiente para o peso do veículo e bem robusto, mas está longe de ser econômico como o 1.5 da Honda.

Para fechar, uma dica importante do Boris para quem for comprar um usado:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
MARCEO FERNANDO 11 de janeiro de 2024

OTIMO CARRO!! CARRO PARRUDO E AGUENTA PAULEIRA…. NO DIA A DIA PARA QUEM QUER USA-LO NO OF ROAD ….. SEM DUVIDA NÃO HA CARRO MELHOR…. SEM FALAR NA MANUTENÇÃO …. MUITO BARATO. QUEM QUER UM CARRO COM PROPOSTA OF ROAD ESSE SIM É O CARRO…. MELHOR CUSTO BENEFICIO. CADA CARRO SERVE PARA DETERMINADO PERFIL DE LOCAL DE ESTRADAS A SE RODAR…..PARA ESTRADA DE CHÃO O DUSTER É IMBATIVEL.

Avatar
Jo 19 de julho de 2022

Preconceito seu. Carro também nunca foi investimento. PSA de 2016 pra cá está muito bem no portfólio. Já tive vários franceses (Renault e Peugeot) e só manutenção normal, sem susto algum. Se o carro tiver dono zeloso, qualquer marca serve.

Avatar
J Roberto 18 de julho de 2022

Eu incluiria nessa relação, o Toyota Etios.
Embora muitos não gostem da sua aparência, as suas qualidades são indiscutíveis conforme opiniões dos seus proprietários.

Avatar
André 17 de julho de 2022

Com 50k pego um Vectra 2011 elegance, manual, na versão Full com computador de bordo e controle de cruzeiro, motor 140cv etc…por 35k e me sobra 15k pra alguma manutenção (quase zero) e o resto em gasolina.

Avatar
Hawlk.Y 18 de julho de 2022

ow Irmão… não me leve a mal,… mas pagar 50k num vectra 2.0/8v? Só se já tiver GNV se não… não compensa. Abraço!

Avatar
André 18 de julho de 2022

Jovem, leia a postagem por completo.

Avatar
Ewerton 22 de julho de 2022

50 mil eu pego um cruze 2013 ,ou um fusion 2013
E até um civic ou corolla 2012/13

Avatar
Wesley 10 de dezembro de 2022

Melhor usar os 50k pra comprar algum carro atual 1.0 3 cilindros, que em uns 5 – 10 anos a economia de combustível vai ser suficiente pra juntar e comprar um Vectra 2011 Elegance hahahaha

Avatar
André 17 de julho de 2022

Com 50k pego um Vectra 2011 elegance, manual, na versão Full com computador de bordo e controle de cruzeiro, motor 140cv etc…por 35k e me sobra 15k pra alguma manutenção (quase zero) e o resto em gasolina

Avatar
Waslon 17 de julho de 2022

Em Outubro/2019 eu paguei R$ 64 mil por um HR-V 1.8 EXL 2016 com 47 mil km.

Avatar
Jo 16 de julho de 2022

Com 50 mil na mão tem boas opções sem turbo. Eu mesmo estou olhando 408 e Fluence . Mas tem também Focus manual e 308 nos Hatch. Se tiver paciência, acha de primeiro dono e baixa km.

Avatar
André 18 de julho de 2022

Te invejo pela coragem em “investir” dinheiro em algum ford ou “pejô”

Avatar
Deixe um comentário