Carros elétricos no Brasil: veja todos os modelos e preços
Fizemos um ranking de todos os carros elétricos vendidos no Brasil comparando preços, autonomia, desempenho e mais
Por Bárbara Angelo 05/08/19 às 17h59Matéria atualizada em 13/03/2020
Fizemos um ranking de todos os carros elétricos vendidos no Brasil comparando preços, autonomia, desempenho e mais
Por Bárbara Angelo 05/08/19 às 17h59Depois do Salão de São Paulo de 2018, os carros elétricos no Brasil deram um pulo. Se antes contávamos com apenas uma opção da categoria – que não deve ser confundida com a dos carros híbridos – atualmente são oito.
LEIA MAIS:
Contudo, entre os novos modelos que foram lançados no mercado brasileiro, nenhum pode ser considerado acessível. O problema não é exclusividade nacional, já que veículos movidos a energia elétrica são mais caros em todo o mundo.
Claro, por aqui, devido à importação e impostos, o problema se agrava.
Ainda assim, estamos mais próximos da popularização desses veículos amigos do meio ambiente do que antes. Na lista a seguir, veja as opções de carros elétricos no Brasil que já estão à venda ou que chegarão às lojas em breve.
Eles foram organizados em ordem crescente de preço, começando pelo mais acessível.
Modelo | JAC iEV20 |
---|---|
Preço | R$ 129.900 |
Potência / torque | 68 cv / 21,9 kgfm |
Autonomia máxima | 400 km (NEDC) |
Velocidade máxima | 113 km/h |
Bateria | 41 kWh |
Forma de carregamento | Carregador doméstico Wall Box |
Recarga rápida | 4 hrs para ir de 15% a 80% |
Recarga completa | – |
Apresentado em setembro de 2019, o JAC iEV20 chegou roubando a posição até então ocupada pelo Renault Zoe: a de ser o mais barato entre os carros elétricos no Brasil. O modelo é feito sobre os moldes do J2, compacto a combustão que a marca já vendeu por aqui.
A diferença de preço é grande para o segundo colocado: R$ 20 mil.
Ele tem 68 cavalos de potência máxima e 21,9 kgfm de torque máximo. A autonomia máxima é de 400 quilômetros em ciclo NEDC, se ativado o modo econômico Low. Caso contrário, cai para 320 km.
Por outro lado, a velocidade máxima de 113 km/h só pode ser alcançada no modo Sport, que diminui a autonomia do carro elétrico para 300 km.
A bateria tem capacidade de 41 kWh, compatível com a de concorrentes, e o JAC iEV20 tem tração dianteira. Entre os equipamentos, está sistema de direção com controle de apenas um pedal, no qual, para frear, basta soltar o acelerador.
O iEV20 já está no site oficial da marca JAC, e a entrega está prevista para começar em janeiro de 2020.
Modelo | Renault Zoe |
---|---|
Preço | R$ 149.990 |
Potência / torque | 88 cv / 22 kgfm |
Autonomia máxima | 300 km (WLTP) |
Velocidade máxima | 135 km/h |
Bateria | 41 kWh |
Forma de carregamento | Carregador doméstico deve ser instalado |
Recarga rápida | 80% em 1:40 hora |
Recarga completa | De 2:40 horas a 7:18 horas |
O Renault Zoe foi um dos carros elétricos no Brasil apresentado durante o Salão de São Paulo de 2018. O veículo já era vendido na Europa e, na ocasião, passou a ser oferecido no Brasil.
Por enquanto, só é possível fazer o test drive do Zoe em concessionárias da Renault em São Paulo (SP) e Curitiba (PR), é possível fazer um test drive do Zoe.
O Zoe requer a instalação de um carregador doméstico próprio. O empecilho, contudo, também deve ser considerado para outros carros elétricos no Brasil. A razão é que, ainda que o carregador domiciliar não seja obrigatório, a recarga pode ser muito lenta sem ele.
No caso da Renault, o equipamento custa R$ 5.130 mais o custo da instalação.
Principais equipamentos do modelo: quatro airbags; freios ABS; controle eletrônico de estabilidade (ESC); controle eletrônico de tração (ASR); monitoramento eletrônico da pressão dos pneus (TPMS); sistema Isofix; sensor de chuva; piloto automático com limitador de velocidade; e assistente de partida em rampa (HSA).
Nós também já demos uma voltinha nele, confira nossas impressões ao volante do Renault Zoe!
Modelo | Chery Arrizo 5e |
---|---|
Preço | R$ 159.990 |
Potência / torque | 122 cv / 28,1 kgfm |
Autonomia máxima | 322 km (Inmetro) |
Velocidade máxima | 152 km/h |
Bateria | 53 kWh |
Forma de carregamento | Carregador ou tomada 3 pinos |
Recarga rápida | 1 hora (eletropostos especiais) |
Recarga completa | 8 horas (carregador) |
No início de outubro de 2019, foi a vez da Caoa Chery apresentar sua aposta para o setor dos carros elétricos no Brasil. Importado da China, um de seus grandes diferenciais é ser o único sedã elétrico no mercado brasileiro.
Em relação aos compactos que aparecem antes do Arrizo 5e, o carro elétrico da Caoa Chery tem uma bateria maior, de 53 kWh com capacidade que se aproxima à da do Bolt, de 66 kWh.
Entre os equipamentos, o sedã conta com DRL (luz diurna para rodagem), controle de tração e estabilidade, Isofix, sistema keyless e partida sem chave, bancos e volante revestidos em material ecológico semelhante ao couro, ar-condicionado digital, câmera de ré e sensor de estacionamento.
O AutoPapo também já deu uma volta em mais esse dos carros elétricos no Brasil. Confira nossa avaliação do Arrizo 5 elétrico em vídeo.
Modelo | JAC iEV40 |
---|---|
Preço | R$ 169.900 |
Potência / torque | 115 cv / 30,6 kgfm |
Autonomia máxima | 300 km (NEDC) |
Velocidade máxima | 130 km/h |
Bateria | 40 kWh |
Forma de carregamento | Tomada de 220 volts |
Recarga rápida | 80% em 1 hora |
Recarga completa | 8 horas |
O JAC iEV40 foi o penúltimo lançamento do tipo no país, tendo sido apresentado no início de 2019. Ele foi desenvolvido em parceria com a Volkswagen na China, de onde será importado para cá.
O carro elétrico já está em pré-venda no site da marca chinesa, com previsão de chegar às lojas em julho.
Entre os carros elétricos no Brasil, ele já foi o mais acessível. Quando chegou, custaria R$ 129.990, depois passou para R$ 139.990, então R$ 153.500, e agora custa R$ 169.900. Assim, se tonou o quarto mais barato do país.
Os principais equipamentos do modelo são: garantia de cinco anos, incluindo para as baterias; freios ABS; distribuição eletrônica de frenagem (EBD); monitoramento eletrônico das pressões dos pneus (TPMS); assistente de partida em rampa (HSA); ar-condicionado automático; monitoramento e controle de funções a distância com aplicativo de celular exclusivo; e central multimídia com câmera 360º.
Saiba mais sobre o iEV40 aqui.
Modelo | Nissan Leaf |
---|---|
Preço | R$ 195.000 |
Potência / torque | 149 cv / 33 kgfm |
Autonomia máxima | 389 km (NEDC) |
Velocidade máxima | 143 km/h |
Bateria | 40 kWh |
Forma de carregamento | Cabo portátil ou carregador doméstico |
Recarga rápida | 80% em 40 minutos |
Recarga completa | 20 horas (cabo) ou 8 horas (carregador) |
O Nissan Leaf é o veículo movido a energia elétrica mais vendido do mundo, e também a opção mais antiga da categoria. Ele foi lançado em 2010, e demorou para se tornar um dos carros elétricos no Brasil.
Atualmente, o preço sugerido para o modelo inclui um kit de equipamentos de recarga para casa e rua: um carregador homologado pela Nissan, incluindo a instalação, um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2.
Inicialmente, o compacto era oferecido em pré-venda por R$ 178.400. Contudo, em julho, a segunda geração do modelo chegou ao Brasil, e as vendas normais foram iniciadas com preços a partir de R$ 195 mil.
O Nissan Leaf está disponível em seis concessionárias da marca no Brasil, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.
Entre os equipamentos do carro elétrico, estão alerta de tráfego cruzado; alerta de ponto cego; assistente de mudança de faixa; e assistente de partida em rampa.
O japonês também conta com o sistema e-Pedal, que coloca a tecnologia de frenagem regenerativa no pé do motorista. Com ele, o condutor utiliza apenas um pedal: quando para de acelerar, o Nissan Leaf freia automaticamente.
Saiba tudo sobre o Nissan Leaf, e confira também nossa avaliação desse carro elétrico.
Modelo | BMW i3 |
---|---|
Preço | R$ 205.950 a R$ 262.950 |
Potência / torque | 170 cv / 25 kgfm |
Autonomia máxima | 335 km elétrico e 440 com extensor (NEDC) |
Velocidade máxima | 150 km/h |
Bateria | 42,2 kWh |
Forma de carregamento | Tomada de 230 volts ou carregador doméstico |
Recarga rápida | 80% em 39 minutos (carregador) ou 6 horas (tomada) |
Recarga completa | – |
O BMW i3 foi o primeiro elétrico a ser vendido no mercado brasileiro e, por muito tempo, representou a categoria dos carros elétricos no Brasil sozinho. Para carregar o i3, o motorista pode utilizar uma tomada doméstica de 230 volts.
Outra opção é comprar o carregador da marca, que acelera o tempo de carregamento.
Procurada pelo AutoPapo, a fabricante não soube informar qual é o tempo necessário para recarregar a bateria completamente. Incluiremos a informação na matéria quando ela for obtida.
Ele é oferecido em três versões por aqui: BEV (R$ 205.950); BEV Connected (R$ 229.950); BEV Full (R$ 237.950); e Rex Full (R$ 257.950). Com rodas de aro 20″, esta versão chega ao preço máximo do modelo. Atualmente, o BMW i3 só é vendido por encomenda.
Um diferencial dele entre os carros elétricos no Brasil é que, apesar de totalmente elétrico, ele é equipado com um extensor de autonomia na versão Rex Full, que é um motor a gasolina. A função dele é gerar energia para alimentar o motor elétrico.
Assim, a autonomia do Rex Full usando apenas o motor elétrico é de 290 quilômetros. Com a energia do extensor, ele pode rodar até 440 km.
Pelo fato de esse motor a combustão ser usado apenas para alimentar a bateria e não gera tração para as rodas, o modelo não é considerado um carro híbrido, como poderia-se pensar.
Os principais equipamentos do i3 são um sistema de funções remotas BMW Connected; frenagem automática em ciclo urbano; e assistente de estacionamento.
Confira também nossa avaliação do i3 em vídeo.
Modelo | Chevrolet Bolt |
---|---|
Preço | R$ 209.990 |
Potência / torque | 203 cv / 36 kgfm |
Autonomia máxima | 416 km (EPA) |
Velocidade máxima | 148 km/h |
Bateria | 66 kWh |
Forma de carregamento | Tomada de 220 volts ou carregador doméstico |
Recarga rápida | 80% em uma hora (carregador rápido) |
Recarga completa | 10 horas (carregador de parede) |
A Chevrolet também já entrou na onda dos carros elétricos no Brasil e trouxe para cá seu compacto Bolt. O modelo foi equipado com um sistema similar ao e-Pedal da Nissan. Assim, é possível controlá-lo com apenas um pedal quando este modo de condução está ativado.
Durante o lançamento do veículo, no Salão de São Paulo de 2018, o preço sugerido pela marca foi de R$ 175 mil. Chegando às lojas no dia 1º de novembro, a marca manteve o preço prometido, mas ele subiu depois.
O modelo está sendo vendido acompanhado de um “carregador básico” que se encaixa em uma tomada residencial de 220 v, mas alimenta apenas 10 km por hora.
O Chevrolet Bolt também pode ser recarregado com um carregador rápido, equipamento que deve ser comprado junto à marca e instalado. Ele tem 240 v e pode alimentar a bateria com cerca de 40 km a cada hora de carga.
Por fim, o Bolt pode fazer uso de pontos de recarga da (pequena) estrutura pública brasileira de carregadores “super-rápidos”, como ela os chama. Neles, são alimentados 145 km em 30 minutos de carga.
A marca demorou a divulgar os dados de autonomia do Bolt de forma ortodoxa. Anteriormente, a Chevrolet informava 520 km em ciclo NEDC. Depois, citou 383 km em ciclo EPA. Agora, informa 416 km de autonomia, também no EPA.
Na lista de equipamentos do Chevrolet Bolt estão 10 airbags; câmera de ré; câmeras nos retrovisores; alerta de colisão frontal; frenagem automática para pedestres; e assistente de permanência em faixa.
Modelo | Jaguar I-Pace |
---|---|
Preço | R$ 452.200 |
Potência / torque | 400 cv / 696 kgfm |
Autonomia máxima | 470 km (WLTP) |
Velocidade máxima | 200 km/h |
Bateria | 90 kWh |
Forma de carregamento | Carregador 100 kW ou 7,4 kW |
Recarga rápida | 80% em 40 minutos (100 kW) |
Recarga completa | – |
O Jaguar I-Pace foi um dos últimos carros elétricos a chegar no Brasil, lançado em maio de 2019. Ele é o mais caro – e de longe – da categoria, mas também se caracteriza por ser um utilitário esportivo de luxo com performance destacada.
O SUV elétrico tem tração nas quatro rodas e pode chegar a 100 km/h em 4,8 segundos. Ele pode ser “abastecido” em um carregador mais potente, de 100 kW, no qual demora 40 minutos para obter 80% da energia.
Ele também pode ser recarregado com 7,4 kW, mas, neste caso, vai demorar 10 horas para alcançar 80% do carregamento. A Jaguar também não informa o tempo necessário para a carga completa em nenhuma das situações.
Os principais equipamentos do I-Pace são central multimídia avançada Touch Pro Duo com duas telas, modos de condução, painel de instrumentos de 12 polegadas digital, e um sistema de reconhecimento e adaptação ao estilo de direção de cada motorista, entre outros.
Veja as impressões de Boris Feldman ao volante de mais essa opção entre os carros elétricos no Brasil, o Jaguar I-Pace, e leia a matéria dele aqui.
Devemos aguardar muito tempo até as montadoras lançar modelos populares com isso redução de preços que hoje estão bem caras
o mundo vai se atualisando a tempo todo, o carro eletrico como todo produto novo vai se adquando ao tempo, logo o custo vai ser menos da medade.
É só esperar uns 5 anos. ate la não vamos nem siquer pilotar o carro.ele vai levar as pessoas para onde elas quiserem.
Pois é, realmente a não poluição do planeta se faz necessário, mas a situação econômica do Brasil não permite. Eu gostaria muito de trocar meu carro por u. Elétrico mas o Nissan está MUITO caro!
Só , não parar no posto de gasolina, com os frentistas empurrando todo tipo de produto, já é uma grande economia. Quem possui energia foto voltaica como eu, mais um ganho. Só falta o carinho. Carinho mesmo.
A Alternativa intermediária no Brasil serão os Híbridos do tipo Plugin que ainda são caros. Acredito que estes servirão de transição para os 100% elétricos por aqui. Agora, para quem curte a ideia de um veículo elétrico e quer entrar nesse “universo” eu estou entrando através das motocicletas. vos apresento a VOLTZ MOTOS DO BRASIL. Scooter elétrica com preço de Honda Biz.
que barato, acho que vou comprar uns 2 rs. mas por que os carros tem velocidade máxima de 200km/h se só pode andar no máximo 120km/h nas estradas?
E continuemos a poluir a terra… o homem literalmente não se importa com os conceitos da sustentabilidade.
Verdade, só se importam com lucros, dinheiro
OBS….SE OS COMPONENTES SAO MESNOS E MAIS BARATOS DO QUE UM CARRO COMUM COM MENOS PECAS MOVEIS…..COMO CUSTA MUITO MAIS QUE UM CARRO COMUM……NAO ENTENDO…..SO POQUE TEM BATERIAS DE LITIO…..NAO HE O MOTIVO DE TANTAS EXPLORASOES…..SERA QUE ACHAM QUE SOMOS IDIOTAS…..HE SO NAO COMPRAR…ATE TER UM PRECO MAIS JUSTO……VAI BAIXAR MESMO……ESPERAR SERA O LOGICO NAO……SE NAO VENDE …VEM AS OFERTAS COM OUTRAS LOGICAS……FARA ELES REVER O OBJETIVO REAL……..VENDER…..COMSUMIDOR……E LOGICO O FAMOSO……. L U C R O……
Não é tão simples assim. Os preços altíssimos de carros elétricos no Brasil se devem a dois fatores.
1-carga tributária altíssima: na compra de um carro elétrico, o imposto fica entre 60 e 90%, muito mais do que um carro a combustão. O outro motivo é o que “justifica” os altos impostos.
2-A indústria do petróleo movimenta mais de 1 bilhão de dólares ao dia, e muitos países tem suas respectivas economias dependentes do petróleo, alguns deles tendo até empresas petrolíferas estatais. Em suma, os governos e a indústria do petróleo não querem perder dinheiro com o sucesso dos carros elétricos, e por isso há essa taxação tão grande.
ola meu povo…..estes fabricantes nao aprederam nada em comercio…..menos com mais he mais….ou melhor….preco barato vende muito mais e logico co maior LUCRO……lei incomtestavel do mercado…..regra de matematica logica……MAS O COMERCIO NASCEU PRA TODOS….E NEM TODOS NASCERAM PRO COMERCIO…..A GANANCIA DE FICAR RICOS EM POUCO TEMPO E COM POUCOS….. FAZ A FALENCIA AGIR NO MESMO PESO E MEDIDA…….LEI DO RETORNO…..ABRIR OS OLHOS HE UNICA FORMA DE VER………OS ESPERTOS SEMPRE SE DA MAL E OS INTELIGENTES VAO MUITO MAIS LONGE……HA VIDA NAO HE DOS ESPERTOS E SIM DOS COERENTES……VIVER HE APRENDER…TODO DIA MAIS……..FICA AQUI OS PENSAMENTOS……..
O irônico disso é: eles visam ser menos poluentes… mas quem pode ter um destes, o usa mais por curiosidade, e é rico o bastante para também ter um V8tao poluidor na garagem.
Quando chegar ao Brasil o eletrico marca hora r1 assim que estiver a venda ja compro um ok.
Quero um a sim que chegar
Feitos só para ricos kkkkkk, no Brasil ? Jamais teremos condições de comprar um desses kkkkkk
O foda é que o carro chega há uns 3 meses no máximo por um preço de 125900 aí do nada, em poucos meses depois este mesmo carro já está por 129900. Outro exemplo é o outro que era 155900 e em menos de 6 nesses já está por 169900. Mano assim é impossível o cara de classe média ter um carro destes, o de classe baixa então esquece jamais terá um, o Brasilllllllllll é um país impossível dese ter uma boa qualidade de vida viu
Olha o preço disso que absurdo
cabei de ouvi uma notícia que vão proibir os carros diesel e gasolina procurei no google pra vê se era fake é verdade me pergunto como um pobre vai conseguir compra um desse?
Simplesmente não compra , é isso o que o governo quer que pagamos impostos para os resto de nossas vidas para ter um simples carro elétrico
Mas vai proibir daqui 15 anos, até lá inventam um carro menor feio, do popular por uns 50 mil
A proibiçao eh pra gasolina e diesel. O etanol vai continuar
Eu vou anda de jumento,mais não pago esse valor nesse carros nem de brincadeira,e feio ainda esses carros, ser e louco, melhor comprar um elicopro, ta mais barato,
Deus me livre que preço é esse num carro eletrico aqui no Brasil ,tem que vir concorrencia chinesa urgente pra ca !
Eu preciso de um corolla eletrico e blidado quanto ficar.
Brincadeira um preço desse num pedaço de lata.quando esse Brasil vai mudar em.
Quando o brasileiro deixar de ser idiota,se preocupar e se envolver com politica,se unir como nacao e não ser egoista,unidos somos fortes.MAS NEM TUDO está perdido . Ultimamente os brasileiros têm dado um exemplo de patriotismo,exigir dos senadores e deputados que retirem esses atuais ministros do STF.
Bom pra mim pessoalmente eu não compraria um eletrico , com 120 mil eu compro o carro a combustão , esses carros eletricos estão muito caros ainda , com esse preço não é nenhum incentivo para contribuir com o meio ambiente , está mais para o incentivo ao luxo ,os fabricantes que coloquem a mão na consciência que caiam na realidade que 70% das pessoas no mundo são de baixa renda e que já mais vão investir tanto dinheiro em um carro desses pra se locomover , uma por que o salário que ganham é muito suado principalmente aqui no brasil , o povo aqui ganham muito pouco e ainda são subornados pelos os impostos ok.
Vi todo tipo de comentário, gostaria de saber qual o preço das baterias quando precisar trocar?
Perfeita argumentação… No Brasil com este preço e o pior os preços subindo a cada 3 meses, num dá jamais pra ter um carro destes. Este país aqui tem por objetivo escravizar o povo e pronto só isso
Vamos ver com a chegada do ID 3 da VW se ele chega com um preço melhor, tomara que “Não” seja o mesmo valor do Bolt da GM… Daqui uns 3 anos deve estar mais acessível ter um carro elétrico, por hora é só pra rico KKK?
Rico nao é otario por isso esta rico kkkkk estes carros são para otarios
A ideia é bom porém precisa ser aprimorada e para ser um carro popular tem que ser pelo menos acessível
Quem pode pagar estes preços nestes veiculos não precisam economizar com carros elétricos.
Muito caro
Com 100mil reais apricado dar para abastecer um carro popular médio.
Assim pra que pagar 175mil em um caŕro elétrico.so pra quem tem dinheiro para jogar fora.carro elétrico só quando estiver compatível com a gasolina.sem contar a manutenção. Quem comprar vai pagar pra ver.
Alô Mercedes-Benz! Volte a vender o Smart Fortwo na versão elétrica no Brasil! Sou apaixonado com este citycar de apenas 2,69 metros de comprimento! Tenho um modelo 2015 a gasolina, mas sonho com o modelo 100% elétrico todo na cor preta! Na Europa, o Smart Fortwo é um carro super popular e você o vê em todos as ruas do velho continente! Por que não vender aqui, Mercedes-Benz? Se voltar a vender, compro um imediatamente e à vista!
Parabéns, tens bom gosto e $$$$$$$$$$. Boa sorte! Eu, por enquanto vou ficar aqui babando por uma coisinha fofa dessas.
O Brasil é ridículo!!
Os preços são abusivos, na Europa o Zoe custa em torno de 17 mil euros.
Errado. So olhar no site da Inglaterra por exemplo. O Zoe parte de 26 mil Pounds. O que a 5.33, da quase 140 mil reais. Entao nao eh tao diferente assim.
Mano. Mds, não eh assim que se compara preços. Nome disso eh conversão burra. Enquanto na Inglaterra o preço de um carro que vc citou custa 20 vezes um salario minimo de lá, aqui custa 120 salários minimos pra cima, no caso do Zoe. Brasil possui preços abusivos em comparação ao salario mínimo. Nao eh a toa q eh muito mas muito mais fácil vc comprar qualquer carro lá fora.
Na verdade ele está certo levando em consideração o preço francês do carro, a inglaterra não tem preços parecidos com o resto da europa
Oi, mas é o seguinte: eles vivem usando a moeda deles normal, eles não usam o real, isso quer dizer que pra eles é mto fácil ter um carro elétrico na garagem
Custa R$ 119.000,00
Faltou o Artigo 5 nesta lista, e é o mais barato
É engraçado ter um motor a combustão para recarga de um motor elétrico. Vai gerar queima de combustível da mesma forma. Mesmo sendo menos vezes. É que a ideia séria de deixar de ter veículos movido a combustível de queima para evitar poluição. Lembrando que mesmo os 100% eletrico, tem cidades que nem lugar pra recarga tem. Na minha cidade não conheço. Projeto muito bom mas acho que não serve pra alguns lugares
Boa noite Fábio! Isto está acontecendo hoje, mas em breve essa realidade será mudada. Como sabemos, outros países que saíram na frente já não tem esse problema. Em breve vamos chegar lá!
boa tardegostaria que esse comentário fosse visto por senhores da classe politica do pais temos um combustível limpo mas graças a eles já me arrependo de usar que e o gnv eles insistem em vender combustível adulterado por etanol e nos acham com cara de idiotas e parentes de usineiros além de vender gaz natural pelo dobro do preo não tem vergonha na cara acham que ssomos pasteis idiotas.MALDITOS
A questão é que você pode e deve ter um carregador na sua casa, e, inclusive carregador com energia fotovoltaica, que já está disponível para venda ! Bem vindo a 2020 !
Hoje dia 2 de outubro de 2019. Assistindo ao noticiário vi que estão falando em isentar o IPVA dos carros elétricos no Brasil. Achei muito bacana, mas ao pesquisar o preço de um dos carros o mais barato fica em torno de 150,000 e como muitos falaram autonomia e potência deixam a desejar. Espero muito um dia poder ter melhor acesso a esses veículos no momento dizem ser projetos, e pelo preço fico com um pé atrás.
Quando digo que os governantes desse país não batem bem da mente ninguém acredita. Isentar imposto pra quem tem 150 mil pra um carro elétrico isso é um absurdo , tinha que isentar imposto nos alimentos para o povo que a maioria passam necessidades até para matar a fome , que vergonha isentar imposto pra quem compra um carro de 150 mil vão tomar vergonha na cara .
Se pueden importar motor eléctrico para adaptación en Brasil ?? Qué impuestos tiene ?? Se puede omologar??
estão errando muito, tem q lançar os madelos de entregas internas como carros com baú ou carrocerias pra pequenas entregas vão vender mais
Vocês podiam ter colocado o tamanho do espaço interno e do porta malas
Tudo é uma questão de custo-beneficio. O custo inicial de um carro elétrico já sabemos, mas uma informação que já procurei e nem a atendente da Renault no caso do ZOE soube me dizer: quanto custa substituir o banco de baterias depois de 5 anos?
Aquele carrinho cinquecento é elétrico?
Não.
Quando os carros eletricos chineses virao porque esses carros sao fora da nossa realidade ai sim teremos carros eletricos aqui com preços mais populares.
Compartilho dessa mesma ideia. Só os chineses para fazer baixar na marra. Aí todos vão correr atrás.
Chineses ?
Mao de obra escrava !!
Olá, qual é o email da redação do autopapo para enviar press release sobre carros elétricos brasileiros?
Sou representante comercial de uma revista sustentável, estamos em busca de marcas de carros para merchandising com um viés comercial de carros elétricos. Mas a coisa mais difícil está sendo encontrar uma marcar que tenha uma frota de mais que três modelos.
Fico a disposição e no aguardo caso alguém saia a ou possa me indicar.
Os carros elétricos no nosso Brasil está mais próximo que muitos imaginam, com o acordo Mercosul união europeia o país tem que se adequar a normas internacionais, entendeu porque os governos anteriores não assinaram esse acordo? Queriam nós manter eternamente subimissos a escravidão financeira para continuar perpetuando no poder.
Os carros elétricos tem mesmo que ser todo cheio de frescura para encarecer? Por que não pode ser igual um popular com 2 Air bags, ar condicionado e travas elétricas? Só a economia que tem no motor em não ter várias peças, já seria suficiente pra ser mais barato que um Up ou qualquer outro carro popular. Mas os fabricantes querem vir com GPS, piloto automático, etc pra se “diferenciar” dos carros a gasolina. Pow. Utiliza energia elétrica, já eh um grande diferencial.
Nenhum desses carros foi desenvolvido para o mercado Brasileiro. Os equipamentos de série da maioria desses carros são comuns nos Estados Unidos e na Europa.
O problema do carro elétrico no Brasil é o … Brasileiro!!! Que contínua votando em políticos que não tem nenhum interesse em impulsionar o país mas apenas encher os bolsos seus e de seus familiares…
Gostei da maneira, e conteúdo apresentado.
Parabéns
Sucesso a equipe.
A descrição do sistema do BMW i3 Rex Full está errada, e contraditória.
O motor a combustão do i3 não alimenta o motor elétrico. O extensor de alcance do i3 alimenta apenas a bateria de bordo.
A descrição esta certa, o motor a combustão tem um gerador acoplado que produz eletricidade para recarregar a bateria , e esta alimenta o motor elétrico aumentando a autonomia quando necessário.
Alguém sabia dizer quanto vai custar o preço para recarregar 30 minutos
País ridiculo, preço fora da realidade de 95% da população,o carro deveria ter impostos quase zero, mas o estado “precisa” de sua fatia. Ridiculo.
Podem aguardar que os carros elétricos vão dominar o mercado e estas carroças poluentes que temos hoje vão ser peças de museu . Não compre carro a combustão agora aguarde a chegada dos modelos elétricos que teremos vários correntes e isenção de impostos. Não adiantará tentarem remar contra a maré . O futuro dos carros é elétrico. Sem choro !
Aguardando o dia em que a ganância das montadoras diminua e esses carros passem a custa o preço que valem pra eu comparar um
Porque carros elétricos já não vem com células fotovoltaicas? Assim carregaria a bateria com o carro andando ou parado, elevando sua autonomia
Preciso muito começar a usar um carro elétrico pois além de precisar não queria morrer sem ter esse previlégios de usufruir da chegada da nova era aqui no Brasil !!
Toda a nossa conversa se resume em papo de buteco … Por maís criatividade que temos …. Vcs não não falaram do mior e mais grave problema dos carros elétricos,…………. Infelizmente não há interesse político acabá aqui toda a sua criatividade. Se nossa educação não mudar os futuros político s do mundo
No Brasil, esse tipo de carro não deve ficar popular tão cedo, graças aos LOBBY das atuais montadoras que dominam o mercado nacional… assim como, não temos ferrovias ligando todo o país… nisso, os “representantes do povo” seguem de boa!!
Lobby maior será da Petrobrás e demais petroleiras pelo mundo
as pessoas estão preocupadas com o combustível fóssil, muito bem.
estas baterias são compostas de materiais radiativos, onde iremos descartar este lixo.
Ascânio.
No espaço sideral. Afinal já conquistaram o espaço.
Qual quer carro no brasil vc paga 3 pelo preço de 1 , utopia esses carros em nosso pais q explora de todas as formas possiveis o povo brasileiro .
Pessoal, olha como mentem para o Brasil… um deste Zoe (lixo Renault) custa $21.220 euros, enquanto que um Honda, Kia, ou BMW custa $22.000 a 24.000 dollares aqui nos Estado Unidos (carros muito superiores e duraveis). envio as fotos e os links dos sites das lojas pra voces verem… aqui tem carregador nas farmacias e nos supermercados, em cada quarterao. entao so ‘e coisa do futuro para o Brasil, que os antigos politicos escravisaram. agora estao fazendo propaganda de lixos de carros pra tentar empurrar para o pessoal no Brasil a preco de ouro.
Escravizada não, continuam escravizando não acho solução para o Brasil, infelizmente
BOA TARDE ANDERSON NO BRASIL NAO VAI FUNCIONAR NUNCA POIS ESSA RACA MALDITA DE POLITICO JA ADULTERA O COMBUSIVEL PARA ENCHER OS BOLSOS IMAGINEM QUANTO VAO COBRAR NA ENERGIA ELETRICA.
Eles já estão falando em cobrar imposto da energia solar kkk imagine quanto vão ser nossa energia
TEM SIM MEU CARO SO FECHAR O CONGRESSO INTEIRO O STF JUNTO ESSE BANDO DE CARNICEIRO BESUNTA-LOS COM COMBUSTIVEL ADULTERADO E TOCAR FOGO NELES TODOS A SOLUCAO TA AI.
Esqueceu do palácio do planalto.
Pessoal, eu gostaria de ajudar no que se refere a este assunto! Carros hibridos e eletricos, ja sao comuns e obsoletos aqui onde eu trabalho , fazendo manutencao e revisao, nos Estados Unidos. para voces terem uma ideia do quanto os antigos politicos fecharam as portas para os brasileiros, ainda nem chegaram bo Brasil e eu ja tenho uma empresa de manutencao (Oficina esclusiva) para este tipo de carro desde 2016 aqui. Garanto pra voces que a realidade ‘e bem mais comun e normal do que falam nestes anuncios, ai no Brasil.
Passa mais informações pra nós daí meu nobre, você que já está no ramo tem muito conhecimento a nos oferecer.
Acredito que os carros elétricos vieram para ficar. ” Uma sociedade que baseia sua energia em combustíveis fósseis está fadada a extinção” Nicolas Tesla.
sabe de nada inocente, TESLA em tua TESTA!
Sei muito pouco sobre Tesla.
Gostaria de saber mais.
Mas dê uma coisa eu sei que ele foi revolucionária, e muito dê seus documentos não foram divulgados.
faltam as células fotovoltaicas no teto… o meu carro fica no sol o dia todo…
Também concordo contigo. Carro com motores 100% elétricos e com conversão de energia solar em energia elétrica será D + !
Acho que o meu sonho já deve ser o de muita gente: placas fotovoltaicas em casa e um carro elétrico na garagem. Quando começou a indústria de celulares, os “tijolões” eram para poucos, mas agora é uma tecnologia que praticamente a maioria tem acesso, uns mais baratos e outros mais caros, claro. Essa é a tendência de praticamente todas as tecnologias. Então acredito que os automóveis elétricos com o passar do tempo também serão acessíveis para grande parte das pessoas, até porque os combustíveis fósseis não vão durar para sempre.
É verdade eu acredito nisso. Trabalho com energia solar fotovoltaica e existe um salto quântico na evolução da tecnologia de aproveitamento da energia solar.
Já tenho as placas fotovoltaicas em casa. Falta o carro elétrico. Mas ainda está difícil. Logo o preço melhora
Primeiro o BMW i3 não é carro “elétrico” e sim um híbrido ou eletrificado, essa conversa de autonomia eu vejo com estranheza, já que meu carro só percorre 380km com um tanque de gasolina, custa mais de 90.000 e é feio, enquanto os elétricos passam disso, tirando o i3, claro.
Aí você vai num posto em 15 minutos você enche o tanque e faz mais 380km, o elétrico leva em média 8 horas pra recarregar, no caso não seria tão prático.
Isso numa tomada doméstica de 10A, a culpa é das operadoras, já existem carregadores de rua que carregam em 15 minutos para 400km, estão testando carregadores que o fazem em 7 minutos, em pouco tempo estarão nas ruas também.
nao tem energia nem.pro básico imagina pra renovar frota com carro eletrixo.rsrsfs
Todos os dias carrego meu celular na tomada, agora só falta o carro!
O carregamento de uma bateria é a quantidade de carga que ela pôde acumular.
Imagine uma caixa de água.
Você pode encher ela em alguns minutos ou levar horas.
O fluxo de água é semelhante a corrente que carrega a bateria. Quanto maior a corrente menor o tempo de carga.
Então em um cálculo aproximado uma tomada de 10 Amperes em 220 volts daria uma potência de 2,2 Kwh. Por este motivo discordo que haja um equipamento que carregue em 15 minutos em uma tomada doméstica dê 10 Amperes.
Se eu pudesse, teria um Tesla Model X ou uma Rivian R1S, carregaria em casa mesmo a noite, estaria gastando cerca de 7 centavos por km rodado, não pagaria IPVA, não estaria sendo culpado por causar mais de 200 doenças cárdio respiratórias em meus vizinhos, nem AVC, microcefalia ou Câncer, e de sobra, não estaria poluindo o meio ambiente tanto quanto hoje. Não me incomodaria em levar oito horas para carregar, meu carro passa mais tempo que isso na garagem por noite, tenho que dormir, mas deixar de pagar 400 reais por viagem para 27 reais me enche de raiva por não ser mudança pra hoje.
Na questão da poluição eu descordo porque estes carros qdo forem descartados tem muito mais itens poluentes que os carros a combustão, sem falar que eles vão alterar suas células, provocar câncer por aí vai.
Preste atenção na informação de recarga. Você faz a recarga rápida de 80% com 1 hora.
Engano ! Ele é elétrico puro , seu motor a combustão e para gerar eletricidade e não influencia na tração do veículo diretamente
O BMW i3 tem versões apenas com motor elétrico, e uma versão com um motor a gasolina que serve apenas para gerar eletricidade quando as baterias ficam sem carga.
Leia a reportagem atentamente … não é isso aí
O segundo maior problema de um carro elétrico, sendo o primeiro o preço, é a autonomia.
Eu não acho que isso seja um problema, um carro 1.0 hj em dia faz em média 400km por tanque no etanol, e eu só abasteço 1 a cada duas semanas, isso indo e voltando do trabalho e rodando final de semana a passeios, ou seja em média tenho 200km por semana e isso rodando bastante. Agora se o elétrico recarrega 80% em 1hr… Cara! Isso é muito rápido! Tenho certeza se eu abastecer 25% em um horário que seja do almoço por exemplo, eu rodaria a semana inteira tranquilo. Concerteza é de se pensar!
O problema é para quem viaja, um carro a combustão demora cerca de 10 minutos entre encher o tanque, pagar e sair, eles demoram pelo menos 1 hora e não dá a carga total, para Urbano é uma boa, para viagem ainda deixa a desejar.
O único detalhe que não é divulgado em nenhuma reportagem sobre os carros elétricos é o gasto com a energia. Como a Tesla faz também a instalação de placas de energia solar para alimentar o carregador nas casas, seja nos EUA, seja na Europa, acredito que o gasto com energia seja bem mais do que os aparelhos de ar-condicionado, sejam eles convencionais ou splits. Ou seja, só valeria a pena se usar a s placas de energia solar, porque a autonomia já é um grande atrativo.
Então morra nos 2000,00 R$ mensais de gasolina! É mais fácil assumir que está longe do seu sonho!