Por que não acredito no Inmetro

O Inmetro informa a sociedade sobre detalhes referentes a alguns produtos no mercado. Contudo, o órgão tem pecado em algumas homologações

Capacetes homologados pelo Inmetro podem colocar em risco a vida dos motociclistas
Capacetes homologados pelo Inmetro podem colocar em risco a vida dos motociclistas (Foto: tudodemotos.com.br | Reprodução)
Por Boris Feldman
22 de outubro de 2021 21:32

Por que eu desconfio do Instituto Nacional de Metrologia, o INMETRO?

Porquê este órgão do governo andou escorregando diversas vezes no passado. Como, por exemplo, ao certificar pneus remoldados, pois facilitou a vida das empresas de remoldagem. Dispensou, como se exige na Europa, que as características originais da carcaça ficassem registradas na banda lateral do pneu.

Uma exigência para se evitar que dois pneus remoldados externamente idênticos, tenham comportamentos distintos numa curva ou em uma freada, por exemplo. Com consequências complicadas e perigosas.

Uma de suas outras escorregadas (são várias…) foi ao estabelecer padrões para a homologação de capacetes, pois alguns deles com o selo de certificação do Inmetro foram reprovados em testes feitos no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Comprovou-se então que as exigências do Inmetro para o nosso mercado eram inferiores às europeias. Capacetes aprovados pelos laboratórios homologados pelo órgão do governo brasileiro colocavam em risco a integridade do piloto da motocicleta.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário